sábado, 7 de janeiro de 2012

Obras de Tom Jobim e Villa-Lobos abriram Festival de Música de Cartagena

Maestro Celso Antunes, regente associado da Osesp

Composições do polonês Frédéric Chopin e dos brasileiros Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos abriram nesta sexta-feira (06/01/2012) o 6º Festival Internacional de Música da cidade colombiana de Cartagena. Interpretadas pela Orquestra Sinfônica de São Paulo, a obra "Banzaglia", de Jobim, o "Concerto para piano n.º 1 em mi menor, Op. 11", de Chopin, e as "Bachianas Brasileiras Nº.4", de Villa-Lobos, se misturaram no Teatro Adolfo Mejía.

A Osesp foi a orquestra residente do VI Festival Internacional de Música de Cartagena, na Colômbia. Com o tema “El Sonido de las Américas”, o festival que acontece entre os dias 6 e 14 de janeiro/2012. A Orquestra, que ali estará composta por 42 músicos, fará cinco concertos no Festival, quatro sob regência de Celso Antunes – regente associado a partir deste ano – e um sob a batuta de Cláudio Cruz. Os músicos também realizarão concertos de câmara.

No concerto inaugural a Osesp interpretou Banzaglia, de Antonio Carlos Jobim, Bachianas brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos, e o Concerto para piano nº 1, de Chopin, com a participação da pianista Blanca Uribe. A orquestra também participa do encerramento do Festival, interpretando a Paixão segundo São Marcos, de Osvaldo Golijov, no Centro de Convenções situado ao lado da muralha da cidade fortificada e da Alcadía, prédio histórico em que funciona a sede do governo local. Golijov, um dos grandes nomes da música contemporânea e compositor residente da Osesp na Temporada 2010, estará presente no concerto.

Bachiana Brasileira No. 4 for piano (1930-41) - orch. in 1941, IV. Dança (Miudinho)

Bachiana Brasileira No. 4 for piano (1930-41) - orch. in 1941, IV. Dança (Miudinho) - Composta por Heitor Villa-Lobos, executada por Nashville Symphony Orchestra.

BACHIANAS nº 4
I. Preludio: Introducao
II. Coral: Canto do Sertao (Song of the Bush)
III. Aria: Cantiga
IV. Danza: Miudinho

Bachianas brasileiras nº 4 foi composta em 1930 para piano solo, tendo estreado com Vieira Brandão, em 27 de novembro de 1939. O arranjo para orquestra, de 1941, foi mostrado ao público em 15 de julho de 1942, regido pelo autor. O pianista Arthur Moreira Lima destaca, do ponto de vista do intérprete, "a grandiosidade do 'Prelúdio (Introdução)', a riqueza de timbres do 'Coral (Canto do Sertão)', a nostalgia da 'Ária (Cantiga)', interrompida por um ritmo sincopado típico do Nordeste, e a complexidade técnica da 'Dança (Miudinho)'".

Esta seleção de músicas representou o espírito desta edição, que procura unir a obra de clássicos europeus aos "sons das Américas".

"Temos algumas obras de compositores europeus, mas estamos centrados nas Américas, então cada concerto tem uma obra que foi escrita por algum compositor desde o Canadá até o Chile", disse à Agência Efe o diretor artístico do festival, o pianista Stephen Prutsman.

O festival, que irá até 14 de janeiro de 2012, oferecerá 33 concertos com uma seleção excelente de música para todos os gostos, com a expectativa de lotar as coloniais praças e capelas da turística Cartagena das Índias.

O festival ainda enfeitará as noites mágicas do balneário com diversas apresentações, entre elas a de "Brasil Mágica", a cargo do grupo Maracatu Nação Pernambuco.

FONTE

TERRA

Nenhum comentário: