quarta-feira, 13 de junho de 2012

Jessé : Christie Burgh e Tony Stevens


Jessé Florentino Santos, conhecido como Jessé (Niterói, 25 de abril de 1952 – Ourinhos, 29 de março de 1993) foi um cantor e compositor brasileiro. Nascido em lar evangélico, a religiosidade sempre esteve presentes em suas músicas. Jessé fez sucesso na música, tanto em carreira solo quanto com o grupo Placa Luminosa, que formou nos anos 70.

A música Porto Solidão, de Zeca Bahia/ Ginko, uma obra-prima da MPB, foi um de seus maiores sucessos.


Criado em Brasília, Jessé mudou-se para São Paulo já adulto, e atuou como crooner em boates. Depois, integrou os grupos Corrente de Força e Placa Luminosa, animando bailes por todo o Brasil.


Utilizando os pseudônimos (alter-ego): Christie Burgh e Tony Stevens, o cantor Jessé emplacou em todo o Brasil as músicas: "If You Could Remember" e "Flying High"). 


Ainda nos anos 70, também chegou a gravar em inglês com o pseudônimo de Tony Stevens. Foi revelado ao grande público em 1980, no Festival MPB Shell da Rede Globo com a música "Porto Solidão" (Zeca Bahia/ Ginko), seu maior sucesso, ganhando prêmio de melhor intérprete.


Em 1983, ganhou o XII Festival da Canção Organização (ou Televisão Ibero-Americana) (OTI) realizado em Washington, com os prêmios de melhor intérprete, melhor canção e melhor arranjo para "Estrelas de Papel" (Jessé/ Elifas Andreato).


De voz muito potente, no decorrer de sua carreira Jessé gravou 12 discos (como os álbuns duplos "O Sorriso ao Pé da Escada" e "Sobre Todas as Coisas") .


Morreu aos 40 anos, em 29 de março de 1993 de traumatismo craniano sofrido num acidente de carro quando se dirigia para a cidade de Terra Rica, no Paraná, para fazer um espetáculo.


Em 85, Jessé lançou um CD só de hinos como Rude Cruz e Fica Conosco Senhor, chamado Ao Meu Pai.


Jessé - Homenagem no Raul Gil 

fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jess%C3%A9_(cantor)