quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Karla Sabah

Karla de Jesus do Nascimento Saba, mais conhecida como Karla Sabah (Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1962) é uma cantora, atriz e diretora de teatro brasileira. Em 1980 e 1981, cursou o TABLADO na turma da Maria Vohrees, que a ensinou a consultar a memória afetiva. Depois, mais Stanislawsky na UNI-RIO (Universidade Rio de Janeiro), em 1983, onde cursou Licenciatura Plena em teatro, trabalhando por quatro anos no IBGE desde o Censo de 1980.

Na década de 1980, foi vocalista do trio Afrodite Se Quiser, com o qual gravou os LPs "Afrodite Se Quiser" (1987), com Emilinha e Patrícia Maranhão, e "Fora de mim" (1989), com Emilinha e Gisela Zingoni. Também com o trio, participou da trilha sonora da novela "Kananga do Japão" (BMG/Ariola), na faixa "Canção para inglês ver" (Lamartine Babo).


Estreou no teatro profissional no espetáculo infantil Adeus Fadas e Bruxas, de Ronaldo Ciambroni, vencedor do Prêmio Mambembe de 1982, considerado um dos cinco melhores espetáculos do ano. Depois, em Vidigal, Memórias de um Sargento de Milícias, de Millôr Fernandes (1982), conheceu Carlos Lyra e a sua bossa, que a fizeram enfrentar atrizes veteranas e Carlota Portela, coreógrafa, no gogó, para assinar, pela primeira vez, a carteira de trabalho como atriz de musical.

Na TV, participou de Salomé, Perigosas Peruas, Vale Tudo e, em Prova de Amor, teve a voz incluída na música de abertura da novela cantando O Barquinho, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli.


No cinema, atuou em Atlantis Ocean, de Chico de Paula e Bela Donna, de Fábio Barreto. A vida de atriz e sua instabilidade latente, acabaram por levá-la por caminhos musicais e, durante o ano de 1984, como cantora solo do jingle publicitário A Moda Muda O Mundo, de Ricardo Barreto e Bernardo Vilhena.

Trabalhou como modelo exclusiva da Pró-Varejo, na campanha de lançamento da marca Alternativa Nativa, uma das ramificações da Mesbla, antes da extinção desta histórica loja de departamentos. Mais tarde, em 1986, viajou pelo Brasil participando do trio Afrodite Se Quiser, onde estreou como cantora na mídia brasileira, participando de Buzina’s do Chacrinha, Perdidos na Noite, programas da Hebe, da Xuxa, etc., quando conseguiu um “gancho” para posar nua para a revista Playboy, em setembro de 1987. Em outubro de 1989, Karla Sabah fez um ensaio para a revista Playboy brasileira, fotografada por Paulo Wainer.

Nos anos 1990, formou, com Daniele Daumerie, a dupla Bad Girls, com a qual lançou o CD "Bad Girls" (1994) e participou da trilha sonora do programa "TV Colosso" (Som Livre), na faixa "As pulgas" (Laura Finocchiaro, Leca Machado e Binho Effe). Também com Daniele Daumerie, integrou a dupla As Maskaradas, com a qual lançou o CD "As Maskaradas" (1995).

Ex-integrante do grupo Afrodite se Quiser e da dupla “Bad Girls”, Karla Sabah já dirigiu curta-metragens, videoclipes e DVDs para artistas da gravadora Indie, entre eles Alceu Valença, Jorge Aragão e Luiz Melodia.

A dupla Bad Girls (1992) e As Maskaradas (1996) composta com a cantora e também atriz, Danielle Daumerie, foi campeã na Sapucaí com a Mocidade Independente de Padre Miguel, arrematando várias capas de revistas e jornais populares.

Como solista, gravou participações nos seguintes discos: "Cedo ou tarde", de Cassiano, na faixa "Bye bye"; "O Máskara", nas faixas "Peggy está no ar" e "Stanley, Rasta Man"; e "Teatro do Som", gravado ao vivo no Espaço Cultural Sérgio Porto.

Depois dessa fase "cantriz", mergulhou no mundo do video, em finishing houses, que mais pareciam naves espaciais. Começou nos computadores dos Estúdios Mega, de 1997 a 2005, fez cinema na NEW YORK FILM ACADEMY, no verão de 1998, ano de Copa do Mundo, e na UNESA (Universidade Estácio de Sá), de 2000 a 2003.

No percurso, participou de duas edições do Festival de Gramado: em 2003, Mal Secreto (2002) dedicado a Waly Salomão tendo Luiz Melodia como personagem principal, e em 2004 Namorada De Amiga Minha É Homem (2000) do grupo Os Anjos, primeiro video clipe roteirizado, dirigido e editado, inteiramente, por ela.

Em 2004, Karla Sabah lançou seu primeiro disco solo, "Drum'n'bossa", contendo as canções, como: "Chiclete com banana" (Gordurinha e Almira Castilho), "Vivo sonhando" (Tom Jobim), "Reza" (Edu Lobo e Ruy Guerra),  "Sonífera ilha" (Branco Mello, Marcelo Fromer, Toni Belotto, Carlos Barmack e Ciro Pessoa), "Corações psicodélicos" Lobão, Bernardo Vilhena e Julio Barroso), "O barquinho" (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), "Gente" (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), "Covered Saints" (Carlinhos Brown) e "Tenho sede" (Anastácia e Dominguinhos), além de três versões assinadas por Bernardo Vilhena, "Luz do meu olhar" ( "You Are The Sunshine of My Life", de Stevie Wonder), "Desmascarei" ( "This Masquerade", de Leon Russel) e "Amor eu rio" ("The More I See You", de Mack Gordon e Harry Warren).

Drum’n Bossa”, faz uma releitura eletrônica de sucessos da MPB como "Vivo Sonhando", de Tom Jobim e "O Barquinho", de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli e, inclusive, esta musica foi o tema da abertura da novela Prova de Amor.


O pré-lançamento do álbum, que já emplacou uma envolvente versão de “Corações Psicodélicos” na novela global Senhora do Destino, foi apresentado na Fnac do BarraShopping, zona Oeste do Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro/2004.


Além do hit de Lobão e os Ronaldos, Karla chamou a atenção pela belíssima voz em contraste com uma batida feita para dançar, como em “Sonífera Ilha”, dos Titãns e “Chicletes com Banana”, de Gordurinha e Almira Castilho, que ganhou até uma versão mais remix, pilotados pelo DJ Mad Zôo.

CHICLETES COM BANANA
Gordurinha e Almira Castilho

Eu só boto be-bop no meu samba
Quando o Tio Sam tocar um tamborim
Quando ele pegar no pandeiro e no zabumba
Quando ele aprender que o samba não é rumba

Aí eu vou misturar Miami com Copacabana
Chiclete eu misturo com banana
E o meu samba vai ficar assim

Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Eu quero ver a confusão

Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
É o samba rock, meu irmão

É, mas em compensação
Eu quero ver o boogie-woogie
de pandeiro e violão
Quero ver o Tio Sam de frigideira
Numa batucada brasileira
Quero ver o Tio Sam de frigideira
Numa batucada brasileira

Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Eu quero ver a confusão

Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Tirurururiu bop-be-bop-be-bop
Espia o samba rock, meu irmão

Apresentou-se, em 2005, no Centro Cultural Carioca (RJ), com o show "Drum'n'bossa convida". Depois de seu primeiro álbum Drum 'n' Bossa, também lançado em Portugal, Japão e Argentina, Karla Sabah gravou ainda É Com Esse Que Eu Vou (drum'n bossa 2) de 2006, o DVD de mesmo nome em 2007.

Drum 'n' Bossa: 01 É COM ESSE QUE EU VOU; 02 SAMBA DE VERÃO; 03 LOBO BOBO; 04 O BARQUINHO; 05 DEIXAR VOCÊ; 06 INVISÍVEIS CORES; 07 CHICLETE COM BANANA; 08 MAS QUE NADA; 09 MANÉ JOÃO; 10 MISS SUÉTER; 11 SONÍFERA ILHA; 12 AQUELE GRANDÃO; 13 VIVO SONHANDO; 14 CARNE E OSSO; 15 FATO CONSUMADO; 16 EU ME AMO; 17 CONGÊNITO



 É Com Esse Que Eu Vou: 01 É COM ESSE QUE EU VOU; 02 SAMBA DE VERÃO; 03 INVISÍVEIS CORES; 04 LOBO BOBO; 05 O BARQUINHO; 06 DEIXAR VOCÊ; 07 MAS QUE NADA; 08 MANÉ JOÃO; 09 MISS SUÉTER; 10 FATO CONSUMADO; 11 EU ME AMO; 12 AQUELE GRANDÃO; 13 CONGÊNITO; 14 CARNE E OSSO.


Sempre trabalhando e estudando muito, surgiram os DVD’s da Indie Records, desde o primeiro da Tribo de Jah 15 Anos Ao Vivo, ao novíssimo Padre Fábio de Melo Eu E O Tempo, na LGK Music de Liber Gadelha, passando por Jorge Aragão Ao Vivo Convida, Alcione, Faz Uma Loucura Por Mim, Alceu Valença Em Todos Os Sentidos, Luiz Melodia Ao Vivo Convida, e todos os DVD’s do Grupo Fundo de Quintal até hoje editados, fato que lhe possibilitou realizar seu primeiro media-metragem Isto É Fundo De Quintal, contando a história do grupo.

Na área publicitária, participou de trilhas para campanhas de vários clientes, como Mesbla (lançamento da marca Alternativa), Panorama, Araguaia e Aratu FM, Bob's ("Gostoso é no Bob's"), Raspadinha da Loterj, Madureira Shopping Rio, Amil e Teletrim, entre outros.


Neste ínterim, realizou inúmeros videoclipes, curtas, comerciais, entrevistas, minidocumentários, que podem ser vistos em seu website ou em seu perfil no YouTube. Entre seus projetos, a realização do docudrama Luiz Melodia - vida e obra, iniciado em 1999.

Em novembro de 2009, Karla lançou Cala A Boca E Me Beija que conta com músicas de sua própria autoria, oriundas de seu primeiro livro de poemas, Rainha de Sabah, da editora Ibis Libris (abril/2009).


Cala A Boca E Me Beija: 01 CALA A BOCA E ME BEIJA; 02 PEDIDO DE CASAMENTO; 03 SEM VOCÊ; 04 NEM VEM QUE NAO TEM; 05 ME BEIJA; 06 I WILL; 07 CANÇÃO DA AUSÊNCIA; 08 SORRI MEU BEM; 09 MAL SECRETO; 10 METADE COM METADE; 11 AMOR INCONDICIONAL; 12 A KIND OF MAGIC; 13 BRASIL 500 SAMBAS (POEMA MIX); 14 MENINA DE RUA; 15 MADAME KAOS.

O livro RAINHA DE SABAH, lançado em 19 de maio de 2009, pela editora Ibis Libris, ISBN 978-85-7823-033-3, foi fruto de um prêmio da ABRACI, de novo na ABL, como 1º lugar do Segundo Concurso Carioca de Poesia 2008, na categoria inéditos, através do Poema Que O Vento Levou, vencedor do evento entre 22 outros finalistas.

POEMA QUE O VENTO LEVOU
1º lugar, categoria inéditos
II Concurso Carioca de Poesia 2008

preciso escrever um poema
me libertar das algemas
ainda me foge o tema
que pena!

tristezas nunca me faltam
perdas, desencontros, finais
pesares que o tempo
não desfaz

mesmo assim,
preciso um poema pra mim

um poema que diga tudo
frases feitas, frases de efeito
quero falar!
e nada me vem à cabeça
e nada me tira esse nó do peito

universo surdo
quando dói, é mudo
se machuca, é muito
mostra quanto esta vida é vã

mesmo assim,
preciso um poema pra mim

ah, mas vou deixar pra amanhã


REDOMA

não sou Pagu nem Clarice
muito menos Cecília
sou isso mesmo que sou
nenhuma oitava maravilha

talvez um tanto indolente
correndo pra lá e pra cá
querendo parar tudo
sair do mundo, viajar

cantora, passarinho
poeta, quase flor
concreta e matemática
vivo ou finjo minha dor

sou tudo e nada
vazia e culpada
o que não tenho, sonho
como uma mesa farta

sem ter quem coma


VOLÁTIL

vamos trocar
nossos quinze
minutos de fama
por um segundo
de eternidade?


CALA A BOCA E ME BEIJA
para Rildo Hora

não sei se posso encher sua bola,
cuidar de você como você merece,
falar as coisas que você quer ouvir.

não fique atrás de mim,
não sou um diamante cor-de-rosa.
e tenho medo, mesmo não sendo medrosa.

você é muito hd pra minha pouca memória,
é muito gente fina pra ficar fora da estória
e o meu coração fraqueja...
ai, cala boca e me beija!

me casar? de novo? não! é só tédio,
é band-aid sem remédio...
e você dando mole, de bandeja,
cala boca e me beija!

gostar só disso, não pode?
você fica aí brincando...
teu corpo peleja...
cala boca e me beija!

espera, e o nosso caso?
o que é que eu faço?
tá legal, que seja!
mas cala a boca, e me beija!

Fez shows de lançamento do disco no Canecão, em 2009, e no Teatro Rival, em 2010, no Rio de Janeiro.

  • ATRIZ
CINEMA

"BELA DONNA" DE FÁBIO BARRETO (PERSONAGEM: CROONER)
"ANXIETY" DE KARLA SABAH (PERSONAGEM PRINCIPAL)
"ATLANTIS OCEAN" DE CHICO DE PAULA (PERSONAGEM: CIGANA VIOLINISTA)

VIDEOCLIPES

"HELOÍSA MEXE A CADEIRA" DE VINNY
"BATA NELE MULHER" DE LAILTINHO BREGA

TELEVISÃO

"PERIGOSAS PERUAS" - DIREÇÃO ROBERTO TALMA (TV GLOBO)
"JOÃO KLEBER, ESPECIAL DE FIM DE ANO" - DIREÇÃO JODELE LARCHE (TV GLOBO)
"BETO CARRERO (CONTOS)" - DIREÇÃO JAYME MONJARDIM
"SALOMÉ" - DIREÇÃO HERVAL ROSSANO (TV GLOBO)

PUBLICIDADE

ALTERNATIVA MESBLA (CAMPANHA DE LANÇAMENTO - MODELO EXCLUSIVA)
DIET PEPSI (LANÇAMENTO)
COPLAVEN (CONSÓRCIO)
ÓTICAS BRASIL
PROJETO PRAIA LIMPA
CITYCOL
BANCO NACIONAL
SHOPPING RIO SUL, PRIMAVERA VERÃO

TEATRO

"CONFIDÊNCIAS HOMOSSEXUAIS", DE CLÁUDIO VILELA (TEATRO CASA GRANDE)
"IRMÃO GRIMM, IRMÃO GRIMM", DE LUIZ DUARTE DA ROCHA (TEATRO VILLA LOBOS)
"ADEUS FADAS E BRUXAS", DE RONALDO CIAMBRONI (TEATRO UFF - NITERÓI - VENCEDOR DO PRÊMIO MAMBEMBE 82)
"A MORENINHA", DE JOAQUIM MANOEL DE MACEDO (TEATRO SESC TIJUCA)
"CABARÉ VALENTIM", DE CARL VALENTIM (TEATRO ALIANÇA FRANCESA - BOTAFOGO)
"CALABAR, ELOGIO À TRAIÇÃO", DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA E RUY GUERRA (TEATRO TABLADO)
"VIDIGAL, MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS", DE MILLOR FERNANDES (TEATRO JOÃO CAETANO)
O DIA EM QUE O MUNDO PECOU, DE LAZAR MUZURIS (CENTRO CULTURAL ESTUB)
MEMÓRIAS DE UM PROJETO, (LEITURA DRAMATIZADA) DE MAITÉ VERA (CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL)

MODELO

CARNAVAL 1996 - MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL (CAMPEÃ - CARRO ALEGÓRICO DAS MAÇÃS, REPRESENTANDO EVA E O PARAÍSO)


REVISTA PLAYBOY (OUTUBRO DE 1989)
ALTERNATIVA (MODELO EXCLUSIVO NA OCASIÃO DO LANÇAMENTO)


FONTE

WIKIPÉDIA

http://www.karlasabah.com.br/

http://www.dicionariompb.com.br/karla-sabah/dados-artisticos

Nenhum comentário: