terça-feira, 7 de junho de 2011

Selma Reis


Hoje estive lembrando desta música O que é o amor. Presente na trilha sonora da minissérie Riacho Doce, da Rede Globo - letra e melodia parecem confessar os mistérios que caracterizam uma paixão...

O Que É o Amor?
Selma Reis
Composição: Danilo Caymmi/ Dudu Falcão

O que é o amor?
Onde vai dar?
Parece não ter fim
Uma canção
Cheirando a mar
Que bate forte em mim
O que me dá
Meu coração
Que eu canto
Pra nao chorar?
O que é o amor?
Onde vai dar?
Por que me deixa assim?
O que é o amor?
Onde vai dar?
Luar perdido em mim

Selma Reis (São Gonçalo, 1960) é uma cantora e atriz brasileira. Desde pequena, Selma Reis participava de rodas de serestas promovidas por sua família em sua casa. O que já demonstrava a sua afinidade com a música. Logo após cursar a faculdade de Comunicações, se mudou para França, onde lá pode estudar "Música e Técnica vocal".

De volta ao Brasil, gravou o seu primeiro disco em 1987 "Selma Reis". Mais tarde gravou outros dois discos, em 1990 e 1991.

Em 1993, gravou em Londres um excelente disco com arranjos pomposos, preparando o terreno para a chegada em 1995 de um também excelente disco "Todo o Sentimento". Desta vez, um disco mais intimista, apenas acompanhada por um piano.

Selma Reis - O Preço de Uma Vida (Paolo Vallesi/Dati/Ronaldo Bastos)


(versão em português de "La Forza Della Vita", de Paolo Vallesi. La Forza della Vitta foi gravada por Renato Russo com uma versão diferente...; e também está no CD/DVD "Eu e o Tempo", do Padre Fábio de Melo)

Depois de uma carreira de discos independentes e alguns lançamentos pela Polygram, em 1995 Selma Reis passou a ser "disputada" por grandes gravadoras, que viram em sua voz potente uma boa possibilidade comercial. Selma privilegiou a liberdade em escolher seu próprio repertório e optou pelo pequeno selo MZA, do produtor Mazzola, por onde lançou "Todo Sentimento", que, além da faixa-título, contém "Beco do Mota" (Milton Nascimento/ Fernando Brant), "Como Nossos Pais" (Belchior), "Ne Me Quite Pas" (Jacques Brel) e "Por Toda a Minha Vida" (Tom Jobim/ Vinicius), entre outras.
No ano seguinte, "Achados e Perdidos" foi dedicado à obra de Gonzaguinha.

Em 1999 foi a vez de "Ares de Havana", com músicas cubanas, onde explora seu timbre de meio-soprano com tendências para o grave. Participou também, como atriz, do musical "Abre Alas", de Rosamaria Murtinho, sobre a vida da compositora Chiquinha Gonzaga.

Em 2003, lançou o álbum "Vozes". Resultado de um show gravado ao vivo no Teatro Rival/RJ, onde a cantora dividiu o palco com o cantor Cauby Peixoto em uma belíssima temporada carioca de shows.

Selma nunca se prendeu a caprichos de grandes gravadoras, tendo seus trabalhos sempre enfocados em suas escolhas pessoais, como o caso do ousado projeto "Sagrado" - 2007, onde a cantora apresenta um repertório de canções sacras. Disco que foi originalmente gravado dentro da nave central de uma igreja.

FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: