quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Felipe Cerquize


Felipe Cerquize é engenheiro químico, compositor, poeta, cantor e violinista com forte atuação na vida cultural do Rio de Janeiro.


Em 1999, lançou o CD de MPB chamado Léguas, com apresentação do compositor Guttemberg Guarabyra. Como melodista e letrista, possui mais de trezentas obras.

A melodia de Avalanche é de Tavito. Além de compositor, Tavito também atuou como produtor de discos, tendo sido responsável por trabalhos de Marcos Valle, Renato Teixeira e Sá & Guarabyra, entre outros.


Assinou, ainda, arranjos vocais para vários artistas, destacando-se Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Ivan Lins. Na relação dos intérpretes de suas canções se destacam: Zé Rodrix, Elis Regina, Roupa Nova, Zizi Possi, Erasmo Carlos, Sandra de Sá e Zé Ramalho. Paula Santoro canta, “Avalanche” de Tavito e Felipe Cerquize. Melhor Música com Letra do IV Festival de Música Rádio Mec e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.



A canção "Avalanche", venceu o IV Festival de Música das Rádios MEC e Nacional. O resultado foi anunciado no dia 4 de novembro de 2012, no Programa "Puxa o fole", da Rádio Nacional. Paula Santoro, que interpretou a canção brilhantemente, conquistou o prêmio de melhor intérprete do festival.

l


A entrega dos prêmios aconteceu no dia 7 de dezembro, no Pavilhão de São Cristóvão (RJ). 5/7/1958 Rio de Janeiro, RJ. Em 1996, lançou o livro “Rhumor”, coletânea de contos e crônicas classificada pela comissão julgadora do Prêmio Nestlé de Literatura no ano de seu lançamento. Em 1999, lançou o CD “Léguas” contendo suas composições “Infelizmente”, “Chuva de canivete”, “Vidraça”, “Azular”, “Cada um por só”, “Outra canção”, “Hoje eu sei”, “Fique certa”, “Mundo 3”, “Descatequese”, “Sem choro”, “Estátua de cristal”, “Mel que bebeu” e a faixa-título. O disco teve apresentação do compositor Gutemberg Guarabyra.

Em 2001, participou do livro “Excelência Literária”, lançado pela Editora Litteris na X Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Venceu, em 2003, o concurso de poesias da Faculdade Educacional Unificada Campograndense (FEUC/RJ), com a obra intitulada “Poema transverso”, entre as mais de 400 poesias inscritas. Nesse mesmo ano, foi classificado em sexto lugar entre as 12 finalistas do Festival Internet de Música Popular do Clube dos Compositores do Brasil, com sua canção “Apático pacto”, tendo sido selecionado na primeira fase do festival entre mais de 1650 músicas concorrentes.

Em 2005, lançou na XII Bienal Internacional do Rio de Janeiro o livro “Contos Sinistros”, com prefácio de Tibério Gaspar. Em 2007, foi classificado em 1º lugar no concurso Balada do Impostor, promovido pelo poeta Geraldo Carneiro, com um texto sobre a morte de Paul McCartney. Nesse mesmo ano, classificou-se em 1º lugar no concurso de poesias da FEUC (RJ) com a obra “Como Nossos Filhos”. Ainda em 2007, lançou na XIII Bienal Internacional do Rio de Janeiro o livro de poesias “Conversa Rimada”, feito em parceria com a cantora, compositora e poetisa Luhli. A obra foi premiada pela União Brasileira dos Escritores.

Em 2008, recebeu Menção Distinta no Prêmio Internacional Nósside (Itália) com a “p
oesia em canção” intitulada “A Cada Passo”. Também nesse ano, sua canção “Medida”, parceria com o músico Felipe Radicetti, foi indicada para a final do prêmio internacional Hollywood Music Awards, realizada em Los Angeles (EUA). No ano seguinte, foi vencedor do concurso de microcontos 140 Letras e obteve o 3º lugar no concurso de poesias da FEUC (RJ) com a obra “Semântica”.

Em 2010, foi classificado entre os dez primeiros colocados nos concursos de microcontos Blog do Noblat (“Jornal O Globo”), Mínimos Contos (Simpósio Internacional de Contadores de História) e TOC 140 (Fliporto 2010). Ainda nesse ano, obteve sua melhor classificação no Prêmio Internacional Nósside, com a “poesia em canção” “Flor do Tempo”, tendo viajado à Itália para entrevistas e premiação.

Em 2011, lançou o livro “Pelos caminhos da Estrada Real” na XV Bienal Internacional do Rio de Janeiro. Esse trabalho, que tem o prefácio de Fernando Brant, faz uma narrativa, ilustrada com mais de cem fotos coloridas, de suas experiências de viagem por cidades de Minas Gerais que estão no circuito da Estrada Real.

Em 2012, lançou o CD “Minas Real”, com canções em parceria com Heitor Branquinho (“Minas Real”), Tavito (“Avalanche”), Murilo Antunes (“Tudo isso de viver”), Márcio Borges (“Nossos filhos”), Fernando Brant e Célio Mattos (“Cães & Gatos”) respectivamente nas vozes de Renato Braz, Paula Santoro, Claudio Nucci, Déa Trancoso e Maurício Maestro.

Felipe Cerquize


FONTE

Nenhum comentário: