domingo, 31 de julho de 2011

Anilza Leoni


Anilza Pinho de Carvalho (Laguna, 10 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro, 6 de agosto de 2009), conhecida como Anilza Leoni, foi uma atriz, cantora, bailarina e pintora brasileira.

Nascida em Santa Catarina, mudou-se com a mãe e os irmãos para o Rio de Janeiro, após a morte do pai, no fim dos anos 1940. Estudou no Colégio Ruy Barbosa, como aluna interna, até que a mãe adoece, e Anilza deixa os estudos para trabalhar, aos 15 anos, como datilógrafa e secretária.

Aos 18 anos, convidada para trabalhar num espetáculo de variedades, produzido por Renata Fronzi, adota então o nome artístico de Anilza Leoni, em homenagem ao jogador de futebol Leônidas da Silva.

Atriz e ex-vedete do teatro de revistas, Anilza foi eleita três vezes certinha do Lalau - a lista de mulheres mais bonitas do ano celebrada pelo jornalista Sergio Porto nos anos 50 e 60 -, brilhou em chanchadas do cinema brasileiro produzidas por Herbert Richers e fez algumas novelas da TV Globo, como "A gata comeu" e "Barriga de aluguel".

Na década de 60, estreou na televisão tendo feito parte do elenco da primeira adaptação para a linguagem da telenovela do romance "Gabriela", de Jorge Amado, ainda na TV Tupi carioca.


Catarinense de Laguna, Anilza Pinho de Carvalho mudou-se com a família para o Rio de Janeiro no fim dos anos 1940. Trabalhava como datilógrafa quando, no carnaval de 1951, foi ao baile do teatro João Caetano fantasiada de havaiana. Ali, foi abordada por outro folião que perguntou-lhe se queria trabalhar no teatro. Anilza topou, foi apresentada a Renata Fronzi e, logo depois, estreava nos espetáculos de revista produzidos pela atriz já com o nome artístico de Anilza Leoni, uma homenagem ao jogador de futebol Leônidas da Silva.

Durante um tempo, manteve a nova carreira escondida da família, até que a mãe, avisada por uma amiga, a surpreendeu em cena, no Teatro Copacabana, no espetáculo "Zum zum", estrelado por Dercy Gonçalves. A mãe de Anilza subiu no palco, puxou a filha pela orellha e a tirou do teatro. Mas não adiantou muito. A partir daí, Anilza continuou na carreira de vedete, só que com o conhecimento da família.

Anilza Leoni ficou conhecida do grande público a partir de 1953, quando era uma das estrelas da revista "Carrossel de 53", na boate Night and Day. Tornou-se, então, uma das maiores vedetes do país, tendo trabalhado com os empresários Carlos Machado, Zilco Ribeiro e Walter Pinto.

Na mesma década, participou de várias chanchadas do cinema brasileiro produzidas por Herbert Richers.


Cena do filme "Com Água na Boca" (1956 / dir. J.B Tanko). Anilza interpreta Marina, uma jovem aspirante à atriz, que tenta ingressar na televisão como garota-propaganda. Como podem ver a tentativa não emplacou. Uma sátira aos costumeiros 'deslizes' enfrentados pelas pioneiras dos reclames na tv, que sofriam, ao vivo, com aspiradores de pó que não aspiravam, batedeiras que não batiam, e liquidificadores que não desligavam com "um leve toque" anunciado por elas. Em cena, além de Anilza, Otelo Zeloni e Alberto Peres (no estúdio de TV), e Carequinha e Fred (assistindo à TV).

Atuou também no cinema, participando de chanchadas produzidas por Herbert Richers, ao lado de Ankito, Grande Otelo e Wilson Grey.

Ankito e Anilza Leoni cantam o rock "Você é de Morte" (1960)


Número musical do filme "Vai Que é Mole" (1960), da Herbert Richers. Anilza Leoni e Ankito, os protagonistas dos filmes, dançam um rock tupiniquim, em moda na época. Atenção para a destreza e incrível agilidade do comediante Ankito, que veio de família circense e por muitos anos trabalhou como acróbata em shows performáticos. A beleza e graciosidade da atriz Anilza Leoni também chamam atenção. Na época a atriz, já mãe de dois filhos, estava no auge da beleza e da forma física. O ator Otelo Zeloni também toma parte na cena.

Em 1961, estreou na extinta TV Tupi do Rio de Janeiro, participando da primeira adaptação televisiva do romance Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado. Também trabalhou em programas humorísticos e musicais - Noites Cariocas e Espetáculos Tonelux (1964).

ANILZA LEONI - FESTA DO BALAMBA - 1965

Na TV Globo, participou de várias novelas, com destaque para A Gata Comeu, (1985) na qual interpretou Ester, madrasta da personagem Jô (Christiane Torloni).


Anilza Leoni morava no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro e trabalhava na televisão e no teatro. Em 1990, recebeu o Prêmio Mambembe.

A atriz se preparava para estrear o espetáculo Mario Quintana - O Poeta das Coisas Simples, em São Paulo, ao lado de Tamara Taxman, Monique Lafond, Selma Lopes e Sergio Miguel Braga. Faleceu aos 75 anos, em razão de um enfisema pulmonar, depois de ficar hospitalizada durante uma semana. Deixou uma filha, Angélica Virgínia (seu outro filho, Claubel, faleceu nos anos 1990), e uma neta, que vivem nos Estados Unidos.



  •  Atuação na televisão
2008 - Casos e Acasos (Seriado/Globo) … Berta
2008 - Queridos Amigos (Minissérie/Globo) … Neusa
2007 - Pé na Jaca! (Globo) … Dalva
2006 - Belíssima (Globo) .. ela mesma
2005 - Linha Direta - "A Bomba do Riocentro" (Globo)
2002 - Brava Gente … Marta
2002 - Desejos de Mulher (Globo) … Cliente de Selma (Alessandra Negrini)
2001 - Porto dos Milagres (Globo) participação
1998 - Você Decide - Episódio Implosão (Globo)
1990 - Barriga de Aluguel (Globo) … Edith
1987 - Brega e Chique (Globo) ... Verônica - participação especial
1986 - Selva de Pedra (Globo) … ex-vedete no show de Fanny (Nicette Bruno)
1985 - A Gata Comeu (Globo)… Ester Penteado
1984 - A Máfia no Brasil (Globo)
1965 - Quatro Homens Juntos (Record)… Marlene



FONTE

Nenhum comentário: