terça-feira, 10 de maio de 2011

Tunai


Filho de Daniel Mucci e Maria Auxiliadora de Freitas Mucci. Com a mãe (Dona Lilá, criadora e participante de um grupo de seresta, no qual tocava violino e manteve um coral de 40 vozes), Tunai aprendeu as primeiras noções de música. A irmã (Auxiliadora) foi crooner no clube de Ponte Nova. Irmão do também cantor e compositor João Bosco.

José Antônio de Freitas Mucci (Ponte Nova, 13 de novembro de 1950), mais conhecido como Tunai, é um cantor e compositor brasileiro. Mineiro de Ponte Nova, teve as primeiras noções de piano com a mãe. Sua família era ligada à música, e praticamente todos os dez irmãos são ligados ao meio artístico, sendo João Bosco o irmão mais famoso. Aos 11 anos Tunai chamou a atenção em um festival da escola, cantando bossa nova.

FRISSON

Em 1977, João Bosco o apresentou ao letrista Sergio Natureza, com quem viria mais tarde a produzir boa parte de sua obra e seus maiores sucessos. Largou a engenharia civil, na qual trabalhava em Belo Horizonte, para se dedicar à carreira de músico, estreando em 1978.

Tunai trabalhou com o letrista Sergio Natureza, com quem compôs músicas para vários artistas como Elis Regina, Simone, Gal Costa, Nana Caymmi, Milton Nascimento, Beto Guedes, Roupa Nova, Fafá de Belém, Elba Ramalho e Sérgio Mendes, sempre com sucesso.


Suas composições (a maioria em parceria com o letrista Sergio Natureza) já foram gravadas por Milton Nascimento, Emílio Santiago, Fagner, Gal Costa, Simone, Nana Caymmi e muitos outros.

Estreou em 1978, quando Fafá de Belém interpretou "Se eu disser", composição em parceria com Sergio Natureza.


O primeiro sucesso foi "As Aparências Enganam" (com Sergio Natureza), grande êxito na voz de Elis Regina em 1979, no LP "Essa mulher".


No início da década de 80, depois de vários anos atuando com sucesso como compositor, gravou seu primeiro LP solo, "Todos os Tons", onde também cantava e tocava violão. Com produção de Octávio Burnier, lançou pela PolyGram um compacto simples no qual interpretou as músicas "As aparências enganam" e "Trovoada", ambas em parceria com Sergio Natureza.


Ainda em 1980 Elis Regina incluiria no disco "Saudades do Brasil" outra música sua, "Agora tá" (c/ Sergio Natureza).


No ano seguinte, lançou em compacto simples a música "Adeus à dor", em parceria com Sergio Natureza. Neste mesmo ano, César Carmago Mariano ganhou o prêmio de "Melhor Arranjo" no "Festival da Rede Globo", com a música "Adeus à dor" (Tunai e Sergio Natureza).


Em 1982, Jane Duboc obteve o 3° lugar no "Festival MPB Shell", da Rede Globo com a música "Doce mistério", outra parceria com Sergio Natureza.

No ano seguinte lançou o segundo LP, "Olhos do coração", pela PolyGram.


Em 1984, a música "Depois das dez" (c/ Sergio Natureza) foi incluída no disco "Delírios e delícias", da cantora Simone. Nesse mesmo ano, Gal Costa gravou duas composições de sua autoria: "Olhos do coração" (c/ Sergio Natureza) e "Eternamente" (c/ Liliane e Sergio Natureza), esta última incluída como tema de novela da Rede Globo, tema de caso especial e ainda na peça "De braços abertos", estrelada por Irene Ravache e Juca de Oliveira. Ainda nesse ano, lançou pela gravadora Barclay-Ariola o disco "Em cartaz", com destaque para a música "Frisson" (c/ Sergio Natureza), que ficou conhecida como "A melô do anjo que caiu do céu", incluída como tema da novela "Suave veneno", da Rede Globo.


Entre 1985 e 1994 fez vários shows em teatros de todo o Brasil e lançou diversos discos: "Sintonia" (PolyGram - 1985), "Sobrou pra mim" (Eldorado - 1988) e "Dom" (Caju Music - 1994), todos com sucessos amplamente divulgados em várias emissoras de rádio e incluídos em trilhas de novelas e casos especiais: "Sintonia" (novela "Tititi" da Rede Globo), "Sobrou pra mim" (trilha da novela "Fera radical", também da Rede Globo), e "Meu amor" (versão para "My love", de Paul MacCartney, incluída em "Despedida de solteiro", da Rede Globo).


Entre seus muitos parceiros está Milton Nascimento, que obteve sucesso com a gravação das músicas "Rádio experiência" e "Certas canções".


Sua carreira como intérprete decolou, levando-o a shows por todo o Brasil, e a outros discos que se seguiram. Seus grandes sucessos foram "Frisson", "Eternamente", "Sintonia", "Sobrou pra Mim", "Olhos do Coração". Na carreira-solo, tornou-se famoso com o hit Frisson, do disco Em Cartaz (1984) e que foi tema da novela "Suave Veneno", da TV Globo.

Dos muitos intérpretes de suas composições, constam grandes nomes da MPB, como Gal Costa ('Eternamente' e 'Olhos do coração'), Elba Ramalho ('Frisson'), Fagner ('Azul da cor de um blues'), Jane Duboc ('Doce mistério' e 'À cores'), Emílio Santiago ('Perdão'), Elis Regina ('As aparências enganam', 'Agora tá' e 'Lembre-se'), Fafá de Belém ('Na hora exata', 'Eternamente' e 'Se eu disser'), Zizi Possi ('Numas'), Beto Guedes, Joanna, Sandra de Sá, Sérgio Mendes ('Olhos do coração') e Belchior.

Na década de 1990, Ney Matogrosso gravou "As aparências enganam", montando um show homônimo que percorreu com sucesso todo o país. A canção voltou a ser gravada por Beth Calligaris no CD "Estrada", lançado pelo selo Geléia Geral.

Em 1999, Ivete Sangalo lançou um disco no qual interpretou "Frisson".


Em 2000, em comemoração aos seus 20 anos de carreira fonográfica, lançou pela gravadora Jam Music o CD "Certas canções - acústico". Nesse disco, gravado ao vivo no Teatro Municipal de Ouro Preto (MG), incluiu sucessos de sua carreira e composições suas que foram sucessos nas vozes de outros cantores: "As aparências enganam", "Olhos do coração", "Eternamente", "Certas canções", "Rádio experiência", "Sintonia", "Sobrou pra mim", "Meu amor" e "Frisson".


O disco contou com as participações especiais de Milton Nascimento, na faixa "As sem razões do amor" (música sobre o poema de Carlos Drummond de Andrade) e de João Bosco, na música "Lobos do mar", em parceria com Márcio Borges.

Durante os anos de 2000 e 2001, apresentou-se em vários teatros do país com o show "Certas canções - acústico". Nesse espetáculo, além do repertório do disco homônimo, incluiu também canções inéditas, como "Um dia de verão" (c/ Cláudio Rabelo), "Falando em ti - meu Rio" (c/ Sergio Natureza) e uma homenagem à bossa nova, interpretando "Wave" (Tom Jobim), "Desafinado" (Tom Jobim e Newton Mendonça), "Retrato em branco e preto" (Tom Jobim e Chico Buarque), "Eu sei que vou te amar" e "Chega de saudade", ambas da parceria Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Em 2003 apresentou-se no Teatro Municipal de Niterói.

Em 2004 lançou o CD "Dança das cadeiras".

Em 2005 fez show de lançamento do CD "Dança das cadeiras" em vários espaços do Rio de janeiro, principalmento no circuito de shoppings da cidade, entre eles o Madureira Shopping.


Neste mesmo ano, no disco "Um pouco de mim - Sergio Natureza e amigos" teve incluídas cinco composições da parceria de ambos: "Frisson" com Luanda Cozetti; "Nadando no seco" por Gladston Galliza; "Pra sempre" interpretada por Leny Andrade; "Eternamente" com Tânia Bicalho e ainda "As aparências enganam", interpretada ao piano por Keco Brandão, com locução da letra por Sergio Natureza e ainda com a participação da voz de Elis Regina nas vinhetas.


 
FONTE

WIKIPÉDIA

Dicionário MPB

Nenhum comentário: