quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vitor Araújo


O pianista Vitor Araújo, iniciou seus estudos aos nove anos de idade, no Conservatório Pernambucano de Música. Destacou-se na infância e na adolescência pelos vários prêmios que recebeu como a Menção Honrosa no Concurso Magda Taggliaferro, em São Paulo, e as primeiras colocações nos Torneios Pernambucanos de Piano, nos anos de 2001 e 2005, além de prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira, no Torneio Josefina Aguiar. Hoje é estudante do Curso de Bacharelado em Piano na Universidade Federal de Pernambuco.


Nos dias 03 e 19 de novembro de 2006, gravou em duas apresentações no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel, o DVD-demo "Variando". Tal concerto ganhou proporções nacionais, ao ser comentado em capas de cadernos de cultura de vários jornais, como o Correio Braziliense, Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio, e causou polêmica pelas improvisações inseridas em obras eruditas consagradas. Apesar de seu único trabalho artístico ser baseado na música erudita, passeia musicalmente pelo jazz e pela música popular brasileira.


Polêmico entre artistas e jornalistas, Vitor Araújo disponibilizou 4 vídeos do DVD “Variando” no site de vídeos “youtube.com” onde já obteve mais de 30.000 acessos em apenas seis meses de exposição, o que caracteriza uma extraordinária aceitação e repercussão, estando incluído por alguns sites, como uns dos melhores vídeos de música erudita, com especial destaque para o seu arranjo de Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).


"Asa branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira ganhou arranjo construído sobre os pilares da música clássica, nos quais a harmonia respira novos ares, isto é, se multiplica em milhões de notas além das habitualmente usadas, como se uma nova música brotasse dentro da outra, sem arrancar-lhe a pele. O resultado sonoro é belíssimo". (Correio Braziliense)

Em julho (21) deste ano, foi atração principal do Palco Instrumental do Festival de Inverno de Garanhuns no Parque Ruber van der Linden, e em 08/09/2007 veio a consagração nacional com a apresentação no Concerto no Convento de São Francisco (Olinda-Pe) na Mostra Internacional de Música de Olinda – MIMO, ao lado de ícones como: Antonio Menezes, Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Yamandú Costa, Hamilton Holanda, Isaac Karabtchevsky, etc.


Foi considerado o melhor show pelo Diário de Pernambuco, o Estadão (SP) tachou-o de a grata surpresa, o Jornal do Brasil abriu sua primeira página do Caderno de Cultura para falar exclusivamente do que ele chamou de novo fenômeno da música brasileira, enquanto a jornalista Ana Paula de Sousa da Carta Capital (19/09/2007) em seu artigo; “Virtuosa Molecagem”, assim o descreveu “...Araújo tem de sobra uma capacidade: fazer o piano soar humano, simples.”

No programa de Jô Soares (18/10), deu uma entrevista entre as de maiores repercussão em 2007 e em 20/12/2007, já contratado pela Deckdisc, gravou Dualdisc no Teatro de Santa Isabel em Recife.






PRÊMIOS

APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) - Um dos mais importantes prêmios de Artes do país escolhido por 50 dos mais conceituados jornalistas, escolheu Vitor Araújo como REVELAÇÃO DA MPB em 2008.

MEUS PRÊMIOS NICK - do canal Nicklodeon escolhido por votação do público infanto-juvenil o ARTISTA REVELAÇÃO DO ANO 2008 - é a 1ª vez no mundo que este prêmio é dado a um músico erudito/instrumental.



FONTE

http://oglobo.globo.com/blogs/amplificador/posts/2012/10/02/o-lado-e-lado-de-vitor-araujo-467228.asp

http://www.vitor.ikusz.org/pt/biografia

Nenhum comentário: