quarta-feira, 18 de maio de 2011

Trio D'Favetti


Os irmãos Titi, Guêgo e Tita Favetti integram o Trio D'Favetti. A família está no Paraná há mais de 30 anos e traz em suas raízes a musicalidade dos avós, que foram maestros e integraram corais e grupos musicais.

O Trio D'Favetti apresenta músicas que vão de Patativa do Assaré a Tom Jobim, de Almir Sater a Chico Buarque de Hollanda, com canções de compositores paulistas, gaúchos, nordestinos e cariocas. Também no repertório composições de Guêgo, um dos integrantes, e de outros paranaenses como Júlio David e Ronald Magalhães.

Seus shows são marcados pela presença do tema “viola”, nos títulos e nas letras das músicas, mas também por temas que remontam à vida no sertão, nos campos, nas estradas. As apresentações reunem grandes clássicos da MPB, composições do cancioneiro popular e caipira brasileiro, mostrando suas influências.


Tita Favetti
voz - pesquisadora

Formada em Estudos Sociais pela Unoeste de Presidente Prudente (SP), tendo atuado como professora do Ensino Fundamental durante 30 anos. É cantora e pesquisadora da música popular brasileira e da música folclórica e de raiz. Integra o Trio D Favetti com seus irmãos Titi e Guêgo Favetti.

Titi Favetti
voz - arranjo vocal

Formado em Direito pela PUC - Paraná, na década de 60 integrou, como músico e cantor, várias bandas, no Rio Grande do Sul e no Paraná, destacando-se o conjunto Night and Day e o Melódico Itapuã, com apresentações em várias cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Hoje é integrante do Trio D Favetti como cantor e é responsável pelos arranjos vocais do grupo.

Guêgo Favetti
voz e violão - compositor

É músico profissional há mais de 30 anos tendo feito seu primeiro show na Reitoria da Universidade Federal do Paraná no ano de 1976. Participou de inúmeros festivais de música, no final dos anos 70, em várias cidades paranaenses, sendo vencedor nos festivais de Pato Branco, Curitiba e Coronel Vivida.

No começo da década de 80 participou do Grupo D´América de Música Latino-Americana, participando do Festival Nacional de Folclore, na cidade de Santa Rosa - RS, como grupo representante do Paraná.

Em 1982 se apresentou no programa SOM BRASIL, da TV Globo, apresentado por Rolando Boldrin. Participou do Festival MusiCanto de Santa Rosa - RS, em 1986, defendendo a música "Terra Terra".

Em 1987 foi para a cidade de Genebra, na Suiça para trabalhar como músico profissional e lá ficando por seis meses. Neste período se apresentou no restaurante Latitude, com uma banda de músicos brasileiros. Tem se apresentado regularmente em shows desde 1988 quando retornou ao Brasil.

Em 1998 gravou seu primeiro CD - de autoria - NOITES CURITIBANAS - com uma mistura de influências da música moderna, com choros, toadas e jazz.

Em 1999 foi trabalhar nos Estados Unidos, na Flórida, tendo participado na cidade de Fort Lauderdale como músico profissional no Restaurante Boteco e no Restaurante Brasil Tropical.

Depois de retornar ao Brasil, retomou sua carreira, apresentando em vários locais em Curitiba e em 2005 junto com seus irmãos Titi e Tita Favetti, gravou o CD Arretirança, que foi apoiado pela Caixa Econômica Federal através da Lei Rouanet.


O Trio D'Favetti já gravou CDs experimentais como "Ensaio" (2001), "Sertão em Vozes" (2003), "Arretirança" (2005) e participou do CD "Branco", de Guêgo Favetti. O Trio D Favetti já fez shows em Faxinal do Céu, no Teatro da Caixa, no Teatro Paiol, com o show "Viola e Moda" de 2007, além da participação no programa "Sr. Brasil" de Rolando Boldrin, veiculado na TV Cultura, de São Paulo, em 2007.

“Arretirança”, mescla músicas inéditas de compositores paranaenses com clássicos do cancioneiro popular brasileiro. O título “Arretirança” vem do tema do paranaense Júlio David (Caju), sobre retirantes, Sete Quedas e a perda das raízes.


Os irmãos Tita, Guêgo e Titi Favetti, do Trio D Favetti, apresentaram, para uma platéia bastante animada, o show “Viola e Moda”, no dia 12 de abril/2007, no Teatro do Paiol, em Curitiba/PR, com o melhor da MPB e temas caipiras, regionais e folclóricos, numa viagem musical que mostrou todas as influências que eles recolheram ao longo da carreira.


No show foram apresentadas 24 canções de compositores nordestinos, paranaenses, gaúchos, paulistas, mineiros e cariocas. A proposta do show “Viola e Moda” que o Trio D Favetti apresentou é promover o encontro de várias influências e de vozes distintas e ricas que passaram e que continuam passando pelo Paraná, nas canções trazidas pelos ventos musicais nascidos no norte, no sul, no centro-oeste e na região litorânea brasileira.

Na escolha do repertório do show "Viola e Moda", os irmãos Favetti destacaram o fato do Paraná ser um estado de passagem de tantos estilos, tantas vozes, tantos talentos musicais que aqui deixam importantes marcas.


O programa do show

O show “Viola e Moda” teve no seu programa as seguintes músicas:

Sina de violeiro (Renato Teixeira), Não negaceie minha viola (Guêgo Favetti), Ituverava (Ivan Lins / Vitor Martins), Vaca estrela, Boi fubá (Patativa do Assaré), A violeira (Tom Jobim / Chico Buarque), O velho Francisco (Chico Buarque), A estrada e o violeiro (Sidney Miller), Piazito Coração (Guêgo Favetti), Assim seja, amém (Miltinho / Gonzaguinha), Assentamento (Chico Buarque), Comitiva Esperança (Almir Sater), Mágoa de boiadeiro (Indio Vago / Nonô Basílio), Dime que sí (Alfonso Esparza Oteo), Parte de humor (músicas folclóricas), Zóio da Laguna (Ronald Magalhães), Triste Berrante (Adauto Santos ), Prenda Minha (Folclore Gaúcho), Entrevero no jacá (Barbosa Lessa / Danilo de Castro e Farinhada ( Zé Dantas).

Um dos momentos de grande emoção para a platéia que assistiu ao show "Viola e Moda", foi a homenagem que os Favetti fizeram ao seu irmão Lóice, falecido recentemente e que morava em Cuiabá, Mato Grosso.

Projetando na parede do teatro a imagem de Lóice Favetti, enquanto jovem, Titi Favetti falou da importância do seu irmão mais velho na formação musical de todos eles. Disse que Lóice havia feito no Rio Grande do Sul e na cidade de Pato Branco mais de 4 mil serenatas e que, sempre terminava as apresentações cantando "Dime que Si" (Alfonso Esparza Oteo), música que apresentou acompanhado por Guêgo ao violão e, na parte final cantaram juntos os três irmãos.

Lóice Favetti sempre comandou as apresentações musicais da família Favetti e gostava de organizar, ao lado de sua mãe, Nina, falecida em 2006 aos 92 anos, as vozes que todos deviam fazer ao entoarem composições próprias e antigas músicas folclóricas italianas.

Esta é a belíssima letra de "Dime que Si"

Fernando de la Mora - Dime que si
Dicen que tú ya no me quieres
quiero escucharlo de ti,
que tienes otros amores
quiero saberlo de ti
Dicen que en tu cara morena
tiemblan otros besos de amor,
nada me importa la vida
sabiéndote ajena,
diles que mienten,
que nunca tendrás otro amor

Deja, que mis labios te nombren
quedo, como se nombra a Dios

Dime que sí, y un pedazo de cielo tendré,
y si tú me lo pides, mi cielo y mi vida
también te daré


A participação do Trio D Favetti no programa SR.BRASIL nos dias 17 e 22 de abril/2007, na TV Cultura de São Paulo, atraiu a atenção de pessoas de vários estados brasileiros para o trabalho que os irmãos Favetti realizam. Diversas pessoas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina fizeram contato para adquirir o CD Arretirança.


A apresentação no programa SR.BRASIL comandado pelo mestre Rolando Boldrin foi com três músicas que estão no CD Arretirança: A Viagem, Balseiros do Rio Uruguai e Arretirança.


FONTE

Blog D'Favetti

Nenhum comentário: