sábado, 26 de outubro de 2013

Athos Campos


Athos Campos, nasceu em 14 de julho de 1923 na cidade de Bebedouro, no interior do estado de São Paulo. Compositor, violeiro, folclorista, radialista.


Em 1939, com apenas 16 anos de idade, em parceria com Serrinha, compôs "Chitãozinho e Xororó", sua primeira música que foi justamente o seu maior sucesso, e que foi regravada pelos mais renomados intérpretes da música caipira raiz tais como Tonico e Tinoco, Serrinha e Caboclinho, Serrinha e Zé do Rancho e Pedro Bento e Zé da Estrada, entre outros.


Athos Campos é autor da toada que deu nome a duas duplas sertanejas, uma nos anos 1950 e outra, mais famosa, a partir dos anos 1970, Chitãozinho e Xororó. Foi seu cunhado Geraldo Meirelles quem sugeriu o nome “Chitãozinho e Xororó” a dois jovens cantores paranaenses. A ideia veio da canção justamente com esse nome, composta por Athos Campos.
                    

Além de compositor, também atuou como radialista em várias emissoras de São Paulo, além de produzir programas televisivos para Geraldo Meirelles, um dos pioneiros em mostrar a música sertaneja na TV.

Athos Campos passou a residir em Mairiporã/SP, no final da década de 30, tendo inclusive composto o Hino Municipal da respectiva cidade, a qual se orgulha de ter sido a terra querida e amada pelo compositor.

Além de "Chitãozinho e Xororó", Athos Campos também compôs outras belíssimas obras-primas, entre elas, "Sinhazinha", "Bate na Viola", "Samba de Roda e "Viola Sem Defeito" entre outras.


Athos Campos foi um dos artistas mais importantes do nosso país e sempre defendeu as raízes culturais do povo. Através de seus programas de rádio e TV, costumava sempre denunciar o mercantilismo que já começava a deturpar a música caipira raiz.


Lamentavelmente veio a falecer no dia 01 de novembro de 1992, em Bragança Paulista/SP.

Em 2002, teve as composições "Não sei o que é que eu tenho", parceria com Aleixinho, e "Viola sem defeito" gravadas pelas Irmãs Galvão pelo selo Chantecler.


Algumas composições de Athos Campos:
- A Saudade Continua (Athos Campos e Índio Vago)
- Bate na Viola (Athos Campos)
- Boiada Saudosa (Athos Campos e Serrinha)
- Chitãozinho e Xororó (Athos Campos e Serrinha)
- Divertimento de Violeiro (Serrinha e Athos Campos)
- Não Sei o que é que Eu Tenho (Athos Campos e Aleixinho)
 - Onde Canta O Chororó (Athos Campos)
- Samba de Roda (Athos Campos e Geraldo Meireles)
- Sinhazinha (Athos Campos e Índio Vago)
- Viola Sem Defeito (Athos Campos)



FONTE

http://www.recantocaipira.com.br/athos_campos.html

Nenhum comentário: