domingo, 11 de dezembro de 2011

Franco


Francesco Finatto Scornavacca, conhecido como Franco, nasceu no dia 28 de maio na Itália e veio para o Brasil (Porto Alegre) aos oito anos de idade. Como baixista, integrou a banda Os Brasas (1960-1969 - banda gaúcha formada por Luis Vagner - vocal e guitarra; Anyres Rodrigues -guitarra; Franco Scornavacca - baixo; e Eddy -bateria). Após algum tempo Franco resolveu seguir carreira solo, ficando diversas vezes entre os mais pedidos nas rádios e nos programas de televisão. Franco lançou catorze compactos e dois álbuns.


Pai dos três integrantes do KLB, Kiko, Leandro e Bruno, Franco já recebeu os títulos mais importantes do mercado fonográfico e empresarial brasileiro, entre eles: Empresário Artístico da Década e Midas do Show Business.

ROCK ENREDO - de São Bento e Voltaire

Em depoimento a Revista Bizz de agosto de 1999, Franco lamentou que  nos anos 70 o pessoal do rock e do samba não entendia o som suingado que produzia. "Rock Enredo" foi seu primeiro sucesso, porém, seu trabalho que obteve maior êxito foi o LP Franco (Continental, 1978) em que figuravam composições de Luis Vagner, Hélio Matheus, Bedeu, Alexandre, Antonio Marcos, Voltaire, entre outros.


Músicas como a divertida "O Rock do Rato" e o sambablackrock "Black Samba", são clássicos dos bailes, mais a venenosa "Fazer Molho Na Cozinha", a de levada latina "Bloco Maravilha", a lírica e essencial "Como?", a introspectiva "Moro No Fim Da Rua" e as canções que sintetizam a pluralidade musical do álbum por suas melodias, pelo cenário apresentado, pela citação de seus ídolos nas letras, que pode ser conferido em "Guitarreiro", "Coqueluche", "Coisas Antigas" e "Nostalgia Transviada".


Um conjunto formidável de instrumentistas participou das sessões de gravação, entre eles Luis Vagner (guitarra e violão), Branca Di Neve (ritmo), Armandinho (piano), Hector Costita (sax) e Roberto Sion (sax), que com excelência e balanço, protagonizaram esse suntuoso disco.


Nenhum comentário: