quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sertanejos recebem por aparição na web


Após muitas controvérsias, o Escritório de Arrecadação de Distribuição (Ecad ) divulgou, na semana passada, sua primeira lista de arrecadação por execuções no YouTube do Brasil. Por meio de um acordo firmado em 2010, o canal virtual terá de pagar 2,5% de sua renda bruta para os autores das canções com direitos autorais protegidos. No primeiro ranking virtual, dos cinco artistas brasileiros que ficaram entre os 20 primeiros colocados, quatro são sertanejos.

O compositor Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba, ficou em quarto, atrás apenas de Justin Bieber, Lady Gaga e Alex Perls. O compositor Victor Chaves, da dupla Victor & Leo, foi o oitavo mais executado no YouTube. Euler Coelho (11º) e Jorge (16º), da dupla Jorge & Mateus, completam o time sertanejo. (da Folhapress)

Sorocaba autor de hits como: “Bala de prata”, primeiro sucesso da dupla, “Paga Pau” e “Madri”, a música mais pedida nos shows e “Meteoro”, “Um Beijo” e “A louca” estouradas na interpretação de Luan Santana, entre outras, sempre que tem um tempinho livre se dedica às composições. E, como resultado, Sorocaba ficou em quarto lugar na lista de arrecadação de direitos autorais no canal do Youtube, divulgado pelo ECAD nesta semana. Ele é o primeiro brasileiro a conquistar este posto.



  • Confira o ranking:

01. Justin Bieber
02. Lady Gaga
03. Alex Perls
04. Sorocaba (dupla Fernando e Sorocaba)
05. Carosone Renato
06. Eminem
07. Adams Will
08. Victor Chaves (dupla Victor e Leo)
09. Red One
10. Akon
11. Euler Coelho
12. Ne Yo
13. Edward Maya
14. Pitty
15. Ludacris
16. Jorge (dupla Jorge e Mateus)
17. Rihanna
18. Nisa
19. David Guetta
20. 50 Cent

  • Fernando & Sorocaba
Nem só de baladas românticas calorosas vive a música sertaneja. As duplas também costumam se valer das diferenças. Por exemplo: enquanto um tem a voz grave, o outro alcança timbres agudos. Com Fernando & Sorocaba, é o contrário: as semelhanças prevalecem. Os dois atendem pelo nome Fernando e começaram na música por influência dos avôs.

Fernando Zorzanello Bonifácio, nascido em Ji-Paraná (Rondônia), pegava às escondidas o violão do avô para arranhar os primeiros acordes, aos 7 anos. Aos 15, aprontou as malas e foi tentar a sorte em Cuiabá. Já o paulistano Fernando Fakri de Assis, o Sorocaba, não precisou fazer estripulias para arranjar o instrumento: ganhou um novinho aos 11 anos.

Sorocaba, criado na cidade paulista de mesmo nome, é quem cria os versos. Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), órgão responsável pela gestão do direito autoral, ele foi o segundo compositor que mais acumulou créditos no Brasil em 2010, atrás apenas de Victor Chaves, da dupla Victor & Leo. Há cinco anos, quando cursava faculdade de agronomia em Londrina (PR), conheceu Fernando. “Faço as composições, mas todo o arranjo é praticamente elaborado pelo Fernando”, conta Sorocaba.

Os sucessos estão na boca do povo desde 2009, quando os dois estouraram com a bem-humorada Paga pau. A casa caiu, Celebridade e Delegada são outras composições que se tornaram febre nacional, na fusão de pop romântico com o country norte-americano. Lançaram três DVDs e quatro discos, sendo o mais recente, Bola de cristal (Som Livre), gravado na maior arena coberta da América Latina, em Campina Grande do Sul (PR) e que já passou dos 25 mil títulos vendidos em cada formato.

Atualmente, as criações que têm invadido as rádios são Teus segredos, Tô passando mal e Madri. Com essa última, Fernando e Sorocaba conquistaram os ouvidos europeus e fizeram show na Espanha, no ano passado. Em fevereiro, o destino foi os Estados Unidos. “No mês passado, nossa música Teus segredos ficou entre as cinco mais executadas”, celebra Sorocaba. (DIVIRTA-SE - 18/06/2011)



FONTE

O POVO ONLINE

DIVIRTA-SE

Nenhum comentário: