segunda-feira, 20 de julho de 2015

Meirecler


Meirecler é o nome artístico da cantora, compositora, poetisa e fotógrafa Mary Cleis. Filha de Augusto Cleis e de Maria Leite Cleis, Meirecler nasceu no dia 13 de dezembro de 1943 em Sorocaba. Iniciou, como cantora, aos 9 anos de idade na Sociedade Recreativa XV de Novembro (Árvore Grande).


Em 1954 estreou no Clube Caciquinho, da Rádio Cacique de Sorocaba. Ali foi eleita rainha no mesmo ano de estréia. Cantou também em anos subsequentes na PRD7, Rádio Clube de Sorocaba e Rádio Vanguarda.


Em 1957, cantou nos nos calouros da Hebe Camargo, na TV Paulista, sendo classificada. Em 1959, estreou na Rádio Gazeta de São Paulo, profissionalmente. Tinha sua audição semanal num programa de auditório da "emissora da elite".

ANTONIO MARCOS - TODO AMOR DO MUNDO
Composição de Meirecler

Em 1961 cantou num programa, tipo festival na TV Tupi, Sumaré. Em 1962 foi contratada pela gravadora Continental onde gravou dois 78 RPM, com as músicas: "Mágoa", "Não devias mais voltar", "Nosso Romance" e "Toada do Burrinho", estas duas últimas, composições de Osvaldo Audi e Atayde Júlio, este, natural e morador de Votorantim.

Carmen Silva - Fotografia
Ano: 1988 Composição: (Meirecler)

Em 1970 foi contratada pela RCA Victor, onde gravou um compacto simples com duas músicas de sua autoria: "Se você veio pra dizer Adeus" e "Chorando solidão".

Carmen Silva - Nunca Mais Solidão
Ano: 1989 Composição: (Meirecler/Rita Carvalho)

Como compositora possui mais de 150 músicas gravadas com cantores como: Vanusa (primeira intérprete a gravar uma música sua); depois, António Marcos, Altemar Dutra, Martha Mendonça, Paulo Sérgio, Carmen Silva, Jerry Adriani, Sérgio Reis e Joanna, além de Chitãozinho e Xororó, Reginaldo Rossi, Ângelo Máximo, Cláudia Barroso, Núbia Laffayete, entre outros.

Chitãozinho & Xororó - O Que Mais Você Quer de Mim (LP/1989)
Autores: Manoel Pinto - Meirecler

Na época dos Festivais, participou do primeiro promovido pelo maestro Nilson Lombardi, ficou em segundo lugar com "Frevo Do Desencanto", defendido por Tito Carlos. Participou, também, de um festival realizado no Cine Santa Rosália, defendendo música de Messias Pereira de Paula. E no Festival da Canção no Sorocaba Clube defendendo a música: "A escola desce o Morro", de Pedro Ângelo Vial, classificando- se em primeiro lugar.

Teve participação no festival de Avaré em 1972. Fez se presente também no programa da Hebe Camargo na TV Bandeirantes ao lado de Luiz Vieira, seu parceiro,na música defendida por ele. Outro festival de qual participou foi na Tv Tupi do Sumaré, onde sua música "Minha Paineira", foi defendida por Aguinaldo Rayol.

Em 1990 cantou no Festival Rímula, do SBT, defendendo a Música "Meu Lugar", parceria de Meirecler com Tony Damito.

Em 2013, Sérgio Reis gravou a canção "Meu Lugar", de Tony Damito e Meirecler, lançada no álbum Questão de Tempo (Radar Records).

Em programas de televisão, participou de: Almoço com as Estrelas, Clube dos Artistas, Programa António Marcos, Programa Hélio Ansaldo.

JERRY ADRIANI-Toque Essa Música Outra Vez
Compositores: Meirecler/Márcia Regina

Além de cantora e compositora, Meirecler é poetisa e fotógrafa, tendo recebido as seguintes premiações:

Medalha de Ouro no XIX Concurso Nacional de Poesias - Revista Brasília - 98. 
Menção Honrosa no IX Prêmio Moutonnée de Poesia de Salto - SP em novembro de 98. 
Participação no Livro "Antologia Literária", título: "O sonho, com um conto em 1999", da Casa do Novo Autor, editora LITTERIS, cujo título é "Asas de Borboleta". 
Participação no livro "Antologia Literária", título: "O amor na literatura", com um conto cujo o nome "O amor maior", editora LITTERIS - 2000. 
Primeiro Concurso feminino de poesia - 2003, cujo nome do livro é "Alma de Mulher", realização do Instituto Darcy Ribeiro e Iara Bernardi, deputada federal. 
Menção honrosa - Salão de Fotografia de Sorocaba - Cartier Bresson - Agosto/98 



FONTE

Nenhum comentário: