sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dom e Ravel


A dupla brasileira Dom e Ravel surgiu na década de 1960. Em 1970, por ocasião da Copa do Mundo realizada naquele ano no México, conquistou o país com Eu te amo meu Brasil, que estourou nas paradas de sucesso. O sucesso foi absoluto nos anos seguintes. Dom e Ravel se apresentaram por todo o país, se apresentaram nos principais programas de rádio e de televisão e ganharam vários prêmios. A música ufanista era utilizado pelo governo em eventos cívicos.



Os irmãos nasceram em Itaiçaba (CE) e mudaram-se ainda pequenos para São Paulo, na década de 1950. Eduardo foi apelidado de Ravel por um professor de música, por causa de sua aptidão para a arte. Ingressando na carreira artística por volta do início dos anos 1960, a dupla, já como Dom & Ravel, lançou em 1969 o primeiro LP, "Terra boa", que trazia a canção "Você também é responsável", transformada, dois anos depois, pelo ex-ministro da Educação, Jarbas Passarinho, no hino do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral).



Mas seria na virada dos anos 1970 que dupla atingiria seu maior sucesso, através de sua composição "Eu te amo meu Brasil", gravada pelo conjunto Os Incríveis. Entre os outros sucessos, estão "Animais irracionais", "Só o amor constrói" e "Obrigado ao homem do campo".




O sucesso de "Eu te amo meu Brasil" teria levado o então governador de São Paulo, Roberto de Abreu Sodré, a sugerir ao ex-presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, que a citada canção fosse transformada em hino nacional. Médici nada teria respondido. Mas a notícia teria sido divulgada na imprensa e os artistas começaram a ser apontados como arautos da ditadura.

A música, segundo Ravel, foi composta, na verdade, para aproveitar a onda do tricampeonato da seleção de futebol. Todavia, em entrevista de 2001 à Veja, o músico declara:'Mas nossos sobrenomes Gomes de Farias ajudaram a aumentar a confusão', lembrando a associação que as pessoas faziam com o brigadeiro Eduardo Gomes e o general Cordeiro de Farias. Falava-se, então que os irmãos eram filhos de militares. Na verdade, o pai deles era um pequeno comerciante paraibano e a mãe, uma dona-de-casa cearense, que chegaram a São Paulo nos anos 50 carregando a dupla de irmãos (Eustáquio o Dom - e Eduardo - o Ravel) e a caçula Eva. Nascidos em Itaiçaba, Ceará, eles cresceram na periferia paulistana.

Em 1971, tiveram a música "Praia de Iracema" gravada pelo grupo paulista Demônios da Garoa no LP "Aguenta a mão , João", lançado pela Chantecler. Em 1972, a dupla foi selecionada para participar do LP coletânea "Os grandes sucessos", lançado pela RCA , com a música "Você também é responsável".

Em 1973, Dom & Ravel gravaram "Animais irracionais", falando de injustiça social. A direita não gostou e os dois sentiram uma certa má-vontade da mesma ditadura que com eles simpatizara, sendo o disco e a música afastados das rádios.

Em meados dos anos 1970, a dupla se separou, e ambos seguiram carreira solo.

Com a morte do irmão Dom, em dezembro de 2000, vítima de um câncer de estômago, Ravel, com uma vista prejudicada por um acidente, lançou, em 2001, o CD "Deus é o juiz", em sua homenagem, com sucessos da dupla. "Eu te amo meu Brasil" não foi selecionada para o disco.

O cantor e compositor Eduardo Gomes de Faria, o Ravel, da dupla Dom e Ravel, morreu nesta quinta-feira (16/06/2011) em São Paulo, aos 64 anos. Segundo informações do Cemitério do Araçá, na Zona Oeste, para onde o corpo foi levado, Ravel teve um infarto.

O corpo do artista chegou ao local por volta das 2h desta sexta-feira (17). O velório ocorreu durante a manhã e foi sepultado às 12h, segundo o cemitério.

Segundo familiares, Ravel passou mal quando tomava banho em sua residência. Os bombeiros ainda foram acionados, mas o ataque cardíaco foi fulminante. Ravel deixa a esposa Rejane, com quem estava casado há 37 anos, e uma única filha, Priscila.

Eustáquio Gomes de Farias, o Dom, faleceu em dezembro de 2000 (aos 56 anos), vítima de um câncer de estômago.




CURIOSIDADES

*Em 1970, logo que o Brasil foi tricampeão mundial de futebol, a dupla “Dom e Ravel”, que não era sertaneja, lançou a canção “Eu te amo, meu Brasil”. O caráter ufanista agradou os governantes da época da ditadura, que se tornaram próximos da dupla. Essa proximidade custou algumas acusações a eles, que foram chamados de “vendidos”. A canção era tão positiva que o então governador de São Paulo, Abreu Sodré, chegou a sugerir ao presidente Médici que a música fosse o novo hino nacional brasileiro.

*A dupla Guilherme e Santiago regravaram “Eu te amo, meu Brasil” no álbum "ABCDE".

*Dom & Ravel, em 1969 lançaram o primeiro LP "Terra boa", trazendo 'Você também é responsável', transformada pelo ex-ministro da Educação, Jarbas Passarinho, em hino do Mobral, o Movimento Brasileiro de Alfabetização. “Dois anos depois, o que prova que ela não foi feita sob encomenda”, frisa Ravel.

*Pelo caráter ufanista das canções da dupla Dom e Ravel o regime político passou a se servir do sucesso da dupla. “Éramos visitados por militares armados, que nos davam passagens aéreas e as indicações dos locais onde devíamos nos apresentar. Não havia cachê, nem a remota possibilidade de dizer não”, determina Ravel. Em 1973, quando Dom & Ravel gravaram 'Animais irracionais', falando de injustiça social. A direita não gostou e os dois viveram o outro lado da moeda. O disco e a música foram banidos das rádios. “Ficamos desacreditados, tivemos nossas casas invadidas, fomos agredidos, surrados”, rememora Ravel.

Contribuição de Elizabeth ao Site Letras.

FONTE

WIKIPÉDIA

BLOG DO VERDÃO

Nenhum comentário: