domingo, 12 de janeiro de 2014

DEZ destaques entre os ‘lyric videos’



O lyric video para a canção “Fuck You”, de Cee Lo Green, foi um dos primeiros a ser lançado. De alguns (poucos) anos para cá, um novo formato de divulgação de singles está sendo cada vez mais explorado pelos artistas e pelas gravadoras: os lyric videos.

Trata-se de um vídeo no qual a letra da música é exibida na tela durante a sua execução, algo bem semelhante ao karaokê. O que à primeira vista parece ser algo simples - e até meio bobo - evoluiu tanto que hoje chega a ser até mais esperado do que o clipe oficial do artista/banda.

Não se sabe ao certo quando esse formato surgiu. É difícil ter um dado exato, pois vídeos mais antigos muitas vezes não estão disponíveis on-line. O que se sabe é que a febre começou com o lyric video para a canção “Fuck You”, de Cee Lo Green. Pronto. A partir daí, os artistas entraram na onda.

A "briga" hoje em dia é para ver quem consegue fazer o mais original. O resultado é tão bacana que muitos deles são considerados até melhores que os videoclipes oficiais, pois estão cada vez mais criativos.

Por isso, o SaraivaConteúdo convidou Tony Aiex, editor-chefe do Tenho Mais Discos Que Amigos, Rodrigo Urbanski, do site Seduzi na Padaria, e o publicitário Gustavo Jreige, produtor da festa Alt+Tab, para darem sua opinião e elencarem os dez melhores lyric videos. Acompanhe!

1. PARAMORE - "STILL INTO YOU"

“A música da banda tem letra e ritmo cheios de amor para dar, e o lyric video acompanha a ideia com as famosas sombras na parede feitas com as mãos. No meio da música, durante a ponte, rolam até algumas luzes diferentes para entrar no clima de festa”, diz Aiex.

2. VAMPIRE WEEKEND - "STEP"

“O álbum é incrível, a música é linda e a letra é ótima. O lyric video (que foi a primeira coisa a ser divulgada, antes mesmo do CD) não podia decepcionar, né? Ele parece um clipe e leva a gente para viajar por Nova York, em um tom melancólico, solitário e muito bonito. Eu adoro a coerência dele: as imagens casam perfeitamente com a música, têm tudo a ver com a letra e com o clima da canção, contando uma história sem personagens. Ele tem a identidade visual do disco, faz jus ao nome do álbum (Modern Vampires of the City) e apresenta, de um jeito simples e bonito, o novo momento da banda. Já assisti (e cantei junto) mais de mil vezes”, conta Jreige.

3. SKYLAR GREY AND EMINEM - "C’MON LET ME RIDE"

“O vídeo usa as palavras da própria canção para criar objetos ou situações que a própria letra descreve. Sem dúvida uma solução simples, porém muito criativa e efetiva para entreter quem o assiste”, afirma Urbanski.

4. PAUL MCCARTNEY - "NEW"

“Esse é um dos lyric videos que poderia facilmente se encaixar na categoria de clipe oficial. Com imagens das turnês de Sir Paul McCartney pelo mundo, o trabalho é simpático como a canção e faz com que o fã tenha gosto de cantar junto com a letra que passa na tela”, comenta o editor-chefe do Tenho Mais Discos Que Amigos.

5. NELLY FURTADO - "SPIRIT INDESTRUCTIBLE"

“Dando uma dimensão muito maior à letra, o vídeo traz a história de superação de Spencer West. Uma doença genética o levou a amputar as duas pernas, mas isso não o impediu de escalar o Monte Kilimanjaro e ter sua história documentada para o lyric video de Nelly Furtado”, conta Urbanski.

6. KATY PERRY - "ROAR"

“O lyric video de 'Roar' tem 62 milhões de visualizações – um número bem considerável e que fez diferença para o sucesso da música nos rankings, que agora computam também os views no YouTube. Katy Perry já faz lyric videos de sucesso há anos, mas esse é meu favorito dela. E eu o acho tão ou mais legal do que o clipe: [o lyric video] se passa numa conversa em grupo no WhatsApp, cheia de emojis (aquelas carinhas mais elaboradas usadas nos chats), que a Katy Perry mantém enquanto faz atividades cotidianas – como ir ao banheiro, malhar e brincar com seu gatinho. Divertido, né?”, relata o produtor da festa Alt+Tab.

7. JASON MRAZ - "I WON'T GIVE UP"

“Além de ser uma belíssima canção, o esmero com que o lyric foi feito dá uma nova camada à música de Jason Mraz, quase um video clipe. Ele ultrapassa o limite de apenas indicar a letra, mas também conta uma história visual à parte”, destaca Urbanski.

8. PLACEBO - "TOO MANY FRIENDS"

“A banda lançou um lyric video para seu novo single que traz uma imagem em slow motion de um homem caindo na piscina. O efeito visual, além de bonito, tem tudo a ver com o clipe oficial que foi lançado para a música tempos depois, e também traz vários truques de vídeo”, relata Aiex.

9. CEE LO GREEN - "FUCK YOU"

“Foi um dos primeiros lyric videos a fazer muito sucesso – e determinante pra popularizar esse tipo de vídeo. Apesar de ter uma produção simples se comparado com os atuais, ele se tornou mainstream e continuou sendo procurado mesmo após o lançamento do clipe oficial. Outro fator bem interessante é que foram produzidos outros lyrics videos exatamente iguais para essa música, só que em outras línguas – até em japonês! – , com a letra traduzida e a canção original. Dá para ver uma comparação aqui”, conta Jreige.

10. KARMIN - "ACAPELLA"

Nós aqui da redação do SaraivaConteúdo nos empolgamos e decidimos escolher um vídeo também. O lyric video para a música "Acapella", do duo Karmin, é um dos mais divertidos. Com fundos coloridos e sombras que realizam coreografias, a letra exibida se encaixa muito bem no cenário. Sem falar que a música é boa.


P.S.: As sombras são dos próprios Amy Heidemann e Nick Noonan, componentes do duo.

FONTE

http://www.saraivaconteudo.com.br/Materias/Post/54916

Nenhum comentário: