sábado, 4 de junho de 2016

Carol Cunha


Cantora, Compositora e Professora de Música... neta do poeta da Academia Maranhense de Letras Carlos Cunha (1933-1990) Carol Cunha licenciada em Música pela Universidade Federal do Maranhão; e em Educação Artística (UFMA, 2009), também estudou violão erudito, violão popular e canto lírico na Escola de Música do Maranhão (EMEM), onde formou-se em Percussão em 2009.

Carol Cunha, nascida em São Luís (1983), dedica-se ao estudo musical desde os 12 anos de idade. Em 2001 junto ao grupo de samba Ciranda, ficou em 1º lugar nas categorias de melhor música e melhor intérprete o Concurso de Pagode promovido pelo Programa Maranhão TV (TV Difusora/SBT).

Desde 2002 compôs parceria musical com sua irmã, na dupla Carol e Ana Tereza, com repertório que combina clássicos da MPB, samba e chorinho, recebendo neste mesmo ano prêmio na categoria ‘Talento da Noite’, no Prêmio Universidade FM (Rádio Universidade).

Em 2003, no III Festival Maranhense de Músicas Carnavalescas (Sistema Mirante de Comunicação/Rede Globo), a dupla recebeu prêmio ‘Melhor Intérprete’ e 1º lugar com a música "Paixão e Magia", "Oh LALÁ Fofão" (de Oberdan Oliveira).

Em 2005 receberam nova premiação na categoria ‘Talento da Noite’ (Prêmio Universidade FM) e representaram o Maranhão na IV Feira da Música 2005 (Fortaleza/CE).

A dupla lançou, ainda em 2005, o CD A Fim de Você, trabalho com composições próprias e de compositores como Antonio Vieira, Marcelo Guimarães, Gerude, César Nascimento, César Roberto, Glad, Carlos Cunha, Wanda Cunha, Isabel Cunha e Jarbas Nojosa (com produção de M. Lussaray). Participou de todas as apresentações comemorativas ao Dia Internacional da Mulher entre 2005 e 2008 no show Mulheres de Upaon-Açu (SECMA/MA) e após realizarem o show Preciso de Alguém (2006, Teatro Alcione Nazaré), participou também da I Semana de Música do Maranhão (2007, Teatro Arthur Azevedo, SECMA/MA).

A Dupla Carol & Ana Tereza participou do 8º Festival Maranhense de Música Carnavalesca (2008, Sistema Mirante de Comunicação), nas Programações do Carnaval e do São João da Maranhensidade (2008, SECMA/MA). Em 30/09/2008 a dupla fez o show de abertura do grupo 14 Bis (Centro de Convenções de São Luís) no projeto MPB Petrobrás (Petrobrás/MinC).



Como compositora, Carol Cunha teve sua música ‘Beija-flor no paraíso’ (Carol e Wanda Cunha) entre as 12 classificadas para o 9° Festival Maranhense de Música Carnavalesca (2010/Sistema Mirante de Comunicação) e em 2012 participou da II Mostra SESC de Música Onde Canta o Sabiá, como compositora (em parceria com Wanda Cunha) e intérprete da música ‘Tribo de Poetas’, com sua irmã Ana Tereza.


Em 2013 Carol Cunha iniciou sua carreira individual e está gravando seu 1° CD solo. Participou em janeiro de 2013 do Festival Maranhense de Música Carnavalesca (Sistema Mirante de Comunicação), com o grupo As Sirigaitas, defendendo a música ‘É Folião, é maisena’ (Nosly Marinho) e, no show ‘Aos Nossos Mestres’ (Teatro Arthur Azevedo/Negro Axé), interpretou a música ‘Pisa na Fulô’ do mestre João do Vale.


Em setembro de 2014 lançou o clipe “Batucar” no youtube obtendo muitas visualizações, música de sua autoria em parceria com sua mãe Isabel Cunha e irmã Ana Tereza.


Em 19 de dezembro de 2014 participou do Show da IV Mostra SESC de músicas, interpretando a música de sua autoria “Por tanto tempo”, que passou por uma seleção, onde foram classificadas apenas 12 músicas para compor o show e ir para um CD da Mostra SESC de música Onde Canta o Sabiá.


Em 11 de fevereiro de 2015 defendeu a música “Vai quem quer É bom demais” , de autoria da compositora Wanda Cunha, no Festival SESC de Marchinhas, a música ficou em 1° lugar na categoria: Melhor Música.

Em 20 de fevereiro de 2015 deu inicio as gravações dos seus 2° e 3° clipes: Porta Aberta, composição de Selma Delago e Cachaça com Amendoim, autoria de Wanda Cunha. Produção dos Clipes: Mariana Parga.

Em setembro de 2015 grava as músicas Show Particular (Selma Delago) e Chove Saudade em Mim (Carol Cunha e Selma Delago). Gravação feita no Prateado Vips Estúdio - Rio de Janeiro no CD intitulado: Show Particular – Composições de Selma Delago.

Em outubro de 2015 lança o seu quarto Clipe: Mundo dos Apaixonados (Carol Cunha e Selma Delago). Produção de Mariana Parga.


Em outubro de 2015 inicia o projeto do CD Carol Cunha Canta Selma Delago em Duetos, com produção musical de Norlan Lima. Em dezembro de 2015 gravou em Barreirinhas dois clipes com participações dos modelos Igor Monteiro e Leo Possatti. Músicas: Chove Saudade em Mim (Carol Cunha e Selma Delago) e Pra quê (Selma Delago).


Em Janeiro de 2016 ficou entre as três músicas mais votadas na categoria Música do ouvinte, no Premio Universidade FM, onde interpretou a música Cachaça com Amendoim (Wanda Cunha e Tereza Cunha)


Em 22 janeiro de 2016 ganha como Melhor Interprete o Festival de Marchinhas, promovido pela TV Mirante, interpretando ao lado de Allysson Ribeiro e Zé Paulo a música: São Luís Bela chamada de Amor (Zé Paulo). Em 29 de janeiro ganha o prêmio de Melhor interprete no Festival SESC de Marchinhas, e também tem a sua música: Quero calar tua boca com um beijo meu ( Selma Delago e Carol Cunha) classificada em segundo lugar.


Atua como produção musical e também faz parte da grade de shows no Projeto Esquina da Arte desde dezembro de 2014. Além da carreira de cantora e compositora, Carol também atua como professora de música, onde da aula na sua escola de música: “Aulas de Música Carol Cunha”, e também está em estúdio finalizando seu primeiro CD solo intitulado: Carol Cunha – O show não pode parar e Carol Cunha canta Selma Delago em Duetos.



FONTE

http://www.carolcunha.com/#!contact/czpl

Nenhum comentário: