sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Renato Motha



O cantor e compositor Renato Motha é atualmente considerado como um dos mais representativos artistas de Minas de sua geração. Com uma obra em evolução constante, possui 11 CDs e 2 DVDs, lançados no Brasil e exterior, sendo os DVDs e 7 CDs em parceria com a cantora Patricia Lobato.
Renato Motha tem na canção brasileira sua principal fonte de inspiração e pesquisa, trazendo ainda influências do jazz, da música clássica e contemporânea; seu trabalho transita com fluência e originalidade por vários gêneros, apresentando projetos consistentes e inovadores, que a todo momento valorizam e universalizam a música e a cultura de Minas e do Brasil.
 
 Compositor. Instrumentista (violonista). Arranjador. Cantor. Produtor musical. Iniciou-se na música ainda criança. Incentivado por sua mãe, aos quatro anos de idade apresentou-se em um programa de auditório da TV Itacolomi, em Belo Horizonte. Aos nove anos, começou a tocar violão. Estudou canto lírico. Cursou violão clássico no Conservatório Mineiro de Música.
 
Iniciou sua carreira profissional aos 16 anos de idade, apresentando-se em casas noturnas de Belo Horizonte.

Em 1981, estreou seu primeiro show, "Passos Marcados", no Espaço Cultural Pró-Arte (BH) - BH.

Em 1984, lecionou na Escola Música de Minas de Milton Nascimento e Wagner Tiso.

Atuou com outros artistas, como instrumentista, arranjador e produtor de shows e discos.

No final dos anos 1980, retomou sua própria carreira como cantor e compositor.


Trajetória:
2012 – Em maio, o duo de Renato Motha com Patricia Lobato, faz sua terceira turnê ao Japão, participando do sense of “Quiet” festival, além de lançar seu mais recente álbum, Sunni-e.
2011 – Motha produz o álbum Suspirações de Patricia Lobato, trazendo canções de sua autoria em parceria com Malluh Praxedes.
2010 / 2009 – Renato e Patricia se apresentam numa série de shows em 2 turnês no Japão, lançando In Mantra (Prêmio Revista Latina - Japão /Melhor CD de música do Brasil 2010) e o CD/DVD Rosas para João. Desde 2004, a dupla lançou 6 álbuns no mercado japonês pelo selo NRT/Maritmo www.ntr.jp, e hoje está entre os artistas brasileiros de maior prestígio naquele país.
2008 - Renato e Patricia lançam o CD/DVD Rosas para João, trazendo parcerias com Fernando Brant e Vander Lee, em homenagem ao centenário Guimarães Rosa, através do programa Natura Musical.
2007 - os artistas se apresentam nos EUA, lançando o CD Shabds para a paz através do selo norte-americano, Spirit Voyage www.spiritvoyage.com
2006 - o duo é selecionado para integrar o projeto Série Sintonia Fina – um panorama da nova música brasileira, numa série de shows com curadoria de Nelson Motta, e ao lado da bailarina e coreógrafa Dudude Herrmann, Renato se apresenta em Berlim, no Ano do Brasil na Alemanha.
2005 - a dupla grava exclusivamente para o mercado japonês, o CD Planos, e dentro do Programa Natura Musical daquele ano, apresenta nas principais capitais brasileiras o show Dois em Pessoa, lançando o álbum homônimo, com 24 poemas de Fernando Pessoa musicados e interpretados pelo duo. Nesse ano, Motha se apresenta em Paris, no Ano do Brasil na França, e Haicai Baião, de sua autoria com Valter Braga, é premiada como melhor letra do Festival TV Cultura 2005.
2004 – lançamento do álbum Dois em Pessoa (Sonhos & Sons, NRT/Maritmo).
2003 - Menina da Lua, de Renato Motha, é gravada por Maria Rita em seu álbum de estréia, e a gravadora Movieplay relança seu primeiro disco, Brasileiro, rebatizado Caixa de Sonhos. Ainda em 2003, Renato e Patricia dividem o palco do Directv Hall - SP com Alceu Valença, no e-Festival IBM.
2002 - Renato Motha participa do Prêmio Visa Edição Cantores.Entre as músicas de seu repertório: "No Rancho Fundo", de Ary Barroso e Lamartine Babo, e "Chicletes com Banana", de Gordurinha e Almira Castilho.
2001 – Motha lança pela gravadora Paulus o CD Todo.
2000 – Renato é finalista do Prêmio Visa Edição Compositores, grava o programa Ensaio da TV Cultura com as participações de César Camargo Mariano, Jonnhy Alf e Túlio Mourão, e participa como convidado especial da Noite dos Violonistas em BH, ao lado de Juarez Moreira, Toninho Horta e Baden Powell.
 
 
1999 – Renato Motha lança o CD solo, Trilha das mãos, e Antigas Cantigas Brasileiras, em parceria com Patricia Lobato, e participa junto a nomes como João Bosco, Tavinho Moura, Zé Miguel Wisnik, Gil Jardim, Renato Braz, Sérgio Santos, Uakti, entre outros, do projeto Café com Leite, um encontro entre mineiros e paulistas numa série de shows no Sesc Pompéia – SP.
1998 – Motha lança o CD Amarelo, com participação de Ivan Lins, recebe o Prêmio Movimento de Música – SP, como Revelação do ano e o Troféu Pró-Música, como melhor cantor mineiro em 98.
1996 – Renato participa como convidado de shows do compositor Guinga em Belo Horizonte.
1994 – Renato Motha lança seu primeiro CD, Brasileiro, pela gravadora Movieplay.
1993 – Renato participa do show, Uma boa mídia que não seja requentada – no Teatro Rival - RJ, juntamente com Rosa Passos, Lenine, Fátima Guedes, dentre outros.
1992 – Renato Motha se apresenta em Munich e Paris, lança em LP seu disco de estréia, Brasileiro, no Rio Jazz Club – RJ, com apresentação de Leny Andrade.
 
 
1982 – Renato recebe aos 19 anos, o Prêmio Cantor do ano, no Projeto Fim de Tarde, realizado pelo Palácio das Artes - BH, concedido pelo Jornal Estado de Minas.
 
“Voz é instrumento – nome em evidência na cena musical mineira desde que estreou em 1992 com o LP Brasileiro, Renato Motha é autor de canções sofisticadas que ainda carece ser descoberto pelas cantoras brasileiras. Enquanto isso não ocorre, ele vai provando que tem capacidade para ir sempre adiante.”
Ailton Magioli – Estado de Minas - Novembro/2011
 
 
“Os mineiros Renato Motha e Patricia Lobato já haviam produzido um CD maravilhoso com poemas de Fernando Pessoa musicados pelo Renato, em perfeita integração de música e letra, o que é raro acontecer, sempre fica meio forçado. Agora eles voltam com um belíssimo CD em homenagem a Guimarães Rosa, que se chama Rosas para João e é bonito, delicado e refinado do início ao fim.”
Nelson Motta – Sintonia fina #263 – Outubro/2010
FONTE

http://www.renatomothaepatricialobato.com/renato-motha

http://www.myspace.com/renatomothaepatricialobato

http://www.dicionariompb.com.br/renato-motha/biografia

http://www.estadao.com.br/arquivo/arteelazer/2002/not20020519p3648.htm
 

Nenhum comentário: