quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nilze Carvalho


Chupeta na boca e cavaquinho no colo, aos cinco anos, tocando "Acorda Maria Bonita", de Antônio dos Santos. Foi nesse cenário que o talento de Nilze Carvalho foi descoberto por seu irmão mais velho. Ao perceber sua sensibilidade musical, seu pai, também músico, lhe deu um cavaquinho e passou a se apresentar ao seu lado.


Aos sete anos, Nilze já havia participado de diversos programas na extinta TV-Rio e no Fantástico, programa da Rede Globo, e do 1º Festival de Choro do João Caetano, no posto de menina-prodígio.

A instrumentista, dos 11 aos 14 anos, gravou a série de LPs Choro de Menina – Volumes 1, 2, 3 e 4 –, como bandolinista, e Chorinho de Ouro.

Apresentou-se e participou de gravações em diversos países, como Estados Unidos, Itália, França, Argentina, Japão, Suíça, Espanha, China e Austrália.

Em 2005, Nilze foi indicada ao Prêmio Tim na categoria de melhor cantora de samba, com o CD Estava Faltando Você.




Nilze também cantou e tocou no espetáculo O samba é minha nobreza, produzido por Hermínio Bello de Carvalho, e no show Lembranças cariocas, que resultou em um CD produzido por Lefê de Almeida, além de contribuir musicalmente para o teatro, em De Getúlio a Getúlio: A história de um mito, de Sérgio Britto, Soppa de letra, de Pedro Paulo Rangel e O homem, a mulher e a aposta, de Maria Helena Kühner.

A cantora também participou da gravação dos DVDs Gafieira, de Zeca Pagodinho, Cidade do Samba, ao lado de Dona Ivone Lara, e Nei Lopes, com o ilustre sambista.


Sambista já consagrada, contribuiu com grandes nomes da música popular brasileira e internacional, como Dona Ivone Lara, Alcione, Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Jair Rodrigues, Zé da Velha e Silvério Pontes, Mart´nália, Olívia Hime, Sadao Watanabe, Stephano Bollani e tantos outros.

Nilze Carvalho é cantora e cavaquinista com o grupo Sururu na Roda!


Albenise de Carvalho Ricardo, conhecida como Nilze Carvalho, (Nova Iguaçu, 28 de julho de 1969) é uma cantora, compositora e bandolinista brasileira de Choro.

Gravou seu primeiro disco, "Choro de Menina", em 1981, com apenas doze anos de idade.

Discografia



(1981) "Choro de Menina" - CID LP
(1982) "Choro de Menina Volume 2" - CID LP
(1983) "Choro de Menina Volume 3" - LP
(1984) "Choro de Menina Volume 4" - LP
(1997) "Chorinhos de ouro Volume 4" - CD
(2002) "Arco da Velha" - Êxito Music CD
(2003) "Lembranças cariocas" - Selo Click Cultural CD
(2003) "Um ser de luz - saudação à Clara Nunes" - Deckdisc CD
(2004) "Sururu na Roda" - Fina Flor CD
(2005) "Estava faltando você" - Fina Flor CD
(2010) "O que é meu" - Biscoito Fino CD


 
FONTE
 
WIKIPÉDIA
 
BLOGSPOT

LANALAPA

Nenhum comentário: