terça-feira, 21 de junho de 2011

Fábio Hess


Nascido em Curitiba/PR em outubro de 1977, Fábio Hess cresceu entre vários músicos com expressão significativa no cenário musical local.

Tem formação de origem autodidata, com inúmeras experiências práticas em palcos, "jams sessions", e rodas de choro. Mais tarde aperfeiçoou seus estudos com o guitarrista e professor Nelson Faria. Participou de inúmeros workshops e master classes com músicos como Frank Gambale, Arthur Maia, Joe Moghrabi, Filó Machado, Bororó, Ricardo Silveira, Jorge Helder entre outros.

Participou de Oficinas de música do Conservatório de MPB com Nelson Faria, Bororó, Arismar do Espírito Santo, Filó Machado e Sizão Machado.

Fabio Hess - Árvore - Bambas Cordas Brasileiras

O trabalho de Fábio Hess como músico profissional teve início tocando em bailes e bares. Na mesma época, por volta de 1996, já trabalhava em produções de jingles, e como mutiinstrumentista gravando para muitos trabalhos da cena local como músico de sessão. Mas desde esta época já assumiu a guitarra como o seu principal instrumento.

Em 1998, fundou e conduziu, juntamente com o baterista Jeffe Otto, o projeto do grupo Jazz Tupiniquim, onde passaram a acompanhar, gravar e produzir vários artistas, além de tocar o seu próprio repertório.

Desde então os horizontes se ampliaram, e Hess participa ativamente como instrumentista, arranjador e diretor musical nos principais estúdios de Curitiba e do Sul do Brasil, e em trabalhos de diversos artistas no Brasil e Europa.

Além do seu trabalho solo, Fábio Hess tem também o seu nome assinado como instrumentista, arranjador e produtor em importantes trabalhos de outros artistas como: Grupo Jazz Tupiniquim, Grupo Nós em Voz, Curitibôcas, Papo Coral, Coral da Sanepar, Henrique Mhaô, Gláuco Sölter, Coral "Canarinhos de Petrópolis", Plínio Oliveira, Ana Cascardo, Ana Paula da Silva, Markinhos Moura, Eliane Bastos, Raymundo Rolim, Ciro Moraes, Renato Lucce, Nice Luz, Rui Graciano e Soraya, Reinaldo Godinho, Banda Serviço de Preto, Maricel Ioris, As Nimphas, Grupo Identidade Brasil, Grupo Deixa Acontecer.

Tocou com músicos consagrados como Nelson Faria, Hermeto Paschoal, Wilson das Neves, Waltel Branco, Sérgio Santos, Humberto Araújo, Raul de Barros, Bororó, Robertinho Silva, Xande Figueiredo, Saul Trumpet, João Marcos Guimarães, Carlinhos Bop, Cuca Teixeira, Thiago do Espírito Santo, Kadu Lambach, entre outros.

Desenvolveu diversos trabalhos ao lado de músicos da cena local como: Paulinho Branco, Gláuco Sölter, Gebran e Jeff Sabbag, Endrigo Bettega, Sérgio Albach, Julião Bohêmio, Osiel Fonseca, Márcio Rosa, Fábio Cardoso, Leomaristi, Ana Paula Cascardo, Rogéria Holtz, Edu Sallum, Marcinho do Cavaco, Gerson Bientinez, Arlindo dos Santos, Ivan Graciano, Henrique Mhaô, Raymundo Rolim, Eliane Bastos entre outros.

Realizou trabalhos com bandas de variados gêneros musicais como: Grupo Identidade Brasil (Samba) onde se apresentou em shows com a cantora Elza Soares, na década de 90; Grupo "Em Cima da Hora"; Grupo "Contradição" (Samba); Banda Obá (Reggae), com diversos músicos africanos destacando show com Amlak Tafari; Mandarai (axé music); Banda Serviço de Preto (Black Music); Grupo Vocal "Nós em Voz"; Grupo Jazz Tupiniquim (Jazz Afro-Brasileiro).

Alguns nomes famosos com quem realizou trabalhos: Elza Soares, Zé Kétti, Wilson Moreira, Agnaldo Rayol, Raul de Barros e Markinhos Moura (tocou e fez arranjos).

Guitarrista e violonista do "Agnaldo Rayol em Noite de Gala", programação apresentada semanalmente em rede nacional pela CNT, onde acompanhou artistas como Cauby Peixoto, Ângela Maria, Silvio César, Osvaldo Montenegro, Lecí Brandão, Rick & Renner, Alcione, Flávio Venturini, Rosana, Biafra, Agnaldo Timóteo, Johnny Alf e muitos outros artistas que por ali passaram.

Orquestra CNT onde compunha a base popular para a orquestra sinfônica. Programa Tons do Brasil com Plínio Oliveira. Participou de várias edições dos "Comboios Culturais" por todo o estado do Paraná com grupos de choro tocando violão de 7 cordas e ministrando workshops e oficinas sobre música brasileira, prática de conjunto, samba e choro.

Apresentou-se como músico convidado em concertos comemorativos da Orquestra da Polícia Militar do Paraná nos anos de 2004 e 2005.

Participa do projeto da "Sinfonética Comunitária Flutuante" do baixista Glauco Sölter.

Trabalhou em festivais como o Festival de Música da Ilha Grande/RJ e Festcar em Araucária, onde obteve grande reconhecimento de seu trabalho ao lado de outros grandes talentos.

Participou do Circuito Cultural Banco do Brasil, em 2006, onde fez a direção musical do show da cantora Ana Cascardo, e acompanhou ainda outras duas cantoras: Maricel Ioris e Melina Malvezzi.

Em 2006 estudou guitarra, harmonia e improvisação no ‘Tallers de Musics’ escola autoritzata pel Dept. d’Ensenyament de la Generalitat de Catalunya – Barcelona – España.

Desde então Fábio Hess se divide entre Brasil e Europa, participando ativamente como multiinstrumentista, produtor musical, arranjador e compositor em muitos trabalhos dentro de diversos gêneros musicais.

Os instrumentos que Hess executa em seus trabalhos são: Guitarra, especialmente de 7 cordas (principal instrumento e característica marcante em seu trabalho); Violões de 6, 7 e 12 cordas; Baixo elétrico e Cavaquinho.


Lançou o seu primeiro trabalho solo, "Bambas Cordas Brasileiras", em 2006 na Europa pelo selo Tangará - España. O trabalho também executado nos EUA, foi classificado entre os melhores lançamentos do ano, pela rádio KBCS 93,1 FM, na categoria de músicas e culturas do Brasil da programação "Raízes", conduzida por Samia Panni.

É o primeiro trabalho solo do instrumentista, arranjador e compositor Fábio Hess, e enquadra-se na categoria de Música Instrumental Afro-Brasileira.

Esse trabalho apresenta muito bem a linguagem das cordas. Possui um sotaque guitarrístico personalizado e traz uma grande mostra das riquezas rítmicas, melódicas e harmônicas da cultura musical brasileira.

O repertório carrega uma mescla de composições de Hess com composições de instrumentistas do sul do Brasil, e traz sonoridades legitimamente brasileiras, indo de diferentes tendências do samba e choro até o baião. Existem também no repertório duas releituras.

Na primeira, "Chiclete com Banana", de Almira Castilho e Gordurinha, obra imortalizada por Jackson do Pandeiro, Hess cria um arranjo autenticamente brasileiro, e em uma música que naturalmente mistura o 'Legítimo Samba' com o 'Beebop', ele ainda cita e homenageia o grande saxofonista americano John Coltrane.

Na segunda, Hess explora a expressiva sonoridade da sua guitarra DiCastelli´s semi-acústica de 7 cordas, para homenagear outro grande (porém pouco citado) músico brasileiro, chamado Sebastião de Barros, mais conhecido como K-Ximbinho, com Ternura.

O trabalho traz a preciosa participação do grande guitarrista, compositor e professor Nelson Faria, que contribuiu com uma de suas composições e com a sua inconfundível sonoridade musical, além de registrar um importante depoimento sobre a carreira e o primeiro disco de Hess. Traz também a participação de instrumentistas com larga experiência internacional, como o saxofonista Paulo Branco, o baixista Gláuco Sölter, o pianista Jeff Sabbag, o baterista Jeffe Otto, o percussionista Márcio Rosa, o baixista Leomaristi, entre outros grandes talentos.

A produção musical e os arranjos são assinados por Fábio Hess, que além disso tocou guitarras, violões de 6, 7 e 12 cordas, cavaquinho, contrabaixo elétrico em duas faixas, e algumas percussões. Todo o trabalho foi produzido no estúdio Trilhas Urbanas (um dos grandes estúdios do sul do Brasil) e possui uma extraordinária equipe, e impecável qualidade sonora.

Em 2006 o disco passou a fazer parte do catálogo da distribuidora européia Tangará, onde se deu então o lançamento do trabalho.

O trabalho é executado nos EUA, e foi classificado entre os melhores lançamentos de 2006 pela rádio KBCS 93,1 FM, na categoria de músicas e culturas do Brasil da programação "Raízes", conduzida por Samia Panni. Fábio Hess está compondo a lista dos 10 destaques da categoria, ao lado de nomes consagrados como Hamilton de Holanda, Chico Buarque, Gal Costa, Joyce e Dori Caymmi, Jovino dos Santos, Nilze Carvalho e outros. Em janeiro de 2007, seu trabalho é oficialmente lançado no Brasil pela FNAC.

Esse trabalho do guitarrista Fábio Hess, denominado "Bambas Cordas Brasileiras", surge com "swing" e elegância para resgatar a autêntica sonoridade da guitarra brasileira, sem nenhum preconceito com as suas origens.

  • Músicas:
1. Jóia do Dindo (Fábio Hess)
2. João Bolacha (Cris Julian)
3. Árvore (Fábio Hess / Márcio Rosa / Cris Julian)
4. Wall Tema (César Matoso)
5. Social Fami (Fábio Hess)
6. Ebubú Fulô (Julião Bohêmio)
7. Chiclete com Banana (Almira Castilho e Gordurinha)
8. Ternura (K-Ximbinho)
9. Partindo Pro Alto (Nelson Faria)

Gravado no Estúdio Trilhas Urbanas - Curitiba/PR - em março de 2005

http://www.trilhasurbanas.com.br/



Em 2006 transferiu-se para Barcelona/ESP, e tocou em importantes Festivais europeus, e também em clubes de Jazz como Harlem Jazz Club, Jamboree Jazz, e Foro.

Participou da tournê do festival de músicas e culturas do mundo da Caixa Fórum (ESP), representando a música brasileira por comunidades européias com o grupo Mangueá, trabalho que Hess realizou como baixista.

Em 2007 também se apresentou no circuito do Jazz Europeu com o pianista austríaco Martin Reiter, na sua tournê de lançamento do CD 'Alma', passando por importantes espaços deste circuito como 'Porgy & Bess', 'Zawinoul Birdland' (Viena), entre muitos outros.

Neste mesmo ano realizou uma tournê com a intérprete, compositora, e instrumentista brasileira Ana Paula da Silva, no lançamento do seu CD Canto Negro trabalho realizado em formato de duo.

Na Europa Fábio Hess também trabalhou com artistas como o Moçambicano Tchika & Marrabenta Fusion, Grupo Cumbuca, Martin Reiter, Ana Paula da Silva, Nika Zack, Juan Garcia Herreros, Bertl Mayer, Judith Reiter, Matthias Pichler, Peter Kronreif, Martin Eberle, Luiz Odé, Sandro Lustosa, Danilo Piñeiro, Luna Cohen, Joan Rectoret, Grupo Art Nossa, Paulinho Lemos, Rocio Faks, Diego Colia, Guim Garcia, Salvador Toscano, Mathías Míguez entre outros.

Em 2007 fez a direção musical do 29º FEMUCIC (Festival de Música da Cidade Canção - Maringá / PR), onde produziu mais de 50 artistas de todo o Brasil. Ainda em 2007, fez uma temporada na Sala Picoco, em Barcelona,  com o "Duo Pinhão", um trabalho que desenvolveu com seu parceiro Jeffe Otto, cuja sonoridade de "Brazillian World Music" é interpretada somente por Violão de 7 cordas, Bateria e Voz.



Também na Espanha neste mesmo ano Hess, com sua guitarra semi-acústica de 7 cordas e muitos efeitos "vintage", gravou e conduziu a produção musical do mais recente disco do 'Grupo Cumbuca', grupo brasileiro radicado na Espanha, com quem Fábio Hess já excursionou por diversas vezes.

Na sua bagagem musical desde as primeiras influências vindas do choro e do samba autêntico, Hess carrega muito das experiências adquiridas por conviver, tocar e fazer intercâmbio de culturas com músicos de todo o mundo. Isto acaba se refletindo no seu trabalho autoral que é focado no chamado 'Jazz Étnico'. Trata-se da fusão do Jazz com outras culturas distintas do mundo. No caso de Hess o jazz é bem brasileiro, e no exterior seu sotaque musical é classificado como 'Jazz Afro-brasileiro'.

Em 2008, Fábio Hess articulou o encontro do seu grupo estrangeiro no Brasil, podendo então apresentar em sua casa o conceito musical do "Jazz Étnico" que é praticado por ele nos seus trabalhos no exterior. Na 'XXVI Oficina de Música de Curitiba' no palco do Teatro da Caixa, aconteceu um dos pontos altos desta tournê.

O concerto foi registrado e deu origem ao DVD 'Fábio Hess Live'. O grupo formado por Fábio Hess (BRA/EUR): Guitarra e Violão de 7 cordas; Martin Reiter (AT): Piano; Ana Paula da Silva (BRA/AT): Percussão e Voz; Jeffe Otto (ESP/BRA): Bateria; Cris Julian: Baixos elétrico, fretless e contrabaixo acústico, na sua tournê brasileira realizou concertos que passaram também por FNAC e cidade da Lapa.

Em 2008, em função dos resultados alcançados na edição anterior, Fábio Hess exerceu novamente a função de Diretor Musical dentro da produção do 30º FEMUCIC. Este festival é atualmente um dos maiores eventos do Brasil no formato Mostra Musical.

Atualmente Hess conduz o seu próprio trabalho paralelamente aos demais projetos citados. Para o cronograma de 2008, existem ainda duas turnês para o exterior passando por Áustria, Suíça, Croácia, Dinamarca e EUA, a produção do seu segundo disco solo, e também outras importantes produções de discos...



FONTE

site oficial

guitar player

Nenhum comentário: