sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Joaquim Callado

Criador do primeiro grupo de choro - inicialmente composto por dois violões, uma flauta e um cavaquinho -, Joaquim Callado é citado como nacionalizador da música brasileira. Seu maior sucesso, "Flor Amorosa", é número obrigatório para flautistas de choro. Amigo e protetor de Chiquinha Gonzaga, Callado foi parceiro de Viriato Figueira da Silva, Ismael Correia, Lequinho e outros chorões.

Joaquim Antônio da Silva Calado Júnior (Rio de Janeiro, 11 de julho de 1848 — Rio de Janeiro, 20 de março de 1880) foi um músico compositor e flautista brasileiro.

Callado nasceu em 1848 e iniciou seus estudos de flauta e piano com seu pai, mestre da Banda Sociedade União de Artistas. Aos oito anos, começou a estudar composição e regência com Henrique Alves de Mesquita. Lecionou flauta no Conservatório Imperial de Música e no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Sua primeira apresentação em concerto foi feita para a família imperial.

Sua composição de estreia, "Querosene", foi escrita aos 15 anos. Quatro anos depois, fez seu primeiro sucesso com "Carnaval".
Ceumar - Flor Amorosa (Joaquim Callado / Catulo da Paixão Cearense)

Os historiadores o consideram como um dos criadores do choro ou como o pai dos chorões. Seu grupo, que ficou conhecido como "O Choro de Calado", era constituído por um instrumento de solo, no caso sua flauta de ébano, dois violões e um cavaquinho, onde os acompanhantes, ou os três instrumentistas de cordas, tinham boa capacidade de improvisar sobre o acompanhamento harmônico, que é a base do choro.

O compositor trabalhou e conviveu com inúmeros chorões, que se destacaram naquela fase de fixação da nova maneira de interpretar as modinhas, lundus, valsas e polcas. Dentre eles, o seu amigo e aluno, o flautista Viriato Figueira e sua também amiga Chiquinha Gonzaga.

Em 1879, Callado recebeu a mais alta condecoração do Império: A Ordem da Rosa.

Morreu aos 31 anos no Rio de Janeiro de meningo-encefalite perniciosa.

Flor Amorosa (Joaquim Callado) - Altamiro Carrilho & Regional
  • Composições
Adelaide
Ai, que gozos
Aurora
Capricho característico
Caprichosa
Carnaval de 1867
Celeste
Choro
As cinco deusas
Como é bom
Como é bom o que é bom!
Conceição
Consoladora
Cruzes, minha prima!
A dengosa
A desejada
Ermelinda
Ernestina
Família Paul
Fantasia para flauta
Flor amorosa (com letra posterior de Catulo da Paixão Cearense)
As flores do coração
Florinda
Hermenêutica
Honorata
Íman
Improviso
Isabel
Laudelina
Lembrança do cais da Glória
Linguagem do coração
Lírio fanado
Lundu característico
Manuela
Manuelita
Maria
Maria Carlota
Mariquinhas
Mimosa
Não digo
Uma noite de folia
O que é bom, é bom! loucos!
Olhos de Ana
Pagodeira
Perigosa
Perigoso
Polca em dó maior
Polucena
Puladora
Quem tocar, toca sempre
Querida por todos
Querosene e tnt
O regresso de Chico Trigueira
Rosinha
Salomé
Saturnina
Saudades do cais da Glória
Saudades de Inhaúma
Saudosa
A sedutora
Sete de novembro
Sousinha
Suspiro
Suspiros de uma donzela
Último suspiro
União comercial
Valsa
Vinte e um de agosto
Vinte e um de junho
  • Dica: livro sobre Joaquim Callado



André Diniz já fez o “Almanaque do Choro” (2003), “Almanaque do Samba” (2006), "O Rio Musical de Anacleto de Medeiros" (2007) e “Almanaque do Carnaval” (2008). Sua mais nova publicação não é um almanaque, mas uma biografia de Joaquim Callado (1848 - 1880), um dos primeiros nomes do choro no Brasil.

Callado fazia choro sem saber. Afinal de contas o ritmo só começou a ser classificado como um gênero no início do século 20. Até então as polcas e valsas dominavam os salões e o que existiam eram interpretações brasileiras para ritmos europeus.O violonista Mauricio Carrilho tem catalogadas 66 melodias de Callado. As únicas com seu registro autoral do pai do choro.

O livro foi lançado pela Jorge Zahar tem 148 páginas.
Songbook Joaquim Callado

A série "Clássicos do Choro Brasileiro - Você é o Solista!" é um lançamento do selo Choro Music que lhe permite descobrir o Choro através da insubstituível experiência de tocar as composições acompanhado de um regional, sendo você o solista. Cada volume da série traz um grande compositor desse incrível gênero musical com suas principais composições em partituras C, Bb e Eb, entrevistas, biografia e significado de alguns títulos de músicas, além de um CD.

FONTE

Nenhum comentário: