quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Adylson Godoy


O maestro, pianista, cantor e compositor Adylson Godoy apresentou o espetáculo solo “Um Piano, sua história, seus estilos e seus mestres”, no dia 19 de junho/2011, na Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte São Paulo. O artista tocou e contou a história do piano, desde seu surgimento, a partir do cravo, por volta do ano 1700.


Para ilustrar esta evolução, Godoy interpretou variados estilos (peças eruditas, jazz e ritmos brasileiros) e mostra, ao piano, as características particulares de músicos que dominaram este instrumento no Brasil e no mundo. Entre eles, Oscar Peterson, Errol Garner, Bill Evans, Dave Brubeck, Michel Legrant, Horace Silver, Winton Kelly, César Camargo Mariano e Amilton Godoy. Ao longo da apresentação, o compositor também falou das influências que recebeu e apresentou composições próprias.

Adylson Godoy Nasceu em Bauru (SP), em uma família de músicos. Iniciou seus estudos musicais aos dez anos, com Nida Machioni e Efisio Anneda. Foi diretor musical dos programas “Fino da Bossa”, “Corte Royal Show” e “Hebe Camargo”. Comandou o programa “Boa Tarde Cartaz”, na antiga TV Excelsior. Fez os arranjos do disco “Dois na Bossa” volume dois, de Elis Regina e Jair Rodrigues, e teve composições gravadas por Elis (“Tristeza que se foi”) e por Jair (“Santuário do morro”).

Composição: Adilson Godoy

Toda tristeza já passou e
Agora um novo amor ver surgindo, sorrindo
Por isso bem feliz eu que sei que toda
A tristeza já passou e
Que agora um novo amor vem
Surgindo, sorrindo
Por isso eu vou cantando agora
Vou levando agora
A beleza de um novo amor que
Em mim nasceu
Vou cantando agora
Vou levando agora
Felicidade só
Felicidade só

Adylson obteve 17 prêmios em festivais, e tem mais de 150 músicas gravadas por nomes como Elizete Cardoso, Taiguara, Rosa Maria, Alaíde Costa, Silvia Maria, Zimbo Trio, Agnaldo Raiol, Márcia, Ronie Von e Clara Nunes. Atualmente dedica-se ao projeto Erudsom, com obras eruditas para piano e orquestra.

BATUKE - Adylson Godoy (camerata)

**Esta peça, composição de Adylson Godoy, faz parte do projeto Erudsom num formato de camerata. Este show foi realizado no Auditorio Ibirapuera em São Paulo durante a gravação do DVD "Três Irmãos Três Histórias". Esta peça foi escrita para 2 pianos, cello, clarinete, contrabaixo e bateria. Músicos participantes: Adylson Godoy (piano), Frederico Godoy (piano), Teresa Cato (cello), Gerson Galante (clarinete), Manoel Cruz (contrabaixo) e Lilian Carmona (bateria).

Em 1972, com a música “Heróica”, tocada por Zimbo Trio, interpretada por Sílvia Maria com arranjo do maestro Ciro Pereira, encerrou sua participação em festivais após obter primeiro lugar no Festival Mundial da Venezuela, “Onda Nueva”.

De 1998 a 2003 apresentou e dirigiu o “Programa Adylson Godoy – Vida e Arte” na Redevida de Televisão apresentando compositores, intérpretes e instrumentistas da música brasileira, levando mais de 200 artistas em rede nacional.

No direito autoral, em seu segundo mandato, é presidente da Associação de Intérpretes e Músicos (Assim), fundada por Elis Regina, Théo Barros e Amilson Godoy, uma associação que tem a finalidade e preocupação de lutar pelo aperfeiçoamento do processo de arrecadação e distribuição do direito de autor.

Com sua filha, a cantora Adriana Godoy, apresentou-se na conceituada casa de música brasileira “Bar Confraria MPB”, em São Paulo.


(Tristeza que se foi - lançada por Elis Regina em LP - arranjos e direção musical de Adylson Godoy - gravado ao vivo em 1966 no Teatro Record - SP, no programa OFino da Bossa. Esta apresentação foi realizada por ocasião da comemoração dos 40 anos de carreira de Adylson Godoy no Memorial da America Latina em 2004, tendo como regênte o maestro Roberto Sion, arranjo de Debora Gurgel e interpretação de Adriana Godoy).

Em maio de 2005, apresentou-se no Theatro Memorial da América Latina, em São Paulo, a convite da Orquestra Jovem Tom Jobim, sob direção e regência do Maestro Roberto Sion, sua peça: “Rapsódia Nº 1 Para Piano e Orquestra” e algumas de suas composições populares, com arranjos de Roberto Sion, Débora Gurgel, João Linhares e Amilson Godoy, interpretadas por Adriana Godoy e Rozana Martinazzi. Participação especial da baterista Lílian Carmona e do guitarrista Rogério de Oliveira.

Completaram em abril de 2006, mil apresentações do show “Canto, Piano e Canções”.

Como um de seus projetos, dedica-se a produção de seu Catálogo Musical, onde apresenta sua obra completa : gravações originais remasterizadas, regravações, composições inéditas, songbook e DVD. Num total de mais de cento e trinta composições. Participam do projeto artistas renomados que fazem parte de sua história e intérpretes da noite de São Paulo que mantém ativa a cultura de nosso país.

As apresentações no SESC Bauru continuam no dia 29 de julho/2011, com “Eternos Festivais”, entrada gratuita e no dia 27 de agosto com o show “O Fino da Bossa e sua História”, este com participação especial de Jair Rodrigues, ingressos à venda a partir de 1 de agosto.

Programa Som e Prosa - 26/11/2011 - Adylson Godoy e Adriana Godoy - TV Unesp

(Com 45 anos de carreira, Adylson Godoy traz para o Som e Prosa um pouco de sua música e de sua história como compositor. Carreira esta que começou na cidade de Bauru, ficando conhecido por tocar nos clubes da cidade. Neste programa, o simpático bauruense toca músicas como "Tristeza que se foi", "Meu tamborim", "Sou sem paz" entre outros clássicos. Adriana Godoy faz jus ao sobrenome e canta com maestria as composições do pai. No bate-papo durante o programa, Adylson fala da importância dos festivais de música brasileira, além de lembrar dos programas que atuou como diretor musical - Fino da Bossa, Corte Rayol Show).

CURIOSIDADES


IRMÃOS GODOY - ADYLSON, AMILSON E AMILTON - PROGRAMA CIDADE CONTRA CIDADE TV TUPI - 1971 - REPRESENTANDO BAURU CONTRA SANTOS

SHOW ETERNOS FESTIVAIS - 2004 - FINAL DO SHOW MÚSICA " AQUARELA DE BRASIL " - IRMÃOS GODOY PIANO A SEIS MÃOS

FONTE

FUNARTE

vivendobauru

Nenhum comentário: