terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Daniel Migliavacca


O bandolinista Daniel Migliavacca, 25 anos, é paulistano e radicado em Curitiba desde 2000. Iniciou seus estudos tocando cavaquinho aos 12 anos, interessando-se inicialmente pelo samba, e em 2003 passou a se dedicar ao bandolim e a música instrumental, especialmente o Choro.

Participou de oficinas e workshops com Izaías Bueno de Almeida, Joel Nascimento, Pedro Amorim, Ronaldo do Bandolim, Milton Mori, Hamilton de Holanda, Cláudio Menandro, Leandro Braga, Vittor Santos, Roberto Gnattali e Jorge Cardoso.

Já se apresentou em importantes festivais de música instrumental pelo país como: “Brasil Instrumental” em Tatuí - SP; “Festival de Inverno de Antonina”; “Festival de Jazz de Joinville”; “FEMUCIC” em Maringá e o “Festival de Música Instrumental de Guarulhos” – SP.


Em 2006 conquistou o primeiro lugar, como melhor instrumentista, no “Prêmio Nabor Pires Camargo” realizado em Indaiatuba – SP. De 2006 a 2009 integrou como bandolinista a Orquestra à Base de Corda de Curitiba participando do CD “Antiquera”, gravado juntamente com o violeiro Roberto Correia, e dividindo o palco com nomes como Renato Borghetti, Ná Ozzetti, Zé Renato, Dominguinhos, André Abujamra, Caíto Marcondes, Joel Nascimento, entre outros.

Como integrante do Clube do Choro de Curitiba, lançou em 2007 o primeiro CD do grupo apenas com composições inéditas de seus integrantes.

Em 2008, a convite da Secretaria de Cultura do Paraná, apresentou-se em Viena – Áustria, realizando apresentações na sede da ONU com seu trio.

Participou do show em homenagem ao flautista Altamiro Carrilho realizado no Teatro Guaíra em Curitiba tocando ao lado do bandolinista Hamilton de Holanda, e no ano seguinte, também em Curitiba, participou junto com o flautista, do lançamento do DVD “A Fala da Flauta”.


Participou como convidado no lançamento do CD “Retrato Brasileiro”, dedicado às músicas de Baden Powell, dos irmãos Rogério Souza e Ronaldo do Bandolim.

Em 2009 executou em Curitiba a “Suíte Retratos” de Radamés Gnattali, em sua versão original, como solista convidado da Orquestra de Câmara de Curitiba.

No mesmo ano, lançou seu primeiro CD solo intitulado “Bandolim” com composições próprias e algumas releituras de clássicos da música brasileira contando com diversas participações especiais como os violonistas Rogério Souza, Alessandro Penezzi e Rogério Caetano, o flautista Toninho Carrasqueira, o bandolinista Pedro Amorim, entre outros.

FUGA PARA O NORDESTE (Dominguinhos)


Ainda em 2009, foi um dos selecionados para se apresentar na “Feira Música Brasil”, realizada em Recife-PE, sendo um dos maiores eventos de música do país. É integrante do “Trio de Ouro Catuaba Brasil”, grupo de música instrumental criado em 2005 e que se dedica a composição e execução de músicas próprias, tendo gravado o CD “Clarineteando” em parceria com o clarinetista Sérgio Albach.

Em 2010 participou do show "Bandolins e Nova Palavra" com o bandolinista Hamilton de Holanda e o harpista colombiano Edmar Castaneda. Também em 2010 participou do ll Festival Curitiba no Choro, festival nacional de composição de choro realizado pelo Clube do Choro de Curitiba, conquistando o segundo lugar com a composição “Dedos de Caranguejo” e os prêmios de aclamação popular e de melhor instrumentista do festival.


Daniel Migliavacca (bandolim) e Marcel Powell (violão)
Músicas: Vida Boa (Daniel Migliavacca) e Vou deitar e rolar (Baden Powell/P.C. Pinheiro)
Teatro Paiol - Curitiba/PR - 2010

FONTE

http://www.myspace.com/danielmigliavacca

Nenhum comentário: