domingo, 2 de dezembro de 2012

As Três Marias



As Três Marias foi um grupo vocal feminino brasileiro proeminente nos anos 40, época em que acompanharam muitos artistas no disco e no rádio.

Idealizado por José Mauro, então diretor artístico da Rádio Nacional em 1942, era formado primeiramente por Bidu Reis, Marília Batista e Salomé Cotelli. Nesse ano, fizeram a primeira gravação, na Victor, acompanhando Linda Batista nos sambas Bom dia (Aldo Cabral eHerivelto Martins) e Aula de música (Haroldo Barbosa e Herivelto Martins).


Em 1943, acompanhadas de Zacarias e Orquestra, gravaram a batucada Cai, cai (Roberto Martins) e o samba Morena boca de ouro (Ary Barroso), nesta, junto de Nilo Sérgio, em disco Victor. E gravaram junto de Francisco Alves os foxtrotes Quantas são (Jingle, jingle, jingle, de Joseph Lilley e Frank Loesser) e Céu cor-de-rosa (Indian summer, de Al Dubin e Victor Herbert), ambos versões de Haroldo Barbosa, lançados em disco Odeon.


Participaram do filme É proibido sonhar, de José Carlos Burle.
Junto delas, Albertinho Fortuna gravou seu primeiro disco, na Victor, com o samba Ai, que saudades da Amélia! (Ataulfo Alves e Mário Lago), em 1944.


No ano seguinte, Bidu Reis e Marília Batista se desligaram do grupo, sendo substituídas por Consuelo Sierra e Hedinar Martins, esta última irmã de Herivelto Martins. Bidu voltou ao grupo dois anos depois, no lugar de Consuelo.


CÉU COR DE ROSA - FRANCISCO ALVES & AS TRÊS MARIAS



Em 1945, a cantora Bidu Reis recebeu convite para ir para a Rádio Globo e para a Orquestra Tabajara, saindo do grupo. No mesmo ano, Marília desligou-se do grupo para casar-se. Foram substituídas por Hedinar Martins, irmão do compositor Herivelto Martins e por Consuelo Sierra. O grupo ainda teve a participação da cantora Nilza de Oliveira, por curto período, ocasião em que substituiu Consuelo.


Em 1948, Bidu Reis retornou para substituir Consuelo. Em 1949, o grupo participou do filme "Não me diga adeus", uma produção argentino-brasileira do diretor Luís Barth. Na ocasião, acompanharam a cantora Marlene em "Conceição da praia", um jongo de Dilu Melo e Oldemar Magalhães e na guaracha "Candonga", de Felisberto Martins e Fernando Martins, músicas lançadas em disco pela gravadora Star.


Na década de 1950, o grupo já tinha outra formação com Regina Célia, Hedinar e Nilza. Regina acabou substituída por Carmen Déa. Em 1951, gravaram pelo selo Carnaval a marcha "Saudosa cachopa" e o samba "Incerteza", de Herivelto Martins e Raul Sampaio.

Em 1952, participaram do filme "Era uma vez um vagabundo", de Luís de Barros. No ano seguinte, sairam do grupo Carmen Déa e Nilza, sendo suas vagas ocupadas por Consuelo e Maria Tereza. O grupo dissolveu-se em 1957, mesmo tendo sido sempre muito prestigiado por Paulo Tapajós, então diretor artístico da poderosa Rádio Nacional do Rio.


O trio foi reformulado novamente em 1950, agora composto de Hedinar, Nilza de Oliveira e Carmen Déa e, em 1953, as duas últimas foram substituídas por Consuelo Sierra e Maria Tereza. Embora bastante prestigiado por Paulo Tapajós, então diretor artístico da Rádio Nacional, o grupo se desfez em 1957.

Filmografia
É Proibido Sonhar (1943)
Não Me Digas Adeus (1949)
Era Uma Vez Um Vagabundo (1952)



As Três Marias e o pianista Leal Brito

Com o lançamento da coleção Baião na Musidisc, marca o início de uma série de discos L.P. com o ritmo mais popular do Brasil: o Baião.

Nesta primeira seleção, vamos encontrar os mais famosos baiões dos últimos tempos, apresentados em arranjos novos pelo trio vocal As Três Marias e o pianista Leal Brito.” (texto da contra-capa do disco)

baiao-vol1-frente
baiao-vol1-verso

As Três Marias foi um grupo vocal feminino brasileiro, destacaram-se principalmente na década de 1940, período em que acompanharam inúmeros artistas em programas e em gravações em discos e filmes. Passaram por cinco formações distintas e embora fosse bastante prestigiado, o grupo se desfez em 1957.


Britinho, João Adelino Leal Brito, nascido dia 05/05/1917 em Pelotas – RS, instrumentista, pianista, regente e compositor. Aos dez anos de idade estudou violino. Com 18 começou a aprender piano. Em 1939 mudou para São Paulo. Em 1942 transferiu-se para o Rio de Janeiro a fim de atuar na orquestra de Fon-Fon. Em 1944 formou seu próprio conjunto. Gravou piano para os maiores artistas da época.


Três Marias e Leal Brito – Baião nº1
10 polegadas – 1953 – Musidisc

01. Paraíba / Delicado (Humberto Teixeira – Luiz Gonzaga – W. Azevedo)
02. Baião vai, baião vem / Maringá(H. Cordovil – J. Carvalho)
03. Esta noite serenou / Chuva miudinha (H. Cordovil – M. Araujo – F. Lobo)
04. Pé de manacá / Ta-HI (H. Cordovil – J. Carvalho)
05. Eh! Boi / Adeus, adeus morena (H. Cordovil – M. Araujo)
06. Marilú / Macapá (Britinho – H. Teixeira – L. Gonzaga)
07. Saia de bico / Baião (J. de Barro – H. Teixeira – L. Gonzaga)
08. Peixe vivo / Baião de dois (H. Teixeira – L. Gonzaga)



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%AAs_Marias_(grupo)

Nenhum comentário: