quarta-feira, 18 de maio de 2016

Quem não tem... Fantasia Real



Fantasia Real - Byafra

Quem conhece os segredos da imaginação

Não se perde nem perde a razão
Não precisa dizer de onde tirou
As ideias que deixa no chão

Quem passeia nos ventos

Que sopram do mar
Sabe que o tempo pode mudar
Pode ser calmaria
Pode ser temporal
Fantasia ou vida real

refrão (2x)

Quem não tem
Um mal que não se espanta?
De onde vem essa loucura santa?
E quem sabe explicar, dizer o que é normal?
Fantasia ou vida real? E quem sabe explicar,
dizer o que é normal?
Fantasia ou vida real?

A sempre perfeita e atualíssima "Fantasia Real", de Byafra. Feita especialmente por Danilo Caymmi para Byafra, a música, foi tema do personagem mais carismático da novela "Mulheres de Areia": Tonho da Lua, um dos personagens mais conhecido do ator Marcos Frota.

O cantor brasileiro Byafra nasceu no dia quinze do mês de outubro do ano de 1957, em Niterói – Rio de Janeiro e se chama Maurício Pinheiro Reis.


Iniciou sua carreira como cantor sendo vocalista da banda chamada O Circo no ano de 1970. Os sucessos da banda foram "Leão Ferido" e "Sonho de Ícaro", foi também o compositor de muitas músicas temas de novela, gravou quatorze álbuns e ganhou discos de ouro. As vendas de seus álbuns foram exorbitantes e suas músicas foram cantadas por cantores de renome do MPB.

No ano de 1998, precisou trocar a letra de seu nome que era “I” pelo “Y”, pois seu nome escrito Biafra aparecia em páginas falando da Guerra Civil nigeriana quando buscado na internet; e por isso ficou Byafra.

Fez parte do Coral do Centro Educacional de Niterói, comandado pelo Maestro Hermano Soares de Sá, com o qual realizou várias apresentações, com destaque para uma participação no Festival de Aberdeen, na Escócia. Na metade dos anos 1970, formou, com outros integrantes do Coral, a banda O Circo. O grupo fez inúmeras apresentações em Niterói e no interior do Estado do Rio, tendo Byafra como o principal vocalista.



Em 1979, acompanhado por seus colegas de O Circo, gravou o LP "Primeira Nuvem", com destaque para sua canção "Helena" (c/ Luiz Eduardo Farah), incluída na trilha sonora da novela "Marron Glacê" (Rede Globo), homenagem a sua paixão na época, a clarinetista Maria Helena Verani. 

Em 1980, lançou o LP "Biafra", contendo, entre outras, a faixa "Uma vez e nunca mais".


Em 1981, gravou o LP "Despertar" que, impulsionado pelo sucesso de sua composição "Leão ferido" (c/ Dalto), superou a vendagem de 100 mil cópias, o que valeu ao cantor seu primeiro Disco de Ouro.

Em 1982, lançou o LP "Menino", com destaque para a canção "Jogo Aberto".

Em 1984 foi contemplado com mais um Disco de Ouro pelo LP "Existe uma idéia", que incluiu as faixas "Aguardente" e "Realeza", além do sucesso "Sonho de Ícaro" (Pisca e Cláudio Rabello). 


Ainda na década de 1980, lançou os seguintes LPs: "O sonho deve ser" (1985), contendo "Seu nome" e "Outra forma de paixão"; "Toque" (1986), contendo "Guerra fria"; "Biafra" (1987), contendo "Estrelas no ar", "Não mais" e "Até o fim"; e "Biafra" (1989), contendo "Na hora H" e "Bye bye".


Na década de 1990, gravou os seguintes LPs: "Minha vida de artista" (1991), incluindo "Machuca e faz feliz"; "Infinito amor" (1994), incluindo "Perdões" e "Menina bonita"; e Ícaro (1998), incluindo "Rua Ramalhete" (Tavito e Ney Azambuja) e "Moldura". Esse último contou com a participação da cantora Rosana e do conjunto Roupa Nova.

CURIOSIDADE:


Fonte:

http://musica.culturamix.com/estilos/mpb/cantor-byafra

http://www.dicionariompb.com.br/byafra/dados-artisticos

Nenhum comentário: