quinta-feira, 5 de abril de 2012

Helena Elis


Helena Elis é um dos mais novos talentos de nossa MPB. Nem por isso é recente no mundo da música: percorre essa estrada desde os seis anos de idade e acumula muito para contar. Sua produção registra mais de cem criações, entre músicas gospel e MPB. Além de excelente instrumentistaela destaca-se também pela magnífica voz, o que a torna uma profissional completa.



Um pouco de Helena Elis... aos seis anos de idade principiou a se interessar por instrumentos, inicialmente com o violão das irmãs mais velhas. Superou-as em pouco tempo e foi convidada a tocar no coral da igreja. Fez Teoria Musical por cinco anos, violão popular e canto por três anos, improvisação por dois anos, e conservatório musical.

Em 1997 decidiu-se pela MPB, que a fascinava, e cursou escola para educar sua voz. Estreou nesse mesmo ano no antigo Bardrugada, em São Paulo. Vendeu cocada de porta em porta para obter recursos para a produção de seu primeiro CD (ETC Brasil). Lançou ETC Brasil (2000), Lugares Proibidos (2002), As Mais Pedidas de Minha Noite (2005), Alma Feminina (2006).

Suas músicas, hoje, são ouvidas por mais de centena de rádios em todo o país e recebe apoio mais empolgado da rádio Nova Brasil FM de São Paulo, que opera em cadeia para Campinas, Brasília, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Seus shows não se limitam a São Paulo. Já se apresentou em várias cidades, particularmente em Fortaleza e São Luis, capitais onde suas músicas se tornaram parte da programação das rádios locais. Quando apresentando-se em Fortaleza, foi convidada por produtores portugueses a fazer uma turnê por Portugal. Enorme sucesso, sendo maravilhosamente bem recebida nas cidades em que esteve ao longo dos dois meses de sua turnê.

Em 2003 foi convidada e participou do Programa do Jô, na rede Globo, o que lhe ensejou convites para participar de apresentações na TV Diário (Verdes Mares), TV Jangadeiro - SBT e TV Cidade – Record.

Realizou diversos shows pelo Brasil ao longo de 2005 ao período atual, conquistanto públicos e críticos, atualmente trabalha na divulgação do CD "Tudo Tem Dois Lados".

Começou sua turnê Alma Feminina/Sedução abrindo o projeto Chuva de Estrelas do Centro Cultural São Paulo em 01/03/07.



Em Agosto se lançou na televisão também como apresentadora do programa Boteco na Net pela Just TV que vai ao ar todas as segundas-feiras às 19 h, levando sempre um artista conhecido da grande mídia e outros que ainda fazem a noite brasileira.

Neste mesmo ano levou ao palco do CCSP o Projeto As Novas Divas Brasileiras idealizado pela sua produção, dividindo o palco com a artista carioca Lanna Rodrigues, lançando assim seu 1° DVD ao vivo.

Pode-se destacar no ano de 2007 algumas entrevistas como as dos portais na Internet, Ritmo e Melodia, Portal do Leão Lobo, programa São Paulo Tudo de Bom, AM1370/FM100.5, programa Bandeirantes Acontece, BAND AM/FM, Programa Espaço Livre, rádio Jundiaí AM 730, entrevistas na rádio CCSP e aparições na TV Gazeta no Programa Ronnie Von.

Em 2008 cedeu algumas entrevistas na Rádio Tupi AM e aparições na TV aberta canal 72.

A inclusão de seu maior sucesso “Lugares proibidos” na coletânea Nova Brasil FM e Octávio Café pela EMI Music, juntamente com Ivan Lins, Daniela Mercury, Jorge Vercillo, Roberto Menescal, Fernanda Abreu e outros, também foi um marco em 2008.

Essa mesma canção fora regravada ganhando uma nova releitura pelo Grupo Doce Encontro (Samba) e hoje é executada em todas as rádios populares como Gazeta FM, Band FM, Tropical FM, Transcontinental entre outras, sempre em posições de destaque.

Apresentou músicas de seu 5° Cd totalmente autoral chamado Tudo Tem Dois Lados, lançado em 20/03/08 com sucesso de bilheteria no Centro cultural de São Paulo.

A turnê ganha continuidade em outras cidades fora de São Paulo como em Diadema no projeto Mulheres em Cena Helena Elis In Concert no Teatro Clara Nunes e percorrerá cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Brasília.

Em junho levou sua turnê ao desejável palco do Teatro Alfa com rica repercussão.

Em Julho fez a gravação ao vivo de algumas canções escolhidas por seu público no palco do Lua Nova Arte & Bar, cuja participação de seus fãs foi impressionante, sendo uma delas na música “Casal” que a rádio Nova Brasil FM recentemente incluiu na programação após uma a execução de mais de dois anos e meio do grande sucesso “Lugares proibidos”.

Em Outubro, a nova versão dessa mesma canção, desta vez Remixada, abriu caminho para a inserção da música na programação de rádios com diferentes perfis, alcançando um novo público.

Para comemorar seus 10 anos de carreira, a artista acaba de incluir dentro do que se pode chamar de sexto álbum autoral ou Perfil Independente, Os Maiores Sucessos de Helena Elis, causando assim, uma expectativa ainda maior no coração dos fãs em relação ao seu CD que saiu em 2010, incluindo a música "Um inteiro", de sua autoria.


 
Você Sabia?

Segundo Helena Elis suas influências na infância foram as músicas de Luiz Gonzaga, músicas sertanejas tradicionais (Ronaldo Adriano), Jerry Adriani, Roberto Carlos – que meus pais escutavam e tocavam sempre. Além de música Gospel, como Ozéias de Paula e Álvaro Tito. Depois comecei a ouvir Verônica Sabino, Adriana Calcanhoto, Guilherme Arantes e Ney Mato Grosso.

Helena Ellis estudou Teoria Musical por 5 anos, violão popular e canto por 3 anos, improvisação por 2 anos e conservatório musical. O curso Universitário está “incompleto”, pois Helena começou o curso de Historia, mas parou para dedicar-se a música, que não tem horários definidos de trabalho. De musicas sacras e músicas para os candidatos da cidade, em 1985 (Jânio Quadros, Antônio Ermírio, Paulo Maluf, Ulisses Guimarães, etc) Helena Elis já cômpos um pouco de tudo. Nesse período tocava nas igrejas, em casa e em formaturas. Isso quando havia tempo entre uma profissão e outra que foi exercendo com o passar dos anos (vendedora de artigos de mesa e banho na feira junto a uma de minhas irmãs mais velhas, vendedora de amendoins junto ao pai na linha do trem de Vila São José e mais tarde de doces em geral, assistente de limpeza, professora de datilografia, professora de violão particular e numa entidade filantrópica em São Paulo, auxiliar odontológico e fabricante artesanal e vendedora da própria cocada).

Em 2004, após uma aparição no programa do Jô Soares, Helena Elis foi para Fortaleza/CE, aonde passou uma temporada. E recebeu o convite de uma família de portugueses, para passar dois meses apresentando-se em Portugal. Pediram-lhe para fazer um disco simples com músicas conhecidas de outros autores, incluindo a canção Meu mel, que eles gostavam demais. O CD seria vendido junto com o CD - Lugares Proibidos e o ETC... BRASIL. Pois ela era pouco conhecida no Brasil, menos ainda na Europa. O CD deveria ter, inclusive, musicas das novelas brasileiras das quais os portugueses eram telespectadores assíduos. O CD - AS MAIS PEDIDAS DE MINHA NOITE foi o terceiro (não autoral).



FONTE

SITE LETRAS

Nenhum comentário: