domingo, 31 de julho de 2011

Evaldo Gouveia



Tango Pra Tereza
Angela Maria e Agnaldo Timóteo
De: Evaldo Gouveia e Jair Amorim

Hoje alguém pos a rodar
Um disco de Gardel
no apartamento junto ao meu
Que tristeza me deu
Era todo um passado lindo
A mocidade vindo na parede
me dizer para eu sofrer
Trago a vida agora calma
Um tango dentro d'alma
A velha história de um amor
que no tempo ficou...

Garçon
ponha a cerveja sobre a mesa
Bandoneon
toque de novo que Tereza
esta noite vai ser minha
e vai dançar para eu sonhar...

A luz do cabaré
já se apagou, em mim
O tango na vitrola,
também chegou ao fim
Parece me dizer
Que a noite envelheceu
Que é hora de lembrar
E de chorar...

Um dos maiores compositores populares brasileiros de todos os tempos, Evaldo Gouveia foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza no Carnaval 2011. A homenagem incluiu disco-tributo e show especial com vários intérpretes no dia 26 de fevereiro, no Aterrinho da Praia de Iracema.

Cearense de Orós e criado em Iguatu, o artista cedo fez de Fortaleza a sua morada, vivenciando na capital, desde os oito anos, a descoberta do mundo e da música. Aquela que seria sua companheira para toda a vida.

“Alguém me disse”, “Bloco da solidão”, “Brigas”, “Que queres tu de mim”, “O trovador”, “Sentimental demais”, “Somos iguais”, “Tango para Teresa”… São inúmeros os clássicos de Evaldo que, com mais de 80 anos, segue ampliando sua obra, que já conta com mais de mil canções.




Evaldo Gouveia de Oliveira (Iguatu, 8 de agosto de 1928) é um músico brasileiro. Aos seis anos, já cantava num sistema de alto-falantes na praça de sua cidade no Ceará.

Aos onze, mudou-se para Fortaleza para estudar. Nessa época, trabalhava como feirante e não dispensava o violão nas horas de folga. Aos dezenove anos, passou a tocar violão num conjunto e acabou conseguindo um contrato numa rádio local.

Em 1950, formou o Trio Nagô, com Mário Alves (seu alfaiate) e Epaminondas de Souza (colega de boêmia). Após representar o estado do Ceará no programa Cesar de Alencar, na Rádio Nacional, o grupo foi contratado pela Rádio Jornal do Brasil e posteriormente pelas boates Vogue (RJ) e Oásis(SP). Dois anos depois, iniciaram um programa semanal na Rádio Record (SP) que duraria pelos cinco anos seguintes.

Em 57, Evaldo compôs sua primeira música, "Deixe que Ela Se Vá" (com Gilberto Ferraz), obtendo sucesso na voz de Nelson Gonçalves.


Ainda em 1957, Evaldo fez "Eu e Deus", com Pedro Caetano, gravada por Nora Ney, entre outras.

A partir de julho de 1958, quando conheceu o também compositor Jair Amorim na UBC, sua carreira deslanchou definitivamente. Logo no primeiro dia de contato, compuseram "Conversa", gravada inicialmente por Alaíde Costa, em 1959,  no primeiro LP da cantora.

A música Conversa foi a primeira de uma série de 150 músicas compostas pela dupla nos dez anos que se seguiram, normalmente sambas-canções abolerados, cujo primeiro grande sucesso de vendas foi "Alguém Me Disse", lançada por Anísio Silva em 60.


Em 1960, Anísio Silva lança o grande sucesso de sua carreira, o bolero Alguém me Disse, de autoria de uma das mais bem sucedidas dupla de compositores do Brasil de todos os tempos, Evaldo Gouveia e Jair Amorim. Segundo a então famosa vedete Eloína, uma das deusas do teatro de rebolado do Rio de Janeiro, a letra de Evaldo Gouveia, integrante do Trio Nagô, para essa canção foi feita para ela.

"Alguém me disse que tu andas novamente
De novo amor, nova paixão toda contente
Conheço bem tuas promessas
Outra ouvi iguais a essa
Esse teu jeito de enganar conheço bem.

Pouco me importa que tu beijes tantas vezes
E que tu mudes de paixão todos os meses
Se vai beijar como eu bem sei
Fazer sonhar como eu sonhei
Mas sem ter nunca amor igual ao que eu te dei."


Em 1962, o Trio Nagô se desfez com a saída de Mário Alves, mas Evaldo prosseguiu compondo diversas pérolas com Jair, tais como "Poema do Olhar" (gravado por Miltinho) e o bolero "E a Vida Continua", sucesso nas vozes de Morgana e Agnaldo Rayol.

No ano seguinte, 63, Altemar Dutra foi içado ao sucesso justamente com um bolero da dupla, "Tudo de Mim".



A partir daí, Evaldo passou a ser seu intérprete mais constante, colecionando sucessos como os sambas-canções/boleros "Que Queres Tu de Mim", "Somos Iguais", "Sentimental Demais", "Brigas", "Serenata da Chuva" e as marchas-rancho "O Trovador" e "Bloco da Solidão".

Moacyr Franco também vendeu muitos discos com o bolero "Ninguém Chora por Mim", em 62.



Em 1963, Cauby Peixoto interpretou "Ave Maria dos Namorados", lançada por Anísio Silva pouco antes.

Outros que fizeram sucesso com músicas da dupla foram Wilson Simonal, "Garota Moderna", 1965, Agnaldo Timóteo, "Quem Será", 1967, Jair Rodrigues, "O Conde", 1969, a escola de samba Portela, "O Mundo Melhor de Pixinguinha", 1973, Maysa, "Bloco da Solidão", 1974, Ângela Maria, "Tango para Teresa" 1975, Jamelão, "Certas Mulheres" 1977, Dalva de Oliveira "E a Vida Continua", além de Elymar Santos, Chitãozinho e Xororó, Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Emílio Santiago, Julio Iglesias, Cris Braun, Ana Carolina, Simone, Fafá de Belém, dentre muitas regravações.

Evaldo Gouveia conversa com Ulysses Gaspar no Programa História da Música que é exibido pela TV Ceará todo sábado às 22h30, com reprise na terça às 23hs.




Em agosto de 2006, a Prefeitura de Iguatu homenageou Evaldo Gouveia, com a apresentação de um show na Praça Maestro Eleazar de Carvalho, no bairro Prado. Artistas locais cantaram sucessos da carreira do artista, em parceria com Jair Amorim, dentre as quais: "Alguém Me Disse", "Sentimental Demais", "Brigas", "O Trovador", "Bloco da Solidão", "Que Queres Tu de Mim" e "O Mundo Melhor de Pixinguinha".

Em junho/2011, o Clube Recreativo Iguatuense (CRI), apresentou o show do artista Evaldo Gouveia. "Baile dos Namorados" foi a temática da noite. O artista subiu ao palco com banda e interpretou dezenas de sucessos românticos que marcaram a sua carreira artística e a vida de milhares de fãs em todo o Brasil.

O show foi um reconhecimento do CRI aos 80 anos de vida de Evaldo Gouveia, que no Carnaval passado também foi homenageado pela Prefeitura de Fortaleza, com gravação de um CD especial com 20 músicas compostas por ele e o parceiro Jair Amorim. As canções foram interpretadas por artistas da MPB.

A Câmara Municipal de Iguatu também homenageou Evaldo Gouveia. Por iniciativa do vereador Ronald Bezerra e do presidente do Legislativo, Ednaldo Lavor, foi aprovada a outorga da Medalha do Mérito Intelectual Padre Antônio Vieira a Evaldo Gouveia. A entrega ocorreu durante a apresentação do artista. "Essa comenda significa a nossa gratidão e reconhecimento", disse Lavor. "É uma homenagem em nome do povo iguatuense".

JAIR AMORIM & EVALDO GOUVEIA


Jair Amorim era secretário e diretor da UBC - União Brasileira de Compositores - quando conheceu Evaldo Gouveia, que tentava se filiar à associação em 58. Alguns elogios e rasgação de seda por parte de Evaldo Gouveia a Jair Amorim, e naquela mesma noite se iniciou uma das parcerias mais famosas da MPB.

A primeira de uma lista de 150 composições (na maioria sambas-canções abolerados) foi o samba-canção "Conversa", gravada por Alaíde Costa em 1959, no primeiro LP da cantora.



A partir de 1962 conta-se o primeiro grande sucesso da dupla Jair & Evaldo: "Alguém Me Disse", gravada por Anísio Silva. Incontáveis sucessos na voz de Miltinho, com "Poema do Olhar" e Morgana com "E a Vida Continua", mais tarde regravada com sucesso por Agnaldo Rayol. Moacyr Franco também vendeu muitos discos com o bolero "Ninguém Chora por Mim".



Da fase de 63, o mais famoso intérprete foi Altemar Dutra com "Tudo de Mim" "Que Queres Tu de Mim", "Somos Iguais", "Sentimental Demais", "Brigas", "Serenata da Chuva" e as marchas-rancho "O Trovador" e "Bloco da Solidão". Cauby Peixoto foi sucesso com "Ave Maria dos Namorados", lançada por Anísio Silva pouco antes.

Em 65 Wilson Simonal fez sucesso com a bossa nova "Garota Moderna".



Em 1969 o samba voltou a se impor com "O Conde", gravado por Jair Rodrigues.

À dupla Evaldo Gouveia-Jair Amorim também é creditado o sucesso do samba-enredo da Portela, "O Mundo Melhor de Pixinguinha", em 1973.

Entre os grandes intérpretes que gravaram a dupla Evaldo Gouveia & Jair Amorim estão Ângela Maria, Maysa, Dalva de Oliveira, Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Emílio Santiago, o espanhol Julio Iglesias.


"Alguém me Disse" (Jair Amorim - Evaldo Gouveia), ganhou nova roupagem na voz de Gal Costa, fazendo grande sucesso na trilha sonora da novela "Tieta" (1989-1990) e no álbum "Plural" (1990).

Cris Braun releu "Brigas", em 1998.


Ana Carolina interpretou "Alguém Me Disse", em 99, mesmo ano em que Milton Nascimento regravou "Se Alguém Telefonar", samba-canção de Alcyr Pires Vermelho e Jair Amorim.

Em 2000, Simone repescou "Sentimental Demais" e "Que Queres Tu de Mim", e Fafá de Belém, "Ninguém Chora por Mim".

Acusados de comercializar excessivamente a música brasileira, a dupla respondia compondo nos mais variados ritmos, desde o bolero, samba-canção, valsa, marcha-rancho, balada, até o samba-iê-iê-iê (a onda da música jovem de 65), sempre inteiramente entrosada no momento musical.

Evaldo Gouveia apostava em sua inspiração e harmonia. Jair Amorim, o letrista para quem não havia mistério, fazia música para ser cantada pelo povo.

Jair Amorim faleceu em 1993, deixando um fantástico legado musical.

Evaldo Gouveia, após um longo período de recolhimento, agora se reafirma como o cantor e em show recente para lançamento de seu primeiro disco-solo demonstrou que ainda tem muito a oferecer à música brasileira.


FONTE


Nenhum comentário: