domingo, 13 de maio de 2012

Gaby Amarantos


Gabriela Amaral dos Santos (Belém, 1 de agosto de 1978), mais conhecida como Gaby Amarantos, é uma cantora e compositora brasileira de pop, tecnobrega e MPB. Nascida no bairro de Jurunas, na periferia de Belém, Gaby iniciou sua carreira como cantora na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, onde participava do coral. Chamava atenção por sua voz grave, mas suave, tendo sido convidada para se apresentar em bares da capital paraense com a Banda Chibantes, onde cantava acompanhada do violonista Cléber Viana. Posteriormente, conquistou grande êxito na música paraense com a Banda Tecno Show.


Conhecida por sua exuberância e por seu figurino extravagante - composto por brincos grandes, sapatos de 20 centímetros de altura com leds, roupas coloridas, cílios postiços, apliques de cabelo e acessórios coloridos -, foi uma das responsáveis pelo surgimento e difusão do tecnobrega, ritmo que virou febre na Região Norte do Brasil. Ficou conhecida nacionalmente após lançar a música "Hoje Eu Tô Solteira", uma versão da música "Single Ladies", da cantora americana Beyoncé, e escrita pela banda paraense Banda Os Brothers. O sucesso da música rendeu a Gaby o apelido de "Beyoncé do Pará". O seu segundo sucesso nacional, "Xirley", já possui mais de um milhão de acessos no YouTube.


Em 2011, foi eleita pela revista Época como uma das 100 Personalidades Mais Influentes do Brasil. Em maio de 2012, Gaby lançou seu primeiro disco solo, intitulado Treme, com produção de grandes nomes como Carlos Eduardo Miranda e Felix Robatto. O segundo single do álbum, "Ex Mai Love", é o tema de abertura da novela Cheias de Charme, da Rede Globo.

Participou dos programas Fantástico, Tudo É Possível, Domingo Espetacular, Altas Horas, Bem Estar, Caldeirão do Huck, Esquenta!, Domingão do Faustão, Agora é Tarde, Superpop, The Voice Brasil e De Frente com Gabi.

Foi indicada a diversos grandes prêmios da música, Grammy Latino, MTV Video Music Brasil, onde venceu as categorias de 'Artista Feminina' e 'Artista do Ano' de 2012; Prêmio Multishow onde venceu na categoria de 'Novo Hit', troféu de 'Cantora' da Associação Paulista de Críticos de Arte, quando foi escolhida a 'Melhor Cantora de 2012'; Melhores do Ano, entre outros. 


Após ter causado um frisson na mídia internacional, Gaby Amarantos é convidada para se apresentar em Cannes. Gaby Amarantos se preparou para sua apresentação no Festival de Cinema de Cannes.

Ela preparou um figurino toda especial, com um cocar feito com penas indígenas e acessórios tecnológicos. A apresentação aconteceu em maio de 2013.

Gaby Amarantos se apresentou no "Brasil Summer Fest" em Nova Iorque, sendo o seu debut nos EUA, em 20 de julho de 2013 no Central Park SummerStage.



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gaby_Amarantos


Nenhum comentário: