quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dora Vergueiro


Cantora e compositora, pioneira como apresentadora de programas de esportes radicais, Dora Vergueiro vem seguindo sua carreira de uma maneira bem eclética. Nascida no berço do samba, transita sem preconceito pelas mais variadas tendências musicais. Sempre com o "Pé na Estrada", apresenta o que há de melhor nos esportes radicais e na música pelo Brasil. Dora Vergueiro é uma paulista de nascimento que encontrou no calor do Rio de Janeiro a cumplicidade perfeita para o jeito inquieto, a vontade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo agora.

Cresceu na barra do samba do pai, o compositor Carlinhos Vergueiro, com quem aprendeu muito cedo que a música se faz e acontece nas ruas das cidades, no entra e sai das casas dos amigos durante a madrugada. Suas primeiras grandes influências vieram do samba, principalmente da convivência com verdadeiros personagens da música brasileira que achavam graça naquela menina curiosa e tímida, fascinada pelo som e muito afinada.


Nelson Cavaquinho, João Nogueira, Adorinan Barbosa, Toquinho, os companheiros do pai foram batizando a menina aos poucos. Por João ela foi levada pela mão para descobrir o carnaval do Rio, o Clube do Samba, a Tradição.

Aos 15 anos subiu no palco com um time de responsa, que definiu de vez os caminhos da cantora: Robertinho Silva, Raul de Souza, Ron Carter e o pianista e tio Guilherme Vergueiro embalaram a projeção dela na mídia paulistana. Dali para o primeiro disco não demorou muito e em 1996 Dora gravava Leve, título da parceria dos amigos de pelada Carlinhos Vergueiro e Chico Buarque.



Da experiência como apresentadora do canal Sportv veio o segundo disco, Pé na Estrada, com um repertório mais voltado para o público do programa Zona de Impacto, que queria ouvir as músicas que Dora cantava nos luaus improvisados pelo Brasil. Ali ela experimentou o reggae, a surfe music, o forró e as composições próprias. Agora ela volta às raízes fazendo samba, lançando seu 3º CD "SAMBA VALENTE" pela gravadora Biscoito Fino.



FONTE

http://www.doravergueiro.com.br/biografia

Nenhum comentário: