quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Será que a Música está ficando cada vez mais triste?

 

       
   
Teoria interessante... e me fez pensar que rumo tem tomado a nossa música popular brasileira.
 
Há uma teoria circulando por aí: a música está se tornando cada vez mais triste. O professor Glenn Schellenberg, da Univerisdade de Toronto, estudou as paradas de sucesso dos EUA e percebeu: músicas mais lentas e em tom menor estão ganhando cada vez mais espaço.

Na pesquisa, ele analisou as mudanças nas músicas que fizeram sucesso dos EUA desde 1965. Os assistentes do professor escutaram as músicas e determinaram se elas estavam em tons maiores ou menores (afinal, a tristeza é um critério subjetivo para ser analisado em canções). No primeiro ano que eles estudaram, 1965, todos os sons da parada de sucesso - sucessos dos Beatles da época, por exemplo - eram em tons maiores.

Mas, quarenta anos depois, os sons em tom maior tornaram-se minoria. Segundo Schellenberg, os sons produzidos hoje tendem a ser em tom menor - ele usa como exemplo “Can’t Get You Out of My Head”, da Kylie Minogue, uma dance music em tom menor.



Na década de 60, 85% dos hits eram em tom maior; na década de 2000, o número caiu para 42,5%.

Intrigado com essas informações, um especialista do serviço de música Echo Nest resolveu investigar - mas, desta vez, com o auxílio de uma grande base de dados. Como o Echo Nest já analisa e cataloga músicas para serviços como trilhas sonoras e recomendações, ficou mais fácil ver se a teoria de Schellenberg se comprova. O resultado: sim, os sons estão ficando predominantemente em tom menor - mas nada tão dramático quanto diz o professor da universidade canadense.

Editora Globo
Porcentagem de músicas em tom maior: em azul estão os dados da Echo Nest; em vermelho, apenas as músicas que fizeram sucesso (reprodução)
 
Gleen McDonald, especialista em dados do Echo Nest, analisou 17 milhões de músicas desde 1960. Schellenberg estudou 1000. Para McDonald, embora a música mais popular tenha ficado mais sombria ao longo do tempo, se você olhar uma rede mais ampla, a mudança é menos pronunciada. De modo geral, a música popular não está ficando tão triste assim - mas as músicas mais populares de todas, que estão nas paradas de sucesso, sim.

por Tatiana de Mello Dias    

FONTE

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI343971-17770,00-A+MUSICA+ESTA+FICANDO+CADA+VEZ+MAIS+TRISTE.html
 

Nenhum comentário: