sábado, 14 de maio de 2011

Procura-se um parceiro para música inédita de Cazuza


As vezes te odeio por quase um segundo
depois te amo mais
teus pelos teu gosto teu rosto tudo
tudo que não me deixa em paz
Quais são as cores e as coisas pra te prender
eu tive um sonho ruim e acordei chorando
por isso eu te liguei,
será que você ainda pensa em mim
será que você ainda pensa

"Quase um Segundo" -
Composição:
Herbert Vianna


Achei que uma letra tem o embrião ou a essência da outra...

Letra inédita, datada de 1989, foi encontrada pela mãe do compositor, Lucinha Araújo, em um baú do artista. Ganhador poderá tocar no palco Sunset do Rock in Rio, em 23 de setembro.

Que tal poder ser parceiro de um dos maiores nomes do rock nacional de todos os tempos, Cazuza? Essa é a proposta da quinta edição do Prêmio Musique, criado pelo caderno C2+Música do Estadão, em parceria com a Rádio Eldorado Brasil 3000.

O Musique já promoveu a parceria musical entre artistas, até então anônimos, e compositores já consagrados pelo público. Na última edição deste ano do inovador festival, o vencedor será parceiro de Cazuza, na letra de "Qual a cor do amor?".

Essa obra é inédita, datada de 1989, e foi encontrada pela mãe do compositor, Lucinha Araújo, em um baú repleto de obras originais e não-gravadas de Cazuza. "Eu não quis participar da escolha da música, até porque eu sou muito suspeita para falar. Eu gosto de todas as músicas que ele compôs, pois cada uma representa meu filho de uma forma, cada letra representa um momento diferente dele. A escolha final feita pelo pessoal do Grupo Estado foi muito feliz. Essa é uma daquelas letras que em primeiro momento você pensa: 'Que coisa mais sem sentido!', mas depois diz, 'não é que ele tem razão?'", garante Lucinha.

Cazuza (Agenor de Miranda Araújo) muitas apresentações. O cantor e compositor ganhou fama como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho. Tornou-se um dos ícones da música brasileira da década de 1980 e um dos maiores poetas do rock nacional.

Dentre seus sucessos musicais em carreira solo, estão "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte Do Meu Show", "O Tempo Não Pára" e "O Nosso Amor A Gente Inventa". Cazuza faleceu em 7 de julho de 1990, aos 32 anos.


"Codinome Beija-Flor"

Para que mentir
fingir que perdoou
a emoção acabou
que coincidência é o amor
a nossa música nunca mais tocou

Para que usar de tanta educação
para destilar terceiras intenções
desperdiçando o mel
devagarzinho, flor e flor
entre os meus inimigos,beija-flor

Eu protegi o teu nome por amor
em um codinome beija-flor
não responda nunca meu amor
pra qualquer um na rua beija flor

Que só eu que podia
dentro da tua orelha fria
dizer segredos de liquidificador

Você sonhava acordada
um jeito de não sentir dor
prendia o choro e aguava o bom do amor
prendia o choro e aguava a bom do amor

Cazuza

As inscrições para podem ser feitas até 22 de junho. A letra e o regulamento estarão disponíveis no www.estadao.com.br/musique a partir deste sábado (14/05). Os músicos poderão enviar sua canção (harmonia, melodia e ritmo), em arquivo MP3. Os trabalhos serão submetidos à análise da comissão julgadora, presidida pelo pianista Amilton Godoy, formada por jornalistas do Grupo Estado e tendo como convidado o produtor musical Nilo Romero.

No dia 24 de junho, os jurados se reúnem no prédio do Estadão e escolhem quatro músicas. De 27 de junho a 18 de julho todas as músicas vão a voto popular e o escolhido pelo público será o quinto finalista. Caso a escolhida já esteja na lista da Comissão Julgadora, o vencedor será o segundo mais votado pelo público.

Diferentemente do que ocorreu nas edições passadas, nas quais o compositor escolheu seu parceiro, nesta edição um colegiado é quem definirá o vencedor. Denominado "Universo Cazuza", esse colegiado será composto pelos pais de Cazuza, João e Lucinha Araújo, Nelson Motta, Zuza Homem de Mello, Roberto Frejat e Nilo Romero. No dia 6 de agosto será divulgado o nome do parceiro escolhido.

"Para o Musique e para o Estadão, é uma honra ter esses nomes compondo o colegiado que escolherá o parceiro do Cazuza. Essas pessoas maravilhosas nos darão o respaldo necessário e a certeza que o espírito de Cazuza estará na definição do vencedor", declara Roberto Gazzi, diretor de Desenvolvimento Editorial do Grupo Estado e idealizador do Prêmio Musique.

As edições anteriores contaram com a participação de Arnaldo Antunes, Tom Zé, Dinho Ouro Preto e Sergio Dias, dos Mutantes, que se tornaram parceiros de Olavo Botelho (Oleives), André Lima, Rafael Ferreira Neves (Rafah) e Nino Antunes, respectivamente.

Além de se tornar parceiro de Cazuza, o vencedor, junto com os demais ganhadores, disputará o voto popular na edição especial Prêmio Musique - me leve para o Rock'n Rio. Na oportunidade, o escolhido pela audiência (que será conhecido dia 8 de setembro) tocará a música vencedora no palco Sunset do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, em 23 de setembro, entre os shows de Zeca Baleiro e Arnaldo Antunes com Erasmo Carlos.

"Temos a certeza que esta edição fecha com méritos o primeiro ciclo do Prêmio Musique, que termina no Rock in Rio. Além de ser uma honra termos uma letra inédita do Cazuza, sem dúvida, uma consideração especial por parte da família do artista, queremos bater o recorde de inscrições deste que já é o mais popular, inovador e democrático dos festivais de música da atualidade, pois permite que todos sejam parceiros de um artista de renome no cenário brasileiro", afirma Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado.

Confira abaixo a letra de "Qual a cor do amor?", de Cazuza, escrita em 1989:

Primeiro é o beijo
Quente, procurado
A língua procurando a outra
E vendo se a boca combina
Se combina o beijo
Meio caminho andado

Depois é a pele
Se a textura vale
O pelo com pelo
Ou o pelo com o seu pelo
Ou os pelos com meu pelo
Ou o medo

Depois o cheiro
Um procura no outro
O cheiro de colônia ou
O cheiro de prazer
E os dois se embriagam
Ou vão até o banheiro

Depois a cor
O amor tem cor?
Cada amor tem uma cor
Cada beijo tem uma cor
Cor de caramelo doce
Cor de madrugada fria

(Ed. Warner Chappell)


FONTE

PORTAL DA PROPAGANDA


Nenhum comentário: