segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rhaissa Bittar


Tango, forró, gafieira, samba. Estas são algumas das vertentes das quais a artista paulista Rhaissa Bittar bebe no seu primeiro disco, Voilá. Intérprete de personagens e cronista do cotidiano, Rhaissa canta os pequenos e grandes afazeres e momentos. Que mulher nunca teve um belo bife arrancado das cutículas ao fazer as unhas ou passou horas do amanhecer enrolando entre beijos e abraços na cama e se atrasou para o trabalho?

Lançado em São Paulo em meados de 2010, o disco de Rhaissa teve um excelente retorno da crítica especializada. O jornal O Estado de São Paulo considerou a intérprete uma das grandes apostas da MPB para 2011. Em Recife, o disco pode ser encontrado na Livraria Cultura.

E quem é Rhaissa Bittar? Ela começou a cantar quase na mesma época em que aprendeu a  falar e passou a infância aprimorando os graves e agudos no microfone de plástico. cresci e tomei aulas de violão e canto. Também teve sua fase teatral, aos 16 anos, quando participou de montagens musicais e ganhou dois prêmios de melhor atriz do Estado de São Paulo em festivais estudantis.

Aos 17, juntou-se a outros músicos e saíu porão afora tocando samba e choro com o grupo “Coisa linda de Deus”, mas a turnê acabou com um baita calote do dono do bar. Quando atingiu a maioridade penal, tomou um avião para a China e foi chorar sua mágoa do samba lá em Taiwan, onde ficou durante um ano estudando música erudita e popular taiwanesa.


Aos 18 anos, partiu para Taiwan, na China, onde fez intercâmbio escolar durante um ano e teve aulas de música, canto e dança chineses. De volta ao Brasil, gravou uma campanha publicitária para a C&A com a música Don't Let me be Misunderstood. Diante do sucesso do vídeo, que ficou disponível na internet, Rhaissa foi convidada para cantar em um desfile de grife e teve grande repercussão em colunas sociais.



Após o sucesso desse projeto, Rhaissa recebeu o apoio da Panela Produtora e passou um ano gravando seu primeiro disco, Voilà, ao lado de músicos como Maurício Pereira, Daniel Szafran, Michel Leme, Nailor Proveta, Ricardo Herz, Banda Paralela e Lulinha Alencar. O disco tem três composições da própria Rhaissa e mistura suas raízes tupiniquins com referências de jazz e música popular chinesa.

Um disco leve, que consegue combinar um lado pop com muito refinamento. Muito se deve ao cuidado do instrumental e da produção do violonista Daniel Galli, que assina a maioria das composições, com destaque para "Pa Ri", "Pif-Paf", "Chilique Chique", "Boneca de Palha", "Relógio", "Pombo Correto" e "Entre Outras Coisas".



FONTE

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/rhaissa-bittar-lanca-album-de-estreia-voila/n1237730540626.html

Nenhum comentário: