quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Lestics


Lestics já foi uma dupla; hoje é um quinteto. Antes havia apenas um compositor; hoje são quatro. Em 2007, a banda lançou os álbuns 9 sonhos e les tics, agora chegou a vez de Hoje que, assim como os anteriores, traz nove faixas. As nove canções de Hoje mantém o estilo da banda ao reunir as referências pop, rock e folk para narrar pequenas histórias, sentimentos e inquietações humanas, mas dessa vez as faixas apresentam uma maior harmonia, provável conseqüência de uma maior maturidade.


E maturidade é o que não falta nas faixas do álbum, marcadas pelo conflito entre o passado e o presente como no clima de abandono da balada À espera de um fantasma ou a constatação de que o tempo passou em Velho: “A rotina pesa muito mais que de costume; O passado perde a forma e cresce no volume”.

Mesmo com o tom maduro, a banda não perdeu seu bom humor. Em Sem título número 4, com batidas compassadas de bateria e guitarra vem uma irônica receita de arte e uma interessante visão sobre o artista: “Artista é quem sofre e faz sofrer sem saber das doces verdades da vida; Nada toca mais seu coração que o sorriso amarelo da ferida”.

Plano de fuga, a faixa de abertura, é uma ode à esperança em uma cativante combinação de instrumentos sem soar repetitiva. Na sequência, a pop-rock Mania de Organização tem um dos melhores refrões do álbum: “Por fora tudo é simetria; Por dentro tudo é confusão; Parece pura ironia a sua mania de organização”.


O folk tão presente em trabalhos anteriores da banda ganha destaque em Idéias originais, cuja letra retoma também a criação artística: “As idéias originais amadurecem à noite e apodrecem cedo demais”.

Produzido e gravado no estúdio Nimbus, Hoje teve uma tiragem modesta e caprichada: são três capas diferentes criadas por Rodrigo Maragliano. E, assim como os trabalhos anteriores, o álbum está disponível para download no site oficial da banda e no Myspace para quem quiser apenas ouvir as músicas.

Após o onírico 9 sonhos e do conflito emocional de les tics, Hoje é um retrato das diferentes reações provocadas pelo passado: ora trazendo saudades, ora causando incômodo. É sobre aquele passado que volta e nos pega de surpresa ou daquela cobrança interna que tentamos esconder de nós mesmo; é um aviso de que o passado não morre e está sempre por perto, podendo aparecer – quem sabe – hoje.

Aos abutres”, novo álbum do Lestics, é o nosso quarto trabalho em quatro anos. Uma média coerente com a ideia que nos levou a formar a banda, a saber, produzir bastante e não rosquear muita lâmpada. Para quem conhece os discos anteriores, este último provavelmente vai soar mais rock. Deve ser isso mesmo, mas o nosso apreço pelo pop, folk e country continua evidente.


A exemplo dos dois primeiros discos (“9 sonhos” e “les tics”), optamos por gravar a maior parte de “Aos abutres” em home studio – um notebook que carregávamos pra lá e pra cá, muitas vezes gravando em casa ou nas salas do Nimbus Studios, nosso quartel general desde sempre.

Xuxa, o novo baterista, entrou na banda com o disco já em trabalho de parto, “conquistou espaço” e gravou as baterias no Nimbus (a técnica foi comandada pelo brother Alex Oliveira).

Acredito que o novo trabalho seja uma evolução e também funcione um pouco como um balanço do que a gente fez até aqui. Do “9 sonhos” e do “les tics” a gente resgatou algo das temáticas e dos arranjos (além da “caseirice”, é claro). Do “Hoje” (álbum de 2009) veio a pegada de banda, e ficou mais consolidada ainda a participação do Marcelo Patu e do Lirinha como compositores.

A formação do Lestics é a seguinte: Lirinha (guitarra e violão), Marcelo Patu (baixo e violão), Olavo Rocha (voz), Umberto Serpieri (violão, guitarra, gaita, teclados, percussão e backing vocals) e Xuxa (bateria e percussão). Todos os nossos discos estão disponíveis para download gratuito em http://www.lestics.com.br/. Fotos em alta resolução também estão disponíveis no site. E as músicas podem ser ouvidas no www.myspace.com/lestics e no tramavirtual.uol.com.br/lestics - Olavo Rocha



FONTE

Nenhum comentário: