sábado, 27 de agosto de 2011

Roberto Audi

Roberto Audi (10/2/1934 Rio de Janeiro, RJ - 12/2/1997 Rio de Janeiro, RJ). Cantor. Compositor. Iniciou sua carreira artística como corista nos shows de Carlos Machado na boate "Night and day". Cunhado do letrista David Nasser, passou a atuar com freqüência na antiga TV Tupi, bem como na Rádio Tupi.

Roberto Audi - Canção de verão

Estreou em disco em 1958, cantando a toada "Geada", de Armando Cavalcanti e David Nasser, e o fox "No azul pintado de azul", de Modugno e Puzzaglia, com versão de David Nasser da famosa música Nel Blu Dipintu di Blu, em dueto com Leny Eversong, cantora que o descobriu.

No mesmo ano, fez suas primeiras gravações solo: os sambas-canção "E me deixe entrar", de Jossicar e Verinha Falcão, e "Não tens reconhecimento", de Fausto Guimarães e Verinha Falcão, realizadas na Copacabana, onde fez um total de 22 discos entre os anos de 1958 e 1963.

Ainda em 1958, recebeu da Revista Radiolândia o troféu Antena de Prata depois de eleito por um júri composto de críticos especialistas e representantes de agências de propaganda como o cantor revelação do ano na TV.

Em 1959, apresentou-se no "Super show" da TV Tupi do Rio de Janeiro, passando posteriormente a atuar em programas da Rádio Nacional, TV Tupi, TV Rio e, em São Paulo, na TV Record e na Bandeirantes.

No mesmo ano, gravou a toada "A canção é você" e o samba canção "Noite triste sem ninguém", ambas de Fred Chateubriand e Vinícius de Carvalho. Por essa época, gravou o LP "E as operetas voltaram", onde conhecidos trechos de operetas européias entrelaçadas com operetas americanas foram vertidos e adaptados para o português pelo compositor Lamartine Babo, que foi também o produtor do disco.

Ainda em 1959, participou do LP "A música de Dolores" uma homenagem da gravadora Copacabana à cantora e compositora Dolores Duran falecida prematuramente naquele ano. Nesse disco interpretou o samba-canção "Noite de paz".

Em 1960, gravou o fox "Ninguém é de ninguém", de Umberto Silva, Toso Gomes e Luiz Mergulhão, e o samba canção "Um novo céu", de Ted Moreno e Fernando César.

No ano de 1961, foi premiado pela Revista do Rádio e Radiolândia como cantor revelação. No mesmo ano, gravou de Lourival Faissal e Arsênio de Carvalho a guarânia "Duas rosas" e, de Nelson Gonçalves e David Nasser, o bolero "Noite após noite".

Entre os anos de 1961 e 1964 fez shows pelo Brasil e excursionou a Portugal, Estados Unidos, Uruguai e Argentina.

Em 1963, gravou "Meu bem", de Getúlio Macedo, e, da dupla João Roberto Kelly e David Nasser, os sambas canção "Poeira no meu caminho" e "O céu do teu olhar".

Roberto Audi - Poeira do Caminho

Roberto Audi - O Céu do Teu Olhar

No ano seguinte, gravou "Tédio", de Nazareno de Brito e Fernando César. Sua primeira composição gravada foi "Encontrei afinal, meu amor", com Ribamar, interpretada por ele mesmo.


Lançou ainda os LPs "Música para nós dois" e "Com vocês, Roberto Audi", ambos pela Copacabana. Ao abandonar a gravação de discos passou a se apresentar em shows pelo interior do país.


Em 1965 participou da gravação do LP 14 Maiorais Nº 5 (1965) - com a música Estranho Na Praia, de A. Bilk/R. Metlin. Participaram deste LP cantores como Agnaldo Rayol com "Frente ao Mar", de Mariano Mores/R. Taboada/Genival Mello e "Deixe Pra Mim a Culpa", de José Angel Espinosa/Nilza Miranda; Waldir Calmon com "Berimbau", de Baden Powell/Vinícius de Moraes; Moacyr Franco com "Canção De Quem Segue Sozinho", de Genival Mello/Zairo Marinoso e "Calmo Setembro (Sweet September)", de Bill McGuffie/L. Philips/P. Stanley/Vers.: Nazareno de B...

Em 1973 participou do LP CARNAVAL '73 - Chacrinha, Roberto Audi, Elza Soares, Orlando Dias, Santos e Debétio, Paulo Barboza - lançado pela ODEON. MÚSICAS: PÉ DENTRO PÉ FORA (CHACRINHA) - A HORA DA ONÇA (ROBERTO AUDI) - TIM TIM POR TIM TIM (TÔ NA MINHA) (PAULO BARBOZA) - POR QUEM OS GUIZOS DOBRAM (SANTOS & DEBÉTIO) - LENDAS DO ABAETÉ (ELZA SOARES) - RODA, RODA, RODA (CHACRINHA) - A TURMA DA FOFOCA (PAULO BARBOZA) - TRIMILICA (ROBERTO AUDI) - O ÚLTIMO CARNAVAL (ORLANDO DIAS) - LOLITA (SANTOS & DEBÉTIO) - O PACOTE VAI SER PAPAI (CHACRINHA).

ROBERTO AUDI - "Onda Da Cabeleira" (Pepe & F. Terra Raudius) 1964


FONTE


Nenhum comentário: