segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A arte de transformar madeira em música



Mostra no Canal da Música presta homenagem aos que constroem instrumentos - A prática da construção dos instrumentos musicais é o tema da exposição “A Música da Madeira ao Som”, que abriu 08/01/2012, às 19h, no Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695). A mostra presta uma homenagem ao trabalho dos artistas que concebem e dedicam seu tempo à construção de instrumentos de corda, sopro e percussão. Esses profissionais são os encarregados também do restauro e da manutenção dos instrumentos.

O luthier Gilmar Rabone é o responsável por uma das atrações da exposição. Entre os dias 10 e 18 de janeiro, estará instalada, no hall do Canal da Música, uma oficina de luteria. Nela, o público poderá conhecer os processos artesanais de confecção de violões, além de esclarecer dúvidas e curiosidades a respeito do universo da luteria. Além disso, nos dias 9 e 13 de janeiro, às 19h, o designer de ilustração José Marconi apresentará a intervenção “Croquis Musicais”, em que fará representações em imagem do trabalho do luthier Rabone.

Seguindo no tema da transformação da madeira em belos instrumentos musicais, a exposição “A Música da Madeira ao Som” também irá expor um piano de meia-cauda em processo de restauração, cedido pelo afinador e restaurador de pianos Donizete Bonifácio. Profissional remanescente da tradicional Pianos Essenfelder de Curitiba, Bonifácio é hoje considerado um dos melhores profissionais em restauração e afinação de pianos.

O visitante da exposição poderá também apreciar, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, uma mostra fotográfica que fará um apanhado das edições (anteriores a 2012) da Oficina de Música de Curitiba, que vai contar com trabalhos dos fotógrafos Luiz Cequinel, Alice Rodrigues, Lucilia Guimarães e Marcos Campos.

Serviço: Exposição “A Música da Madeira ao Som”, mostrando o universo da construção de instrumentos. Aberta para visitação no hall de entrada do Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695 - Mercês) no dia 09 de janeiro, a partir das 19h. Entre os dias 10 a 29 de janeiro, das 9 às 19h. Entrada franca.

FONTE

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=201456&t=a-arte-de-transformar-madeira-em-musica

Nenhum comentário: