quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Música no trabalho melhora rendimento profissional



Sinto uma necessidade enorme de ouvir música enquanto eu trabalho... Então, passeando no Blog "A Vida Como A Vida Quer?" li este texto que fala exatamente sobre a importância desse hábito.

"Comecei a semana num workshop com pessoas super interessantes e, em certo ponto do intervalo do almoço, o papo recaiu na música. Uns ouvem no fone, outros precisam deixar alto pra compartilhar, havia gente com playlists do iTunes ou do YouTube para acompanhar o dia e alguns até ouvem rádio, como eu. Só uma coisa unia todos: a necessidade de ouvir música enquanto trabalha!

Eis que descubro uma pesquisa da professora de terapia musical na Universidade de Miami Teresa Lesiuk, que investigou como a música afeta o desempenho no trabalho. Seus resultados mostram que quem ouve músicas durante o horário profissional conclui as tarefas mais rapidamente e têm ideias melhores.

Um dos motivos é óbvio para quem gosta de música: ela melhora muito o humor. Mas também pode piorar. Quando você está estressado pode tomar uma decisão equivocada por ter um foco muito estreito de atenção, mas, num estado de espírito positivo é capaz de pensar em mais opções.

A professora confirmou também que a escolha pessoal na música é mesmo muito importante. A ciência explica que os sons melodiosos ajudam a incentivar a liberação de dopamina na área de recompensa do cérebro. A reportagem que li explicava bem: o prazer com a música que apreciamos garante a mesma sensação de quando comemos uma guloseima, olhamos algo apelativo ou cheiramos algo com aroma agradável.

Há outro ponto aqui: a música pode nos trazer lembranças boas – e ruins, transportando-nos para outro lugar, espairecendo e aliviando a rotina. Mas vale lembrar: nem toda empresa libera música alta e algumas não acham tão legal o cara ficar ligado no fone e desligado do ambiente produtivo o tempo todo. A dica é se ajustar – ou mudar para onde suas músicas sejam do gosto da maioria"!

FONTE

http://www.samshiraishi.com/musica-no-trabalho-melhora-rendimento-profissional
 

Nenhum comentário: