terça-feira, 30 de agosto de 2011

Festival de Música Raiz de Campo Largo

Entre os dias 23 de setembro e 1º de outubro acontece a 5ª edição do Festival de Música Raiz de Campo Largo. Considerado o maior evento do ramo no Paraná, o evento reúne atrações para a comunidade e diversas ações para crianças da rede pública de ensino de toda a Região Metropolitana de Curitiba.


Esta edição, além de contar com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Largo – a primeira a investir no festival desde seu lançamento -, terá como patrocinadora a Caterpillar, multinacional recém instalada em Campo Largo.

O Festival de Música Raiz tem como objetivos divulgar a música tradicionalista e revelar talentos locais. Também investe em musicalidade dentro das escolas, com palestras, oficinas didáticas e espetáculos destinados às crianças. Além destas atividades são organizadas mostras de compositores locais - em cada edição compositores de Campo Largo e RMC inscrevem suas músicas com vistas à participação na mostra oficial e gravação do CD do Festival de Música Raiz - encontro de violeiros e show de música raiz.

De acordo com Nélio Spréa, diretor artístico da Parabolé, empresa organizadora do evento, será dado privilégio aos gêneros musicais mais tradicionais, no caso do município de Campo Largo, uma síntese das influencias gaúcha e caipira. “Por mais que o termo "raiz" esteja sempre associado à musica sertaneja, executada com viola e cantada em duas vozes, o Festival de Campo Largo procura estender suas ações para todo o campo das tradições orais, valorizando a arte de contar causos, as cantigas tradicionais da infância e a música de raiz de várias partes do país”, explica.

O projeto surgiu em 2006, da convergência de ideias da Secretaria Municipal de Educação de Campo Largo e da empresa Parabolé, quando ambas as instituições traçavam estratégias para valorização da cultura local. No mesmo ano foi lançada a 1ª Edição do Festival de Musica Raiz de Campo Largo e resultou na gravação do primeiro CD ao vivo, na Casa da Cultura.


No ano seguinte o evento ganhou novas formas e passou a beneficiar os alunos da rede pública de ensino, com palestras sobre cultura raiz para mais de 400 professores e apresentações musicais e artísticas para mais de 1000 alunos.

A cada ano uma novidade foi somada para engrandecer o festival até chegar à formatação atual, que reúne atividades para alunos, oficinas práticas, atrações nacionais da música raiz, mostra de artistas locais, espetáculos de dança e música, e palestras sobre cultura.

Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público. As escolas que receberão as oficinas serão Escola Estadual professora Edith (Ferraria), Casemiro Karman (Rivabem) e CAIC (Águas Claras).

FONTE

AGORA PARANÁ

Nenhum comentário: