domingo, 3 de fevereiro de 2013

Arnô Provenzano



Arnô Provenzano (Circa 1920 - Rio de Janeiro, RJ), compositor, gravou sua primeira música, o samba Resignação (com Geraldo Pereira), em 1943, interpretado por Odete Amaral.
 
 
Três anos depois, compôs o samba Errar é banal (com Erasmo Silva), lançado por Linda Batista na gravadora Victor.

Em 1950, Elizeth Cardoso gravou pela Todamérica o samba A mentira acaba, parceria com Ruy de Almeida; Ivan de Alencar registrou, também na Todamérica, a batucada E ê rapaziada, com Otolindo Lopes e Oldemar Magalhães, e o cantor Jorge Veiga lançou pela Continental o samba Medalha dourada, com Otolindo Lopes. No ano seguinte, duas parcerias com Otolindo Lopes foram gravadas na Odeon pelo sambista Risadinha: O doutor não gosta e Você já foi.

 

Em 1952, Risadinha gravou os sambas Aviso prévio, e A felicidade é sua, e a Marcha do mudo, todas com Otolindo Lopes, também na Odeon. Ainda pela Odeon, os Vocalistas Tropicais lançaram a marcha Fiquei atravessado, com Otolindo Lopes. Visando o carnaval de 1954, Risadinha gravou em outubro de 1953 a marcha Eu quero rebolar, com Otolindo Lopes, enquanto Odete Amaral registrou o samba Nasceu pra sofrer, com Isaías Ferreira e Oldemar Magalhães. Também nesse ano, os Vocalistas Tropicais gravaram pela Continental a marcha Amor de rica, com Almeidinha, Oldemar Magalhães e Otolindo Lopes.

Em 1954, fez com Gildo Pinheiro e J. Reis, o samba Vida incerta lançado por Osvaldo Silva na gravadora Copacabana, e com Otolindo Lopes, o samba Café Nice, falando do famoso café onde se reuniam compositores e cantores no centro do Rio de Janeiro, gravado com sucesso por Risadinha na Odeon. Ainda no mesmo ano, mais duas marchas com Otolindo Lopes foram gravadas na Odeon: Casado fala pouco, por Risadinha, e Miss crioula, por Odete Amaral.

Em 1955, fez sucesso no carnaval com a marcha Napoleão boa boca, parceria com Otolindo Lopes e Oldemar Magalhães, gravada por Blecaute na Copacabana. No mesmo ano, a cantora Marlene gravou pela Sinter a marcha A fruta é boa, com Otolindo Lopes e Fausto Guimarães, e o sambista Roberto Silva lançou pela Copacabana o baião Está uma gracinha, com Otolindo Lopes e Oldemar Magalhães.

Em 1956, fez sucesso no carnaval com a marcha Vai vigarista, parceria com Otolindo Lopes, gravada por Gilberto Alves na Copacabana. Teve ainda a marcha Cão que ladra não morde, com Otolindo Lopes e Oldemar Magalhães, gravada por Marlene em disco da RCA Victor.



No ano seguinte, a marcha Não te mete nisso, com Otolindo Lopes e William Duba, foi gravada por Vera Lúcia pela Continental; a marcha Quantos manetas, com Otolindo Lopes foi lançada por Gilberto Alves pela Copacabana, e a marcha Quem vive de vento, com William Duba e Otolindo Lopes, foi registrada por Dircinha Batista pela RCA Victor. Ainda em 1957, foram gravadas na Todamérica duas marchas, parcerias com Otolindo Lopes e Fausto Guimarães: Quem perdeu foi ela, por Ari Cordovil, e Pistão e trombone, por Ivete Garcia. No carnaval paulista desse ano, a gravação da qual mais discos se vendeu foi a marcha Ela foi fundada, (com Otolindo Lopes e Oldemar Magalhães) gravada por Dircinha Batistal.


Teve duas composições (com Otolindo Lopes e Oldemar Magalhães) gravadas pelas irmãs Batista em 1958 pela RCA Victor: o samba Uma grande dor, na voz de Linda Batista, e a marcha Papai é camarada, na voz de Dircinha Batista.

Em 1962, teve a marcha Vou ter um troço, com Otolindo Lopes e Jackson do Pandeiro, gravado pela Continental pelo harpista Papi Galan. No mesmo ano, as marchas Vou ter um troço e Tô com a macaca, com Jackson do Pandeiro e Otolindo Lopes, foram gravadas na Philips por Jackson do Pandeiro.



Em 1963, sua marcha Atchim (Deus te ajude), com Otolindo Lopes e Oldemar Magalhães, foi registrada por Heleninha Costa na gravadora Chantecler. No mesmo período, a marcha Segura o homem, com Flora Matos e Otolindo Lopes, foi gravada por Luiz Vanderley, a marcha Pau de arara enxuto, com Otolindo Lopes e José Batista, foi registrado pelo comediante Walter D'Ávila, a marcha Mete a mão no bolso, com Flora Matos, recebeu registro de Sandra Helena, e a marcha Com você eu fico, com José Batista e Otolindo Lopes, foi lançada por Orlando Gil, as quatro pela pequena gravadora Albatroz.

Em 1976, o samba-canção Resignação, com Geraldo Pereira, foi regravado por Cristina Buarque no LP Prato e faca, da RCA Victor.
 
 
 
Em 1983, esse samba foi incluído no LP Geraldo Pereira - Pedrinho Rodrigues e Bebel Gilberto, lançado pela Funarte em homenagem a Geraldo Pereira.
 
 
Em 1997, sua composição A mentira acaba, com Rui de Almeida, foi relançada em CD lançado pela RGE em homenagem à cantora Elizeth Cardoso.


No ano seguinte, o samba Resignação foi incluído no disco Chico Buarque de Mangueira lançado por Chico Buarque. O samba Medalha dourada foi relançado em 2001 pelo selo Revivendo no CD Testamento dos sambistas que reuniu gravações de Moreira da Silva, Jorge Veiga e Caco Velho.

Já o samba Miss crioula na voz de Odete Amaral foi relançado no CD Carnaval - Sua História, Sua Glória, volume 22 editado pela Revivendo no mesmo ano.
 
Em 2002, a marcha Tô com a macaca, com Otolindo Lopes e Jackson do Pandeiro, foi regravada por Silvério Pessoa no disco independenete Batidas Urbanas - Projeto Micróbio do Frevo.



FONTE

Read more: http://cifrantiga2.blogspot.com/2010/11/arno-provenzano.html#ixzz2JrRAoC00

Nenhum comentário: