sábado, 26 de outubro de 2013

Haroldo Tapajós


Haroldo Tapajós Gomes (19/11/1915 Rio de Janeiro, RJ -18/4/1994 Rio de Janeiro, RJ). Cantor. Compositor. Filho de Manoel Tapajós Gomes, crítico de arte e poeta, e de Alice Sabino Maia, Haroldo formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Estado do Rio de Janeiro. De 1934 a 1945, trabalhou no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem - DNER.

Em 1945, já afastado da música, entrou para o Itamaraty, tornando-se redator do Ministério das Relações Exteriores e iniciando carreira diplomática na qual exerceria diversos cargos, inclusive como vice-cônsul em Chicago, nos Estados Unidos, até aposentar-se, em 1985. Casou-se com Maryse Lafayette, em 1940, tendo com ela três filhos.

Integrou com o irmão Paulo, na década de 1930, a dupla Irmãos Tapajós e foi parceiro de Vinicius de Moraes na primeira canção gravada do poeta, "Loura ou Morena". O histórico remonta a 1928, quando os três irmãos Paulo, Haroldo e Oswaldo Tapajós, respectivamente com 15, 13 e 11 anos, apresentaram-se na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.


Em 1932 Oswaldo deixou o trio. Nesse mesmo ano, a dupla Irmãos Tapajós, formada por Paulo e Haroldo, gravou seu primeiro disco, um 78 rpm lançado pela Columbia contendo "Loura ou morena" e "Doce ilusão", ambas de Haroldo Tapajós e Vinicius de Moraes.

Em 1933 (1934) a dupla Irmãos Tapajós gravou mais um 78 rpm, lançado pela RCA Victor, o fox-trote  "Um sorriso... Uma lágrima", de Júlio de Oliveira e Alberto Ribeiro e "Canção para alguém" , de sua autoria com Vinicius de Moraes.


Em 1939 gravou "O beijo que você não quis dar" (Haroldo Tapajós e Vinicius de Moraes" e "Canção da noite" (Paulo Tapajós e Vinicius de Moraes), 78 rpm lançado pela Columbia, e "Decadência de pierrot" (Lamartine Babo e Alcir Pires Vermelho) e "Eu chorei" (Alvaiade e Alcides Lopes), 78 rpm lançado pela gravadora Odeon.

Também na década de 1930, gravou com o irmão outras composições suas em parceria com Vinicius de Moraes, como o fox-canção "Namorado da lua" e o fox-trote "O nosso amor de criança".

Em 1940, gravou o último disco com o irmão interpretando a marcha "Decadência de pierrô", de Lamartine Babo e Alcyr Pires Vermelho e o samba "Eu chorei", de Alvaiade e Alcides Lopes.



Em 1945, já afastado da música, entrou para o Itamaraty, tornando-se redator do Ministério das Relações Exteriores e iniciando carreira diplomática.

FONTE




Nenhum comentário: