segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Áurea Martins


Áurea Martins - Áldima Pereira dos Santos (13/06/1933 Rio de Janeiro/RJ). Cantora. Nasceu em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O pai tocava violão e a cantora amadora. De família musical, a avó tocava banjo e dois de seus tios foram músicos profissionais, um tocava saxofone e o outro clarinete. Quando criança participava do coral da igreja Nossa Senhora do Desterro, do bairro em que nasceu. Trabalhou como inspetora no Colégio Estadual André Maurois, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.


Inicialmente apareceu quando participou na Rádio Nacional do programa "Tribunal de Melodias", de Mário Lago e Paulo Gracindo. Após a sua apresentação foi contratada pela emissora e passou a integrar os programas de Paulo Gracindo, César de Alencar e Manoel Barcelos. Nesses programas atuava com os também iniciantes Elis Regina, Pery Ribeiro e Evinha.

No ano de 1969, integrando o conjunto Os Siderais, ganhou o primeiro prêmio do programa "A Grande Chance", de Flávio Cavalcanti, na TV Tupi, no qual interpretou "Pela rua" (Dolores Duran e Ribamar), com arranjo de Anselmo Mazzoni. O prêmio foi a gravação de um disco e uma viagem a Portugal.

No LP "O amor em paz", com produção de Rildo Hora e arranjos de Luizinho Eça, contou com acompanhamentos do Tamba Trio e a participação especial do escritor Paulo Mendes Campos declamando Vinicius de Moraes, além de gravar clássicos como "Fim de noite" (Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli), "Pra você" (Sílvio César) e "Apelo" (Baden Powell e Vinicius de Moraes), entre outras.



Logo depois, passou a cantar na noite carioca se apresentando em casas noturnas, dividindo o palco com vários artistas, entre os quais Emílio Santiago, Elza Soares, Baden Powell, Johnny Alf, Chico Feitosa, Eumir Deodato, Cauby Peixoto, Durval Ferreira, Paulo Moura, Milton Nascimento, Marisa Gata Mansa, Dona Ivone Lara, Carmem Costa, Leci Brandão, Nelson Sargento, Ivor Lancellotti e Zezé Gonzaga.


Em 1970 apresentou-se no Teatro Gazeta, em São Paulo, ao lado do pianista e compositor Ribamar. Atuou como atriz e cantora na peça "Ensaio Geral da República" de Dalva Lazaroni.

Participou de vários discos, como os songbooks de Tom Jobim e Chico Buarque (produzidos por Almir Chediak), além de discos de Délcio Carvalho, Ivor Lancellotti, João de Aquino, Hermínio Bello de Carvalho e Heitor dos Prazeres Filho, entre outros.

Em meados da década de 1990 participou do CD "'Bordões", lançado pelo selo Top Voice, em comemoração aos 50 anos de João de Aquino, no qual interpretou "Barraco" de autoria de João de Aquino e Nei Lopes.

Integrou o elenco de cantores do bar Carioca da Gema, no Rio de Janeiro, por sete anos desde sua inauguração em 2000.



Em 2001, com produção de Dalva Lazaroni e direção musical de João de Aquino, gravou o primeiro CD, disco no qual interpretou Milton Nascimento, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Ivor Lancellotti, Marcio Proença, Dorival Caymmi, Cartola e Baden Powell.

No ano de 2002, ao lado de Mariana e Deli Alves, apresentou o show "Cantoras da noite" no Vinicius Piano Bar, em Ipanema, Rio de Janeiro. Ainda em 2002, apresentou-se ao lado do grupo Choro na Feira (Ignez Perdigão no cavaco, Marcelo Bernardes sax e clarinete, Bilinho Teixeira no violão de sete cordas, Matias Correa no baixo acústico, Clarice Magalhães no pandeiro e Franklin da flauta, na flauta) no Bar-Antiquário Rio-Scenarium, na Rua do Lavradio, centro do Rio de Janeiro.



Em 2003 lançou CD no qual contou com a participação especial de Nelson Sargento. No disco, produzido por João de Aquino, foram incluídas "Viagem" (João de Aquino e Paulo César Pinheiro), "Morro Velho" (Milton Nascimento), "Peito vazio" (Cartola e Elton Medeiros), "Céu e mar", "Guacyra" e "João Velentão" (Dorival Caymmi).

Participou também do disco "Outros ventos", do cantor e compositor Antonio de Paula. Neste mesmo ano, ao lado de Nelson Sargento, Xangô da Mangueira, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Dalmo Castelo, Wilson Moreira, Délcio Carvalho, Nei Lopes e Eliane Faria, foi um dos convidados de Vó Maria para o show de lançamento do disco "Maxixe não é samba", de Vó Maria, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.



Em 2004, ao lado do cantor Alfredo Del Peña, apresentou-se no auditório da Rádio Nacional.

No ano de 2005, com Amelia Rabello, fez show em homenagem à Elizeth Cardoso no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro.

Em 2007, integrando a Orquestra Lunar a o lado das cantoras e instrumentistas Vica Barcellos (voz), Katia Preta (trombone), Monica Ávila (saxofone e flauta), Sueli Faria (saxofone e flauta), Sheila Zagury (teclado), Manoela Marinho (cavaquinho e violão), Luciana Requião (baixo), Georgia Câmara (bateria) e Samantha Rennó (percussão) gravou, pelo Selo Rádio MEC, o CD homônimo do grupo, disco no qual foram incluídas "Minha missão" (Dona Ivone Lara e Bruno Castro), "No rastro" (Daniela Spielmann e Délcio Carvalho), "Samba da zona" (Joyce), "Voz de mulher" (Sueli Costa), "Corta-jaca" (Chiquinha Gonzaga) e "Grávida" (Marina Lima e Arnaldo Antunes), entre outras.

Nesse mesmo ano o grupo fez show de lançamento do disco no quiosque Drink Café, no Parque dos Patins, na Lagoa, no Rio de Janeiro. Ainda em 2007 gravou, pelo selo Biscoito Fino, o CD Até Sangrar, produzido por Hermínio Bello de Carvalho e co-produzido pelo pianista Zé-Maria Camilotto Rocha.



O disco incluiu 14 faixas que já faziam parte do repertório da cantora, dentre elas "Ilusão á toa" (Jonhy Alf), "Nada por mim/ Baralho da vida" (Herbert Vianna e Paula Toller/ Ulisses de Oliveira), "Não sou de reclamar/ Há um deus/ Até o amargo fim/ Ocultei" (Lupicinio Rodrigues/ Lupicinio Rodrigues/ Newton Teixeira e David Nasser/ Ary Barroso), "Até quem sabe" (João Donato e Lysias Enio de Oliveira), "Moeda Quebrada" (Luiz Reis e Ary Vidal), "Edredon Vermelho/ Molambo" (Herivelto Martins/ Jaime Florence e Augusto Mesquita), "Janelas Abertas" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), "Noturno em tempo de samba" (Custódio Mesquita e Evaldo Rui), "Sem Mais Adeus" (Francis Hime e Vinicius de Moraes), "Vida de Bailarina" (Chocolate e Américo Seixas), "Migalhas" (Lupicinio Rodrigues e Felisberto Martins),"Valsa Dueto" (Vinicius de Moraes e Carlos Lyra), "Um Favor/ Volta" (Lupicínio Rodrigues) e "Embarcação (Francis Hime e Chico Buarque).


Em 2009 foi consagrada com o "Prêmio da Música Brasileira" como "Melhor Cantora" na categoria MPB.

Em 2010 participou do projeto "De conversa em conversa", no bar Santo Scenarium, na Lapa (RJ), realizado pelo jornalista Amaury Santos; neste espetáculo cantou sucessos de sua carreira. Nesse mesmo ano, apresentou-se no "Projeto Samba & Outras Coisas", realizado no Teatro SESI, no Rio de Janeiro; o repertório incluiu canções como "Um favor e volta" de Lupicínio Rodrigues, "Edredon vermelho" de Herivelto Martins, "Embarcação" de Chico Buarque e Francis Hime, dentre outras.

Foi a grande homenageada do "2º Seminário A mulher na Música", promovido pelo SindMusi. Evento em que foi exibido o curta-metragem "Áurea", de Zeca Ferreira, antes do show de encerramento, realizado no Lapinha, no Rio de Janeiro, no qual se apresentou acompanhada do Grupo Terra Trio e alguns convidados.


Ainda em 2010 lançou pela Biscoito Fino o CD "Depontacabeça", celebrando seus 70 anos de idade e 50 de carreira. Com produção de Hermínio Bello de Carvalho e Lucas Porto, o disco contou com encarte escrito por Aldir Blanc e incluiu sete faixas inéditas dentre as 14 canções de Hermínio Bello de Carvalho com outros compositores: "Me diz ó Deus" (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho), "Judiarias" (Vital Lima e Hermínio Bello de Carvalho), "Sete dias" (Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho), "Acho que é você" (Paulo Valdez e Hermínio Bello de Carvalho), "Bola no bola" (Vidal Assis e Hermínio Bello de Carvalho), "Isso é que é viver" (Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho), "Era o fim" (Fernando Temporão e Hermínio Bello de Carvalho),"Quando o amor acaba/ Só o amor constrói" (Moacyr Luz e Hermínio de Bello Carvalho), "Zoeira" (Moacyr Luz e Hermínio de Bello Carvalho), "Cobras e lagartos" (Sueli Costa e Hermínio Bello de Carvalho), "Desapreço" (Cláudio Jorge e Hermínio Bello de Carvalho), "Via crucis" (Vidal Assis, Lucas Porto e Hermínio Bello de Carvalho), "Penúltimo desejo" (Vidal Assis e Hermínio de Bello Carvalho) e "Pressentimento/ Mas quem disse que eu te esqueço" (Elton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho / Ivone Lara e Hermínio Bello de Carvalho).


O lançamento do disco ocorreu no Allegro Bistrô da Modern Sound, no Rio de Janeiro, onde realizou uma temporada de shows semanais.

Em 2011 foi homenageada pelo Jornal Capital Cultural com o prêmio "Melhor Show de 2010", pelo show em homenagem a Elizeth Cardoso realizado no Cordão do Bola Preta, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano se apresentou no primeiro “Festival de Choro e Samba de Paraty”, ao lado de artistas como Paulinho da Viola, Luiz Melodia, Daniela Spielmann, Henrique Cazes, Joel do Nascimento e Zé da Velha e Silvério Pontes. O homenageado dessa primeira edição do festival foi o músico, compositor e arranjador Paulo Moura. Além dos shows, realizaram-se palestras com o músico Henrique Cazes e o escritor Sérgio Cabral, mediadas pelo pesquisador e musicólogo Ricardo Cravo Alvim.

Apresentou-se na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro, em show que fez parte da série “Som em 4 Tempos”, realizada às quintas e sextas-feiras dos meses de novembro de 2011 à fevereiro de 2012, da qual também participaram artistas como Elton Medeiros, Henrique Cazes, Cristina Buarque, Hamilton de Holanda, entre outros.

Participou do projeto “Encontro de mulher dá samba”, realizado no Parada da Lapa, no Rio de Janeiro, recebendo como convidadas as cantoras Ana Costa e Elisa Addor.



FONTE

http://www.dicionariompb.com.br/aurea-martins/dados-artisticos

Nenhum comentário: