quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sax Bem Temperado


O quarteto “Sax Bem Temperado” fez uma apresentação gratuita em Salto, no dia 17 de maio/2011, às 20 horas, na Sala Palma de Ouro – Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte.

O grupo foi criado em 2006 com a proposta de apresentar um repertório essencialmente de música popular brasileira, em arranjos originais. Integram o quarteto: Flávio Corilow (sax soprano), Ronaldo Marquetti (sax alto), Vinicius Corilow (sax tenor) e Paulo Pupo (sax barítono).




Nesse mesmo ano, participou da 3ª Mostra Brasil Instrumental, em Tatuí, e também do CD desse festival, lançado em fevereiro de 2007. Foi também selecionado, através de um edital da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, para a gravação do primeiro CD do grupo lançado em agosto de 2007.

O “Sax Bem Temperado”, procurando manter o sabor da musica popular brasileira, utiliza desde linhas de baixo, como tradicionalmente é feito com o violão de sete cordas, a ritmos brasileiros sustentados pelo sax alto e tenor, equivalendo-se ao cavaco ou ao violão.

Os contrapontos partem das linhas de baixo do choro, no caso feitas pelo sax barítono e se expandem para todos os instrumentos lembrando a música do período barroco. No “Trem das Onze”, o ritmo do samba junta-se aos blocos harmônicos das big-bands americanas. Com a melodia tipicamente brasileira de Noel Rosa somam-se improvisos e rearmonizações inusitadas.

A concepção do espetáculo é mostrar um panorama da música popular brasileira, reunindo músicas de várias épocas e estilos num processo dinâmico e não simplesmente histórico.

Nesse espetáculo é apresentado um repertório composto por temas consagrados da música popular brasileira que abrange sambas e choros tradicionais como os de Noel Rosa (As Pastorinhas e Conversa de Botequim), Pixinguinha (Carinhoso), Dorival Caymmi (Maracangalha), Adoniran Barbosa Severino Araújo (Um Chorinho para Ele) e clássicos da música instrumental como Hermeto Paschoal (Chorinho pra Você), César Camargo Mariano (Curumim), Vítor Assis Brasil (Pro Zeca) e ainda Tom Jobim (Insensatez) e Moacir Santos (April Child).



FONTE

ITU

Nenhum comentário: