sábado, 4 de junho de 2011

Célio Roberto


Célio Roberto (Maceió, 1945 ou 1946) cantor brasileiro que completou quarenta anos de carreira, começou a vencer na carreira artística em Pernambuco, iniciou a carreira na década de 60 no programa de Odete Pacheco, em sua cidade natal. O sucesso obrigou Célio Roberto a viajar por quase toda América do Sul, cantando com grande sucesso o cancioneiro latino em países como Argentina, Uruguai - onde residiu por dois anos -, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela e no Chile, onde participou de um dos mais importantes festivais "Vinha Del Mar". Ao retornar para o Brasil (São Paulo), gravou em várias gravadoras por exemplo Continental, RGE, RCA, Copacabana, 3M e Som Livre.

Quando tinha apenas dez anos de trabalho na noite paulista, recebeu o prêmio de “Melhor Cantor da Noite Paulista” ofertado pela conceituada Revista do Rádio...

Célio Roberto iniciou sua carreira na Rádio Difusora de Maceió. Depois, foi contratado pela rádio Jornal do Comércio, em Recife/PE, lá obteve um dos maiores sucessos em programas de TV's e de rádios. Seu talento chamou atenção da gravadora Mocambo, de quem foi contratado.

O primeiro sucesso viria com a gravação de uma versão da música América (O Primo da América). A repercussão desse sucesso o trouxe para o sudeste do País. "Nunca fui Amado", frevo de autoria de Gildo Branco, foi seu segundo sucesso. O cantor recebeu um convite do conceituado apresentador Antônio Aguilar (Festival da Juventude), para se apresentar no programa da TV Excelsior, São Paulo, uma das grandes audiências da época.

Ao chegar em São Paulo, trabalhou nas principais casas noturnas tendo sido homenageado com o troféu de Melhor Cantor da Noite Paulista, oferecido anualmente pela conceituada Revista do Rádio entre outras. Na TV, Célio Roberto participou dos principais programas de Tv's do país. Bolinha, Sílvio Santos, Raul Gil, Chacrinha, Flávio Cavalcante, Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas.

Seu grande sucesso foi Não toque essa música, que vendeu 250 mil cópias.


Muito querido no meio artístico, fez amizade com vários cantores. Gravou 16 LPs, 20 compactos e cinco CDs, que somaram milhões de cópias. Participou dos programas musicais mais importantes da televisão brasileira.



Em 1964, apresentou "Turbilhão" - um programa de juventude nos moldes da Jovem Guarda, onde se apresentavam: Luiz Carlos Clay, Luiz Carlos Magno, Katia Cilene, Reginaldo Rossi, Artiz Artoni, Carmen Artoni e vários outros nomes de sucesso.

De estilo romântico, Célio Roberto iniciou a carreira na cidade de Recife no começo dos anos 1970. Já percorreu toda a América do Sul fazendo apresentações. Ganhou três discos de ouro pelos LPs "Não toque esta música"; "Homem de pedra" e "Minha confissão".

Também já gravou músicas evangélicas e recebeu em São Paulo o troféu "O melhor da noite de São Paulo", com a música "A canção dos êxodos".

Em 1976, "Não toque essa música" seu grande sucesso, foi gravada pelo Trio da Vitória.

Em 2000, teve o "Rock do jegue", parceria com Bráulio de Castro, interpretado por Genival Lacerda em show na casa "Coringa", em São Paulo, transformado em CD gravado ao vivo.

Em 2002, lnçou o terceiro CD da carreia, "Quero teu amor", no qual interpretou, entre outras composições, os sucessos "Não toque essa música" e "Homem de pedra", além de "Roque do jegue".

Em 2003, participou da "Super coletânea brega", interpretando "Não toque essa música", de sua autoria e Antônio José, "Fantasia de amor", de Leoni Radke e João Valle e "Eu quero teu amor", de sua autoria e Jonao Vale. Nesse mesmo período, sua composição "Mula preta", com Carlos Santorelli e J.Oliveira gravada por Almir Rogério foi relançada no CD "As vinte melhores de Almir Rogério".

Em 2008, participou do programa do SBT "Rei Majestade", sendo agraciado com a coroa de prata.


Jornal Sertanejo, abril de 2010

Célio Roberto emplacou vários sucessos entre eles "Não Toque Essa Música", do seu primeiro disco; O segundo disco trouxe o sucesso Minha Confissão (Ave Maria); tendo recebido Disco de Ouro. "Homem de Pedra" foi o carro-chefe do terceiro disco. Inferno da Vida / Kiss-me Quick foram outros hits de sua carreira.

Outras importantes gravações como: “Quatro Pneus Arriados", "Blusa Vermelha", "Quem Será seu outro Amor" , Um Certo Amor (Cavallo Viejo). Como compositor pode-se citar a canção "Dá-se Amor para mim", gravada no Canadá, por Carmen Silva, com divulgação em dez países. É o autor de Rock do Jegue, grande sucesso na voz de Genival Lacerda. Célio Roberto foi o primeiro a gravar a canção "Entre Tapas e Beijos", mais tarde seria sucesso na voz da dupla sertaneja Leandro e Leonardo.

Vários sucessos interpretados por Célio Roberto foram relançados em coletâneas da gravadora Som Livre exemplo Minha Confissão, Fantasia de Amor e Não Toque Essa Música.

Gravou um CD de canções cristãs com músicas consagradas em todo o mundo: Menino Deus [Thers no More can], Meu Deus está em mim [My Way], Creio em Ti {I Believe}, Segura na Mão de Deus {Son of Good}, O Pregador [There goes my Every Thing] e Exodus entre outras.

No seu mais recente CD, lançado pela Ouro Record, inclui regravações de alguns de seus grandes sucesso como "Não Toque Essa Música", Homem de Pedra, Kiss-me Quike, Não são Palavras Lindas e O Rock do Jegue. Completando o CD, gravou as faixas inéditas Fantasia de Amor e Eu Quero seu Amor, sendo bem executada no país.



Contato para shows
celioroberto@hotmail.com
agenciafm@gmail.com
11/9847-9789 [francisco martins]

FONTE

WIKIPÉDIA

DICIONÁRIO MPB

BLOG

Nenhum comentário: