sábado, 11 de maio de 2013

Monique Aragão



Monique Aragão nascimento 10/11/1960  - Pianista, compositora e arranjadora nascida no Rio de Janeiro, Monique Aragão formou-se pela UFRJ e venceu concursos de piano na década de 70. Instrumentista (pianista e tecladista). Compositora. Cantora. Professora de música.



Em 1970, foi premiada no concurso de piano "Alcina Navarro", realizado no Rio de Janeiro. Seis anos depois, foi premiada nos concursos de piano "Liddy Mignone" e "Lúcia Branco" (RJ). Em 1989, obteve a graduação e o bacharelato em música pela Universidade do Rio de Janeiro. É professora de piano, teoria, harmonia e canto. Leciona na UNI-Rio (piano popular, percepção musical, harmonia de teclado e prática de conjunto).



Nos anos 90 dedicou-se à composição de trilhas sonoras para filmes, peças e espetáculos de dança, atuando também como diretora musical de alguns programas de TV. Em 1991, lançou seu primeiro CD, "Monique Aragão", pelo qual foi contemplada com o Prêmio Sharp, na categoria "revelação instrumental". O disco registrou composições próprias como "Choro no circo" e "Lendas", entre outras. Ainda nesse ano, compôs a trilha sonora do longa-metragem "O filme da minha vida", de Alvarina Souza e Silva.



Monique também publicou livros para pianistas, como "O melhor de Ernesto Nazareth - arranjos facilitados para piano" e "Seis estudos para mão esquerda", ambos editados pela Irmãos Vitale.

Seu primeiro CD, homônimo, veio em 1991, com composições próprias, e ganhou o prêmio Sharp de Revelação Instrumental em 92. Em 1993, gravou seu segundo CD, "Canoas", também autoral, que contou com canções como "Flor" e a faixa-título, entre outras.



No ano seguinte, compôs as trilhas originais do espetáculo "O Rio carioca" (Companhia de Dança Rio), do musical infantil "Balbino e Bento", de Elizabeth Araújo, e da peça teatral "Flor de obsessão", de Robert Guimarães.

Em 1995, a Buda Musique lançou mundialmente o CD "Ventos do Brasil", uma compilação dos dois primeiros discos da instrumentista.

Compôs, no ano seguinte, a trilha sonora do espetáculo "Réquiem para a floresta", da Companhia de Dança Rio.



Em 1997, gravou o CD infantil "Os olhos de cristal", com músicas originalmente compostas para o musical "Balbino e Bento", como "A canção dos anjos" e "A montanha dos olhos de cristal", entre outras. O disco contou com a participação de Pedro Lima, Jorge Maia, Carlos Lessa e Telma Costa, entre outros.

Lançou, em 1999, o CD "Marcas da expressão", também autoral, que registrou suas canções "Choro no circo" e "Prelúdio da manhã", além da faixa-título, entre outras.

Monique já teve composições gravadas por outros artistas, como Maria Teresa Madeira, David Ganc e Coral Canto em Canto. Apresentou-se, como pianista, em vários teatros brasileiros e, como arranjadora e diretora musical, em diversas produções teatrais.



Atuou também na área publicitária, como compositora de jingles, e em produções de televisão, como "Cláudia Raia" e "Zorra total" (Rede Globo).

Participou, como compositora ou instrumentista, dos CDs "Orquestra de Sax", "Maria Teresa Madeira", "Coral Canto em Canto" (sob regência de Elza Lacschevitz), "Baladas brasileiras" (de David Ganc), "A orquestra dos sonhos" (de Tim Rescala) e "Dolores" (trilha musical da peça homônima sobre a vida de Dolores Duran).

Acompanhou, em shows, artistas como Eduardo Dusek, Daúde, Belô Velloso, Jerry Adriani, Joanna, Mauro Senise e Raul Mascarenhas, entre outros.

Produziu e escreveu os livros de partituras "Coral hoje", "O melhor de Ernesto Nazareth - arranjos facilitados para piano" e "Seis estudos para a mão esquerda", publicados pela Editora Irmãos Vitale.

Em 2000, apresentou-se no Mistura Up (RJ), com o show "Marcas da expressão", tendo a seu lado Angelo dell'Orto (violino), Marcus Ribeiro (violoncelo) e Daniel Garcia (saxofone e flauta) e contou também com a participação de Mauro Senise (sax). Responsável pelos arranjos e composições apresentadas no show, como "Simples" e "Pas de deux", assinou os textos do espetáculo, pré-gravados por Norma Geraldy, Stella Miranda e Telma Costa.



Em 2002, deu aulas de interpretação para os participantes do programa "Fama" (Rede Globo).

Em 2004, lançou o CD “Suíte do Rio”, contendo suas composições “Em torno da Lagoa”, “Na praia”, “O mar, os rios e a chuva”, “Nazaretheando”, “Turbinas urbanas”, “Paisagem do Rio”, “Além das turbinas”, “Violência”, “Carnaval”, “Paisagem do Rio (2)”, “Em torno da lagoa (2)”.

Lançou, em 2011, o livro "Música, Mente, Corpo e Alma" (Rocco).

Em 2012, apresentou-se no espaço Vizta (RJ), pelo projeto “Bossa, Jazz e muito mais”, produzido por Fernando Clark, interpretando composições próprias. A seu lado, os músicos Daniel Garcia (sax e flauta), Iura Ranevsky (cello), Angelo Dell’Orto (violino), Ronaldo Diamante (contrabaixo) e Elcio Cáfaro (bateria). Ainda nesse ano, fez o mesmo show na Sala Baden Powell.



FONTE

http://www.dicionariompb.com.br/monique-aragao/dados-artisticos

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/monique-aragao

http://radiomec.com.br/novidades/?p=40663

Nenhum comentário: