quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Renata Arruda


Renata Arruda (João Pessoa, 23 de dezembro de 1967) é uma cantora e compositora brasileira. Aos 19 anos, com a experiência de ter passado pelo Coral Universitário da Paraíba, a cantora muda-se para Brasília, onde de fato dá início à carreira cantando nos bares da cidade. Recebe durante dois anos consecutivos, 1989 e 1990, o prêmio de "cantora revelação" nessa cidade. Numa apresentação de Altamiro Carrilho, foi elogiada publicamente pela cantora Elizete Cardoso:
Cquote1.svgEsta menina cantou como as cantoras deveriam cantar. Ela não somente cantou com a voz, ela cantou com a voz, com o corpo e com a alma.5Cquote2.svg

Cronologia da carreira

1987 - chegada a Brasília e início oficial da carreira de cantora em bares e espetáculos da cidade.
1989-1990 - recebe, por dois anos consecutivos o prêmio de "cantora revelação".

1991 - a cantora se muda para o Rio de Janeiro e dois anos depois lança o primeiro CD, "Traficante de Ilusões", produzido por Marco Mazzola e com as participações especiais de Ney Matogrosso, Alceu Valença e Jorge Benjor.

1996 - lança o segundo CD, com o simples título de "Renata Arruda", no qual se revela como compositora, apresentando um trabalho mais autoral. Nesse CD, grava a canção "Caçadora de Peles", composta por Bráulio Tavares e Lenine.
2001 - lança "Um do Outro", terceiro CD, produzido por Guto Graça Mello, no qual apresentava um lado mais pop.
2003 - é a vez de prestar uma homenagem às cantoras que lhe foram fontes inspiradoras, lançando "Por elas e Outras", o qual canta com a produção de Robertinho do Recife, dando ênfase a belas interpretações de clássicos da MPB e mostrando ainda seu lado instrumentista ao tocar violão.
2005 - entra em estúdio para realizar um projeto acústico intitulado "Pegada", em que reúne alguns de seus maiores sucessos, apresentando-os com uma nova roupagem, apenas voz e violões. Ao lado de Walter Vilaça e Zé Filho, mais uma vez mostra um lado instrumentista e realiza um trabalho que ressalta a força de sua interpretação do começo ao fim. Esse projeto, que conta mais uma vez com a produção de Robertinho do Recife e dela própria, foi filmado e lançado em DVD também intitulado "Pegada", no qual se pode observar todo o processo de gravação do CD, a descontração dos músicos e o trabalho final, com destaque também para os efeitos visuais.
2007 em diante - Renata tem se destacado por participações em trabalhos de grande relevância para a música brasileira. No songbook de Vinícius de Moraes foi convidada para interpretar "O que tinha de ser" e "Modinha para Gabriela" no de Dorival Caymmi.

 
Em tributo a Jackson do Pandeiro gravou "Coco do Norte".
 
Já no CD em comemoração aos 20 anos de carreira de Elba Ramalho, foi convidada a dividir o microfone com esta, interpretando "Sete Cantigas para voar" de Vital Farias.
 
Em uma homenagem a Herivelton Martins, "Sinfonia de pardais", Renata canta "Culpe-me" de maneira ímpar. A cantora também teve vários trabalhos vinculados a trilha sonoras de diversas novelas: "Ouro pra mim" em Andando nas nuvens, "Sangue latino" em Fera Ferida, "Templo" em Vira-lata e "Doublé de Corpo" em Metamorphoses.

Um momento emblemático e de muita emoção foi a participação, em 1997, no Som Brasil Especial Elis Regina, quando cantou "Como os Nossos Pais", de Belchior. Essa aparição lhe trouxe bastante destaque na mídia nacional.

 
Em 2008, junto com a atriz e produtora Lúcia Veríssimo lança pela gravadora Canela o CD "Deixa", cuja música de trabalho principal é "Deixa eu voltar".
Cquote1.svgSou dramática, venho de uma época em que a unidade não está no repertório e sim na intérprete. Sou do tempo da Cássia Eller. Viemos na mesma época para o Rio [de Janeiro], e eu acompanhei o seu sucesso. Ela faz uma falta absurda.



fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renata_Arruda
Cquote2.svg
Renata Arruda, em entrevista à revista Caras
 
 
 
 

Nenhum comentário: