domingo, 3 de fevereiro de 2013

Walter D'Ávila


Walter D'Ávila (29/11/1911 Porto Alegre, RS - 19/9/1996 Rio de Janeiro, RJ), ator. Humorista. Irmão da também comediante Ema D'Ávila, iniciou a carreira artística na década de 1920 atuando em grupo cênico criado em Porto Alegre pelo flautista e radialista Piratini para atuar na Rádio Gaúcha, da qual fez parte a também comediante e sua irmã Ema D'Ávila. Passou depois a trabalhar no teatro, e em 1935, atuou no primeiro de seus 20 filmes, "Noites cariocas".

Em 1944, atuou no filme "Berlim na batucada". Em 1946, fez parte do elenco dos filmes "Caído do céu" e "O ébrio".

Em 1952, ingressou na Rádio Sociedade Gaúcha de Porto Alegre. Mudou em seguida para o Rio de Janeiro, e em 1955, atuou no filme "Carnaval em lá maior" dirigido por Adhemar Gonzaga.

Em 1957 ingressou na TV Rio. Começou a fazer sucesso quando fez parte do elenco do programa "Praça da Alegria", comandado por Manuel da Nóbrega na TV Record como "O Sabichão", um homem que lia os livros de trás para frente ou então "O Seu Obturado".



Em 1961, em pleno sucesso televisivo gravou pela Odeon a marcha "Cha cha cha do biti biti", de Bruno Marnet e Bill Farr, e o "Rock do vovô", de Bruno Marnet e Ari Monteiro. Ainda em 1961, gravou pela Continental a marcha " Bite-bite", de João de Barro, o Braguinha, e Jota Jr., com vistas ao carnaval do ano seguinte. Em 1962, sua interpretação para a marcha " Bite-bite", de João de Barro, o Braguinha, e Jota Jr., foi incluída na coletânea carnavalesca "Carnaval de 1962 - Vol. 1" da gravadora Continental.


Em 1963, gravou pelo selo Albatroz as marchas "Pau de arara enxuto", de Arnô Provenzano, Otolindo Lopes e José Batista, e "Marcha da canoa", de José Batista e Flora Matos. Ainda na década de 1960, gravou pelo selo Iracema a marcha "Seu Mané", de Pedro Moacir e Almeidinha.


Em 1965, gravou a marcha "Temperatura", de Miguel Gustavo, faixa de abertura do LP "Carnaval Excelsior quatrocentão" da gravadora Caravelle.


Show do Dia 7 (1969) - Zeloni, Walter D'Ávila, Renata Fronzi. Exibido pela Record, todo o dia 7 de cada mês, o 'Show do Dia 7' era um programa que misturava humor e música. Mensalmente eram realizados grandes shows no Teatro Record, com a participação do elenco de comediantes da casa, e músicos de primeiro time. Todos os grandes cantores da época se apresentaram no show, cantando e representando, causando grande sensação e divertidíssimos quadros. Os números musicais faziam parte da história, e eram intercalados por esquetes humorísticas.


Em 1969, foi ao ar um dos mais marcantes episódios do 'Show do Dia 7'. Fazendo sátira aos contos de fadas, o programa recontou histórias como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Cinderela e O Patinho Feio.

O Cinderelo da vez foi o cantor Agnaldo Rayol, que sofria nas mãos dos dois irmãos e da madrasta, interpretados por Walter D'Ávila, Zeloni e Renata Fronzi.

Trabalhou em vários programas de humor ao lado de Jô Soares, Renato Corte Real e Chico Anysio, e atuou ainda na novela, "Feijão Maravilha" na TV Globo. Seu último trabalho na televisão foi no programa "Escolinha do Professor Raimundo" fazendo o pael de "Baltazar da Rocha".

Em 1979, atuou em seu último filme "O golpe mais louco do mundo". Embora não tenha tido exatamente carreira como cantor deixou sete músicas gravadas.

FONTE

 
http://www.dicionariompb.com.br/walter-davila/dados-artisticos

Nenhum comentário: