terça-feira, 17 de maio de 2011

Rosana Lanzelotte


Próxima de completar 50 anos, em 23 de junho, Rosana Lanzelotte é uma das principais instrumentistas do Brasil, com seis CDs de cravo gravados, e é uma grande pesquisadora de música popular brasileira.



Em 2009, ela coordenou o “Circuito BNDES Musica Brasilis: de Bach às Bachianas”, que contou com 28 concertos apresentados em igrejas de Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Tiradentes e Ouro Preto. Ela também é a idealizadora do portal Musica Brasilis, que disponibiliza partituras, áudio e vídeo de peças musicais de compositores brasileiros, desde o período colonial até a época contemporânea.

Atualmente, ela se encontra à frente do espetáculo “1911 – 2011 – Os Bambas da Bela Época”, que faz parte da segunda edição do Circuito BNDES Musica Brasilis. Em entrevista abaixo, a musicista comenta todos esses trabalhos e iniciativas.

Rosana de Saldanha da Gama Lanzelotte (Rio de Janeiro, 23 de junho de 1961) é uma cravista e pesquisadora brasileira. Considerada uma das principais cravistas do Brasil, foi premiada pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro com o "Golfinho de Ouro", em reconhecimento pelos seus esforços em prol da divulgação da cultura. Também recebeu do governo francês a comenda Chevalier da Ordem das Artes e Letras.

Conhecida como musicista e pesquisadora/professora de informática, gravou seis CDs de cravo, visando difundir o instrumento em terras brasileiras, inclusive executando obras ainda inéditas no continente, desde composições de Johann Sebastian Bach, Joseph Haydn, e os trabalhos do compositor português Pedro António Avondano, que havia sido esquecido até mesmo em seu país, mas a cravista descobriu uma coleção de suas sonatas nas bibliotecas de Lisboa.



Desde que Rosana Lanzelotte deu continuidade ao impulso restaurador do cravo no Brasil (iniciado nos anos 1960 por Roberto de Regina), alguns compositores contemporâneos passaram a escrever diretamente para o cravo, o que resultou na seleção de obras modernas gravada em seu álbum O Cravo Brasileiro.

Rosana aprendeu a tocar piano aos cinco anos, e começou sua carreira em 1974, com o grupo musical carioca Quadro Cervantes, que acompanhou até 1990. Foi estudando piano na Escola de Música da UFRJ que teve seu primeiro contato com o cravo. Depois de obter o título de bacharel em piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduar-se em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), fez mestrado na Holanda, com Jacques Ogg, especializando-se em cravo e música barroca pelo Conservatório Real de Haia.



Na Europa, apresentou-se nas salas Wigmore Hall e Academy of St Martin in the Fields de Londres, no Palazzo Barberini de Roma e na seleta Fundação Gulbenkian de Lisboa.

Desde 1993, Rosana dirige a série "Música nas Igrejas", com o apoio da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal, ao lado de Monsenhor D. Félix Ferrà, OSB, apresentando concertos onde artistas nacionais e internacionais tocam nas paróquias do Rio de Janeiro, inclusive nas localizadas nos bairros mais pobres, cuja musicalização vem de ser iniciada em lugares onde normalmente a população não teria acesso à boa música erudita.

O projeto já foi apresentado em trinta bairros do Rio de Janeiro. Desde 2001, passou a incorporar concertos didáticos para as crianças do subúrbio e da Zona Oeste.

Em 2009, Rosana coordenou também o Circuito BNDES Musica Brasilis: de Bach às Bachianas, apresentando, ao lado de Antonio Meneses e David Chew, 28 concertos em igrejas no Rio, em São Paulo, Recife, Tiradentes e Ouro Preto.



Doutora em Informática, Rosana é a idealizadora do portal Musica Brasilis que disponibiliza partituras, áudio e vídeo de peças musicais de compositores brasileiros, desde o período colonial até a época contemporânea, além de recursos interativos que visam estimular a pesquisa entre as obras disponibilizadas.

O portal faz parte do Projeto Musica Brasilis, que tem o patrocínio do BNDES e reúne mais de trezentas obras, incluindo toda a produção de Ernesto Nazareth.



FONTE

WIKIPÉDIA

REDE BRASIL ATUAL

Nenhum comentário: