quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ary Lobo


Gabriel Eusébio dos Santos Lobo ( 14/8/1930 Belém, PA , 21/8/1980 Rio de Janeiro, RJ), mais conhecido como Ary Lobo, foi um cantor e compositor brasileiro. Foi soldado da aeronáutica em sua terra natal, Belém do Pará.

Ary Lobo teve mais de 700 músicas gravadas por ele e outros cantores, músicos e intérpretes. Era defensor da música nordestina de raiz.

De estilo semelhante ao de Jackson do Pandeiro, cantando derivativos do baião, entre cocos e rojões, Ary Lobo lançou vários sucessos nos anos 50 e 60 em seus nove LPs na RCA. Retratava a vida e os costumes nordestinos em números divertidos, como "Cheiro da gasolina" e "Madame Paraíba". Suas gravações mais conhecidas são, provavelmente, "O último pau-de-arara" e "Eu vou pra lua".
Ary Lobo começou se apresentando em programas de calouro na Rádio Clube do Pará, quando ainda era soldado. Fazia parte do conjunto Namorados Tropicais. Por influência do compositor Pires Cavalcanti, foi para o Rio de Janeiro a fim de prosseguir a carreira artística. Por intermédio do compositor e pianista Gadé, apresentou-se na Rádio Mauá. Em 1958 gravou o primeiro disco, pela RCA, interpretando o batuque "Sentilena do mar", de Alventino Cavancânti e Hilton Simões e o rojão "Forró do cabo Gato", de Barbosa da Silva e José Pereira. No ano seguinte gravou os cocos "Paulo Afonso" e "Pedido a Padre Cícero", de Gordurinha e o rojão "O criador", de Edgar Ferreira.   
Em 1960 gravou, de Elias Ramos e Severino Ramos, o coco "A mulher que vendia siri". Gravou também no mesmo ano a primeira composição de sua autoria, o rojão "Eu vou prá lua", parceria com Luiz de França. No ano seguinte gravou "Coco decente" da dupla Miguel Lima e João Silva.  
Em 1962 compôs em parceria com Jacinto Silva o rojão "Moça de hoje", gravado no mesmo disco em que registrou o bolero "Pedido a São Jorge", de Ari Monteiro. No ano seguinte gravou "Quem encosta em Deus não cai", toada de João do Vale, José Ferreira e Ari Monteiro e o arrasta-pé "Mané Cazuza", de Rosil Cavalcânti. Em 1964 gravou LP que popularizou dois de seus grandes sucessos como cantor, "O último pau-de-arara", de Venâncio, Corumba e J. Guimarães e "Vendedor de carangueijo", de Gordurinha. Dois anos depois compôs com Luiz Boquinha "Quem é o campeão", faixa título do LP que lançou na RCA Victor naquele mesmo ano.  
Em 2000 sua composição "Eu vou pra lua" foi regravada por Zé Ramalho no CD "Nação nordestina". Discografia 1958 - Forró com Ary Lobo 1958 - Último Pau de Arara 1960 - Cheguei na Lua 1962 - Ary Lobo 1963 - Poeira de Ritmos 1964 - Forró em Calcaia 1965 - Zé Mané 1966 - Quem é o Campeão? 1966 - Súplica Cearense 1969 - Aqui Mora o Ritmo 1970 - O Valor do Homem 1972 - Piedade Senhor 1973 - Fim de Verão 1974 - Ari Lobo 1975 - Segredos do Sertão 1977 - Cria Juízo Mulher 1979 - A Mensagem de Ary Lobo - Quem Vem Lá? - Ary Lobo (Esquema) - Uma Prece para os Homens Sem Deus (Cantagalo)
fonte   http://pt.wikipedia.org/wiki/Ari_Lobo http://www.dicionariompb.com.br/ari-lobo/dados-artisticos  http://1milhaodedownloads.blogspot.com.br/2009/08/ary-lobo.html

Nenhum comentário: