segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Vânia Abreu

"
Na Volta que o mundo dá" é o nome do primeiro DVD de Vania Abreu.

"Um dia senti um desejo profundo de me aventurar pelo mundo, pra ver onde o mundo vai dar". O título da canção de Vicente Barrêto e Paulo César Pinheiro que faz parte de seu 3º CD "Seio da Bahia", nos sugere o caminho artístico por onde Vania mostra sua trajetória como artista.



Grava sempre os bons novos compositores e garimpou músicas inéditas de compositores consagrados e também por vezes pouco conhecidos. Foi uma das primeiras cantoras a gravar Chico César e Zeca Baleiro, entre outros nomes que despontavam no cenário da MPB.

O show é dividido em três momentos, sempre traduzindo sua emotividade e seu senso de humor. Entre seus contemporâneos, ela cita Zeca Baleiro, de quem interpreta “Dodói”, e Chico César, autor de “Tambor”, canções que integram a parte inicial do espetáculo. Outras canções inseridas neste contexto são: “Bem ou Mal” (Maurício Gaetani) e “Pra Falar de Amor” (Tenison Del Rey e Paulo Vascon). 


Em seguida Vania nos provoca e nos mostra que amor é coisa séria e canta: “Dó de Mim” (Péri), “Meu Sonho Não” (Rogério Meanda, tema do filme Fica Comigo, de Tizuka Yamazaki) e “Quando Eu Estava Só” (Marcelo Quintanilha) e “Templo” (Chico César, Tata Fernandes e Milton Di Biasi) para em seguida convidar ao palco Chico César com quem faz “Alcaçuz” e “Migrou”. 

Neste segundo momento do show ela mostra a sua individualidade, aliada a uma identidade brasileira. Fala como baiana que é e, rouba outra fase da canção que dá nome ao show e DVD para explicá-lo: “Agora aprendi porque o mundo dá volta. Quanto mais a gente se solta, mais fica no mesmo lugar”. As canções deste bloco representam os sentimentos desta brasileira-baiana, cada uma pensada individualmente com os devidos arranjos, mas seguindo uma linha de conexão com a Bahia: “Falsa Baiana” (Geraldo Pereira), “Na Volta Que o Mundo Dá” (Vicente Barreto e Paulo C. Pinheiro), entre outras.

A terceira parte do show traz as composições finais deste espetáculo são: ‘Mais de Mim” (Marcelo Quintanilha); “As Quatro Estações” (M. Gaetani, A. Sperling e C. Rabello), “Diga Que Me Ama” (Péri) (trilha sonora da novela “Uma rosa com amor (SBT - no ar).


Os arranjos e a direção artística musical foram desenhados por Paulo Dáfilin junto a Vania. A afinidade musical é garantida pelos anos de estrada juntos. “Somos praticamente um grupo, há 14 anos juntos. Paulinho sempre foi meu parceiro, este trabalho é tão nosso, quanto meu e estamos focados em fazer um ótimo show e assim, conseqüentemente, garantir boas imagens colhidas deste momento mas a canção está acima de tudo.” 

Que convidou também para celebrar este momento, outros três músicos que já estiveram com ela em outras montagens de turnês: Adriano Machado (Violino), Luciano Mistieri e Marcelo Oliveira nos vocais.


Os extras do DVD contam ainda com vários depoimentos e um registro especial que nos possibilita: assistir ao show inteiro ou à como um filme com esses registros inseridos entre as músicas do show. Vania Abreu nos mostra seu mundo, seus passos e principalmente a paisagem que ela enxergou nessa volta que o mundo a continua a dar em sua música.

Vania Mercuri de Almeida Abreu (Salvador, 30 de maio de 1967) é uma cantora brasileira de MPB, irmã da também cantora Daniela Mercury, com quem divide o mesmo timbre vocal. Vania Abreu, baiana, cantora brasileira. Construiu repertório e identidade própria na música com 7 discos de carreira; diversas participações em trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão e mais de 21 participações como convidada em álbuns de outros artistas e um DVD.

Como intérprete é reverente à composição e ao autor, mas inconfundivelmente pessoal, íntima e assertiva. Grava sempre os bons novos compositores e pontua em seus CDs regravações de canções esquecidas. Sua música tem a sonoridade da MPB moderna vestida com elegância. Como artista é pensadora inquieta e se interessa por tudo que vai junto à voz.

No repertório, um passeio pelas principais canções gravadas em seus 6 discos de carreira. No roteiro figuram as principais músicas gravadas pela artista durante sua trajetória. "Só precisei olhar para os discos e me reencontrar com o que fui", brinca.

O registro foi feito no Teatro Bradesco em São Paulo no dia 19 de Novembro de 2009. Com a direção artística de Daniel dos Santos o DVD tem ainda a participação especial do cantor e compositor Chico César. 


Por meio de canções, frases, sorrisos e gestos em palco "Sua" música tem a sonoridade da MPB "muderna" vestida com muita elegância. Vemos uma artista que dialoga positivamente com antenas e raízes da cultura brasileira e que se expõe a ser ela mesma sublinhada pela coragem invulgar como canta numa espécie de manifesto básico "A minha casa é a Bahia, mas o mundo é o meu lugar" trecho de outra canção que também está no repertório, "Voz Guia" de Roberto Mendes e Jorge Portugal.

Numa panorâmica de seis CDs vemos uma paisagem musical com frescor e que nos confirma porque Vania se firmou como uma das principais vozes feminina da nova MPB.

Como intérprete é reverente à composição e ao autor, mas inconfundivelmente pessoal, íntima e assertiva. Sabe dosar palavras e melodias para não tornar o show denso ou leve demais.



FONTE


Nenhum comentário: