segunda-feira, 20 de junho de 2011

Duda Ribeiro


A carreira da sambista Duda Ribeiro começou no Clube Papai-Noel, na Rádio Tupi. Seu pai achava lindo ela cantar então a levou ao evento chamado “Clube do Papai Noel”, na Lapa de Baixo. Duda estava com sete anos. Com oito, foi eleita a “rainha mirim da voz”, cantando “Se acaso você chegasse”, de Lupicínio Rodrigues. Nas escolas que Duda frequentava, ela sempre participava de corais e grupos musicais.


Duda Ribeiro sempre teve gosto pela dança, então fez ginástica rítmica envolvendo a musica e o ritmo do corpo. Fez parte do grupo das Garotas do Sargentelli, viajando a outros países, em vários shows internacionais.

Na década de 80 e 90, Duda começou a se apresentar em várias casas noturnas, encontrando várias pessoas que a apoiaram, como Beth Carvalho, Elza Soares, Jair Rodrigues, fazendo parte dos grandes shows em que eles se apresentavam.

Sua música tem a influência dos vários ícones da musica popular brasileira, como Elis Regina, Beth Carvalho, Maísa, Jamelão, Alcione, Dona Juvelina, não canta somente o samba com a essência da raiz brasileira, mas muito samba canção.


Dulcinéia Ribeiro, professora de Educação Musical e Expressão Corporal. Cantora (registro na OMB nº 47332) e Apresentadora de Eventos. Nascida sob proteção e Educação do: Sr Cláudio Ribeiro que era conhecido como “O Bengalinha da Barra Funda” e a Sra. Lídia Ribeiro, que era respeitosamente conhecida como “Pastora do cordão Camisa Verde”. Esses militantes do samba foram seus alicerces e incentivadores para que Duda sempre se aprimorasse na nossa cultura popular com o Samba e a MPB.

No inicio da década de 70 foi a única cantora do GRUPO JB SAMBA, grupo este que se destacou em Sampa por apresentar o Samba de Raiz, sempre com muita atitude.

Na década dos anos 80, conheceu Osvaldo Sargentelli que a convidou para integrar no seu “Show Ziriguidum” como uma das mulatas, Duda atuou como dançarina pouco tempo. Logo surgiu uma oportunidade da mesma participar como ‘BACK VOCAL’ na Banda do Show de Sargentelli e fez uma temporada triunfal.

Duda Ribeiro, tendo uma estrela brilhando sempre em seu caminho, foi observada e analisada pelo o Grande Sambista Geraldo Filme em uma de suas apresentações no Casa de Show CAPTAIN’S BAR, ele que com a sua credibilidade, transparência e grande conhecimento no meio artístico e sambistico numa atitude notável determinou ser o padrinho musical deste Diamante Negro como a chamou.


Com o batismo consagrado ao som dos tambores e trombones, pandeiro e cuíca, Duda ingressou em várias casas de shows de renomes. Marcada por uma frase que já virou tradição em suas apresentações;

Bereré – Bereré” que significa; PAZ, AMOR, SAÚDE, SUCESSO, GARRA, HUMILDADE, RESPEITO, frase esta de origem africana, recebida pelo publico como uma energia positiva emocionante.

Alguns de seus critérios para apresentação de seus shows.

1) Respeito ao público e Contratante
2) A famosa frase Bereré Bereré
3) A Variada coleção de chapéus
4) Repertório de qualidade
5) Interagir com o público com muita alegria

OBS.: Recebeu o apelido carinhoso de Hebe Negra pelo seus fãs.

Chec list de alguns locais: Barracão de Zinco, Moema Samba, Viva Maria Samba, Captan’s bar, Urso Branco, Casa de Portugal, Club Hom’s, Novilho de Prata, Teatro Sergio Cardoso, Casa de Show Olímpia, Casa de Shows Blen Blen, Restaurante Grazia Dio c/ a Orquestra Heart Breakrs, Restaurante Cabana Gaucha, Teatro Centro Cultural Vergueiro, Casa de Cultura de Piracicaba, Taboão da Serra, Araraquara, Terraço Itália...

Eventos Patrocinados pela Secretaria Municipais e Estaduais e Ministério da Cultura em Brasília, Revista Veja, natura Eventos, Unimed Eventos Anhembi Turismo e outros, sempre ao lado de artistas renomados da nossa Música Popular Brasileira.

Atualmente Duda se apresenta na esquina mais famosa de Sampa (Avenida São João c/ Avenida Ipiranga) o Bar Brahma com a Banda Só Mania de Cantar.


Duda Ribeiro, também é Carnaval, militou durante 09 anos na GRES Vai-Vai a convite de Fernando Penteado e seu padrinho Geraldo Filme, logo após ingressou GRES Camisa Verde e Branco a convite do Sr. Carlos Alberto Tobias, atuando com muita determinação, e alegria, destacou-se como destaque, diretora de ala show, relações pública e apresentadora de eventos.

Incentivada por familiares, amigos e pela Pres. Magali dos Santos (Camisa Verde), Duda Ribeiro disputou o Concurso Cidadã e Cidadão Samba de São Paulo 2005, aonde foi eleita por unanimidade com o registro de toda a mídia e autoridades presente ao evento.

Duda Ribeiro, em janeiro de 2006, foi agraciada com todo glamour, a mais um titulo “Embaixatriz do Samba de São Paulo pela grande Embaixada do Samba Paulistano”.

Diamante Negro, Hebe Negra, Cidadã Samba de São Paulo e Embaixatriz do Samba de São Paulo são títulos dados com muito profissionalismo e respeito para o Perfil dessa Mulher Guerreira.

Considerada a embaixatriz do samba paulista, a cantora Duda Ribeiro só lançou seu primeiro disco em 2009, com destaque para interpretações de Dorival Caymmi, Lupicínio Rogrigues, Cartola, Dona Ivone Lara, entre outros.

Vivemos num país complexo, problemático, mas dotado de um privilégio de já possuírem sua cultura popular canções clássicas que atravessam e atravessarão os séculos. Foi o samba quem unificou a cultura de diferentes classes sociais no Brasil do séc XX, e continua fascinando as novas gerações.

Guga Stroeter e orquestra HB montaram uma série de arranjos inéditos de big band para samba, num degrau evolutivo aberto por artistas fundamentais como Severino Araújo, Maestro Cipó, Cyro Pereira... com um repertório que homenageia Dorival Caymmi, Ari Barroso, Tom Jobim, Chico Buarque, Pixinguinha, Herivelton Martins, Adoniram Barbosa, Gordurinha, Zé Ketti e outros. É o fino do samba para ouvir e cantar junto.

Para interpretar esse cancioneiro, a orquestra convidou a carismática Dona Duda Ribeiro grande intérprete e sambista que é, já soma anos de estrada como cantora. Presença certa e ilustre no Camisa Verde e Branco. Foi eleita em 2005 a Cidadã Samba do Estado de São Paulo, e em 2006, foi promovida a Embaixatriz do Samba do Estado de São Paulo.

Orquestra HB e Duda Ribeiro lançaram em 2009 o primeiro cd da cantora, chamado “É Samba! Bereré Bereré!”, pela Tratore.


OUÇA O REPERTÓRIO AQUI

A voz do morro
Na cadencia do samba
Não deixe o samba morrer
O canto das 3 raças
Foram me chamar
Chega de saudade
O samba da minha terra
Chiclete com banana
O bêbado e a equilibrista
Se acaso você chegasse
Trem das onze
Salve a mocidade
Tristeza
As rosas não falam
Foi um rio que passou em minha vida
Ave Maria do morro
Vai passar

Entrevista com Duda Ribeiro aqui...

FONTE

GUGA STROETER

spaceblog

studio moderno

Rádio UOL

Nenhum comentário: