sábado, 14 de janeiro de 2012

Luis Fonsi


Luis Alfonso Rodríguez López-Cepero (San Juan, 15 de abril de 1978), cantor, compositor e ator porto-riquenho vencedor do Grammy Latino. Filho de Alfonso Rodríguez e Delia López-Cepero, irmão mais velho de Jean Carlos e Tatiana, Luis Fonsi, nasceu em San Juan, Porto Rico.


Luis Fonsi desde pequeno, já dava sinais de que a música iria orientar a sua vida. Com apenas 18 anos, em setembro de 1998, gravou seu primeiro álbum, titulado "Comenzaré", que teve o reconhecimento da revista Billboard, como "artista revelação latino".

Comenzaré

Em 2001, obteve o incentivo para a gravação de um segundo álbum, "Eterno" que o lançou para o mercado internacional chegando à Espanha.

Eterno

Em 2001 conheceu a atriz Adamari López, no México no ano de 2001, quando ela namorava com o também ator Mauricio Ilhas. Em 2002 eles se reencontram nos Estados Unidos, durante um concerto que Luis Fonsi estava sendo homenageado; e, onde Adamari era apenas espectadora. Ao saber que ela estava presente Luis Fonsi a convidou para passar em seu camarim. Depois disto começaram a se encontrar, mas sempre como amigos. Em Outubro de 2002 se consolidou o namoro.

Em 2002, Luis Fonsi lança "Amor Secreto" produzindo também a sua versão em Inglês "Fight The Feeling", que foi lançado nos Estados Unidos com grande sucesso.

Amor Secreto

Fight The Feeling

Luis Fonsi também se aventurou como ator em duas séries mexicanas: "Taina" e "Corazones al limite". Durante esse tempo, Luis Fonsi fez algumas participações e escreveu diversas músicas para vários artistas. Entre eles estão Christina Aguilera, Laura Pausini, Wisin y Yandel, Jose Feliciano, Olga Tañon e Ednita Nazario. Conta também com uma apresentação no Grammy Latino junto ao guitarrista Billy F Gibbons. Além de contribuir para a música, Fonsi também é o porta-voz de campanhas beneficentes do St. Jude Children's Research Hospital dos EUA que cuida de crianças com câncer.

Todo este destaque também pode ser confirmado pelos mais de 50 prêmios recebidos em toda sua carreira, vários discos de Ouro e Platina em países como Porto Rico, Estado Unidos, Venezuela, Chile e Espanha, entre outros; e por várias vezes como número 1 da revista Billboard.

Luis Fonsi é um dos artistas mais reconhecidos na América Latina, graças à sua bem sucedida carreira. Já tendo se apresentado nos mais importantes palcos e em diversos países; este grande cantor, compositor, músico e produtor, conta com mais 3 milhões de discos vendidos no mundo.

A musicalidade do Luis Fonsi evolui a cada disco lançado, depois de "Fight The Feeling", lançou em 2003 "Abrazar La Vida", em 2005 "Paso A Paso", em 2006 "Exitos 98:06" e em 2008 "Palabras Del Silencio".

Abrazar La Vida

Paso A Paso

Exitos 98:06

Palabras Del Silencio

No dia 30 de dezembro de 2004, depois de 2 anos de relacionamento, ficaram noivos; e, depois de pedir formalmente a mão de Adamari a família se deslocam para o restaurante de propriedade de Luis fFnsi e deTony Mojena. Pouco tempo depois do casal anunciar seu compromisso, Adamari deu a conhecer que estava passando por um momento difícil, uma vez que havia sido diagnosticada com câncer de mama. O casal contraiu núpcias em 3 de junho de 2006 na igreja são José de Caparra, em Porto Rico. A recepção foi realizada no Hotel Caribe Hilton, em San Juan, onde receberam a 400 convidados. Em 8 de novembro de 2009, Luis Fonsi e Adamari López anunciaram a imprensa a sua separação, alegando estarem atravessando um "processo difícil", como casal. Posteriormente, o cantor passou a relacionar-se com a modelo espanhola Águeda Lopez.

Seu mais recente álbum "Tierra Firme" foi lançado dia 28 de junho de 2011. "Tierra Firme" representa, tanto nas letras quanto na música, a sua evolução como pessoa e artista.

Tierra Firme

Fonsi e Agueda são pais de uma menina, Mikaela Ailed, nascida em 20 de dezembro de 2011. "Sem dúvida, nos mudou a vida, a maneira de ver a vida, de fazer as coisas" diz Fonsi sobre o nascimento de Mikaela. Os dois se casaram em 10 de setembro de 2014, em uma cerimônia privada realizada em Napa Valley, Califórnia.

Luis Fonsi escreveu mais de 120 canções e levou 1 ano e meio para selecionar as 10 musicas que estão no álbum. Trata-se de um disco muito variado com suas canções "corta venas" e as mais dançantes como o cover dos anos 80 do Grupo Menudo "Claridad". 

corta venas

Claridad

Discografia

Comenzaré (1998)

Eterno (2000)

Amor secreto (2002)

Abrazar la vida (2004)

Paso a paso (2005)



Palabras del silencio (2008)


Tierra firme (2011)

8 (2014)


Luis Fonsi lançou a música " Você chegou , "segundo single de seu novo álbum "8". Escrito por si mesmo e Luis Fonsi Claudia Brant, "Você chegou" com a participação do dominicano Juan Luis Guerra .

Com "8", o vencedor dos prêmios Grammy Latino , Billboard e Premio Lo Nuestro, tem um dos melhores álbuns de sua carreira e gerencia a impressionar até mesmo os seus seguidores mais fiéis, pela qualidade musical impecável que acompanha as grandes composições o disco.

Sob a produção do compositor sueco e o produtor Martín Terefe (Jason Mraz, Mary J Blige e James Blunt) e um grupo de grandes músicos, Fonsi é renovada e interpreta cada sujeito, sem reserva, refletindo o verdadeiro significado por trás das letras.

O processo de gravação ocorreu em estudos Kensaltown, enquanto masterização foi realizada no lendário Abbey Road Studios em Londres.


Que Quieres de Mi


Llegaste Tú

Despacito (2017)

Luis Fonsi, o rei do Spotify, iniciou sua carreira começou há quase duas décadas, mas foi a música, 'Despacito', que consolidou a coroação do cantor Porto-Riquenho. Um som cativante que convida a dançar, um refrão repetitivo e a participação do cantor Daddy Yankee: "passo a passo e suave, suave", fez de Luis Fonsi o rei de Spotify. Nem mesmo o britânico Ed Sheeran e o americano Kendrick Lamar (ambos ocupam a segundo e terceiro lugares, respectivamente, na lista dos mais ouvidos) conseguiram ultrapassar o ritmo caribenho de 'Despacito' ("Devagarzinho").

Em especial, mais de 327 milhões de vezes-e aumentando-os usuários do Spotify, a plataforma mais grande de música em streaming, deram play: " Devagar / quero respirar o teu pescoço devagar / deixa-me dizer-te coisas Ao ouvido / para que te lembres se não estás comigo ". assim até transformá-lo na primeira música latina e em espanhol em coroar o número um da lista global de temas mais ouvidos. "Eu sinto que é uma grande conquista para a música latina que uma música em espanhol ocupe essa posição", agradeceu o artista. Foi preciso quase 20 anos para Luis Fonsi romper, de vez, as barreiras do idioma e abraçar o sucesso internacional; alcançando espaço em países onde o seu nome, até há alguns meses, não era muito conhecido.



Afrojack - Wave Your Flag ft. Luis Fonsi

Maluma, Nicky Jam, Luis Fonsi, Daddy Yankee, Justin Bieber
Reggaeton Mix Lo Mas Nuevo 2017

Fiesta Latina 2017 - Pitbull, Luis Fonsi, Enrique Iglesias -
Lo Mas Nuevo Reggaeton 2017



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Luis_Fonsi

https://www.vagalume.com.br/luis-fonsi/biografia/

http://luisfonsiadamlambert.blogspot.com.br/2014/05/luis-fonsi-mejor-cantante-nivel-mundial.html

Nenhum comentário: