quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bell Marques


Washington "Bell" Marques da Silva (Salvador, 5 de setembro de 1952) é um cantor brasileiro de axé music. Iniciou a carreira musical na adolescência, ajudando o irmão, Wilson, como técnico de som na região de Salvador. Assim, Bell juntou dinheiro e comprou seu primeiro instrumento musical. Começou tocando com seu amigo Rey e o irmão Wadinho Marques, com quem formou a banda Scorpius no fim da década de 1970.

Em 1980, abraçando a idéia de Bell de tocarem em trio elétrico, foram contratados pelo Bloco Traz os Montes para tocarem no carnaval daquele ano. No ano seguinte, o engenheiro de som Wilson Marques sugeriu e pos em prática uma idéia revolucionaria de fechar toda a lateral do trio com caixas de som e usar equipamentos de potência transistorizada, passando todos os músicos a tocarem na parte superior do trio, causando assim, na época, grande diferença dos demais,

Liderando a banda, em 1982 finalmente ela muda, por razões comerciais, de nome, ganhando o título de Chiclete com Banana, tendo Bell como seu líder e vocalista.



De público restrito à capital baiana, aos poucos o ritmo baiano foi ganhando espaço na mídia do restante do país, e Bell passou a contar com uma legião de fãs. Há alguns anos, Bell e banda tiveram problemas com o ex-integrante, portador de ataxia cerebelar, Cacik Jonne. O ex-guitarrista acusa Bell de não ajudá-lo no tratamento da doença degenerativa. Em um certo carnaval Bell Marques chorou em cima do trio ao lembrar do[Cacik Jonne]. Problema parecido enfrentou o motorista do trio elétrico da banda, Nascimento (Naná). Nascimento acusa a banda e Bell Marques de não lhe dar o PPP a qual ele tem direito, e a assinar papel sem conhecimento. Demitido logo após o fato. O sucesso sempre andou lado a lado com Bell e sua banda Chiclete com Banana, que desde o lançamento dos primeiros discos teve excelentes vendagens. Até hoje são mais de 7 milhões e 800 mil cópias vendidas, somando-se 12 discos de Ouro e 10 discos de Platina, além de inúmeros troféus, Casado há mais de vinte anos com Ana Marques, Bell tem dois filhos com ela: Rafael e Filipe. No ano de 2003, Bell reconheceu a paternidade de Rebeca Teixeira. Bell tem duas netas: Iris e Elis. Por ser sua marca registrada, e por temer não ser reconhecido sem a mesma, apresenta-se sempre com bandana. Outra versão para justificar o uso da bandana é o de que Bell Marques seja careca.
Bell esteve por trás de grandes revoluções na música baiana, como a gravação do primeiro CD ao Vivo em cima de um trio elétrico em 1997, e pela introdução do trio elétrico Tiranossauro Rex no carnaval do ano 2000. Atualmente o Chiclete Com Banana canta em todos os cantos do Brasil, principalmente em micaretas e shows. Em Salvador no carnaval o Chilete Com Banana tem três blocos de rua: o Nana Banana, que sai no circuito Barra-Ondina, o Camaleão, no circuito Campo Grande, e também o Voa-Voa, que é um dos últimos blocos a sair na terça-feira de Carnaval. Hoje Bell Marques é considerado um dos maiores cantores de axé music do Brasil.
No dia 4 de Março de 2011, Bell Marques tirou pela primeira vez sua barba em 30 anos de carreira,por conta de uma campanha publicitária para uma marca de lâminas de barbear, pegando sua legião de "chicleteiros" de surpresa. fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Bell_Marques

Nenhum comentário: